Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

FÁBIO CARAMURU LANÇA ECOMÚSICA | AVES, ÁLBUM QUE DÁ SEQUÊNCIA A SEU PROJETO ECOMÚSICA


O lançamento oficial de EcoMúsica | Aves acontece em concerto gratuito na Sala São Paulo, no domingo 15 de Abril, às 11 horas. O concerto terá participação especial do coro Meninas Cantoras de Campos do Jordão, grupo com o qual Fábio Caramuru acaba de gravar mais um vídeo com música do projeto EcoMúsica.

Há três anos o pianista Fábio Caramuru vem se dedicando aEcoMúsica, projeto que idealizou para criações de música e de vídeo dedicadas a diferentes temas ecológicos. No final de 2015 Caramurulançou o álbum EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira, um diálogo entre seu piano e os sons de aves.

O disco foi recebido com entusiasmo por crítica e público no Brasil e acabou atravessando fronteiras. Fábio Caramuru veio a ser convidado para a realização de longa turnê no Japão – em Abril e Maio de 2017 –, e teve o álbum lançado no mercado internacional por um selo japonês, em Setembro.

O novo EcoMúsica | Aves é mais um capítulo no voo de internacionalização do projeto EcoMúsica. O álbum, cuja ideia nasceudurante o período passado por Fábio Caramuru no Japão, foi gravado poucos meses depois de sua chegada. Caramuru faz questão de dizer que não foi um trabalho encomendado. "É, sim, meu sincero tributo à incrível cultura japonesa."
EcoMúsica | Aves chega ao mercado brasileiro neste mês de Abril – o lançamento é marcado pela realização de concerto na Sala São Paulo. No segundo semestre haverá também lançamento no Japão. O novo trabalho de Caramuru tem apoio institucional da Aliança Cultural Brasil Japão e patrocínio do restaurante Kinoshita.

Música criada na hora – Se no primeiro álbum Fábio Caramuru criou música dialogando ao piano com sons da fauna brasileira (aves, insetos e um anfíbio), no novo EcoMúsica | Aves o pianista e compositor trabalha apenas com aves japonesas.

"Meu processo criativo", explica, "começou com a escolha dos sons das aves. Optei pelos critérios da diversidade e da musicalidade, enquanto tinha em mente o potencial de interação das sonoridades com o piano."

A partir de uma oferta de 40 sons de aves, gravações fornecidas pela Japan Bird Research Association, Caramuru selecionou vinte, "com os cantos que melhor se ajustavam ao conceito do projeto".

Entre os pássaros escolhidos estão o Uguisu, um rouxinol; o Zakaaobato, pombo que apita ecoando os tons da flauta shakuhachi; o Hashibosogarasu, um corvo; o Kakkou, um cuco; e o Toratsugumi, cujo canto evoca os batimentos do coração. No material gráfico do disco são apresentadas figuras de todos os pássaros. E, além dos nomes em japonês, são relacionados também com seus nomes usuais em inglês e com seus nomes científicos.

No processo de composição das peças ele fez experimentos de improvisação com os cantos de cada uma das aves, criando estruturas e motivos embrionários. Segundo Caramuru, "a improvisação foi o procedimento que gerou todas as músicas do álbum". Em outras palavras, tanto no disco como nos concertos a serem realizados a música de EcoMúsica | Avesé criada na hora. Não há partitura, o pianista toca junto com a gravação do pássaro, seguindo a estrutura e a linha básica que criou para cada uma das peças, sempre com liberdade para improvisar e aberto a novas ideias.

A música que se ouve em EcoMúsica | Aves acaba sintetizando toda a vida musical de Fábio Caramuru, pianista que começou carreira na música clássica, dedicou-se por longo tempo ao repertório tradicional e brasileiro e, progressivamente, passou a investir também no trabalho de composição. Além de expressar seu amor incondicional pela natureza, o novo trabalho é uma síntese de todas as suas vivências musicais. Há momentos em que suas criações revelam traços da música europeia, em outros vibram sonoridades de Guarnieri, Villa-Lobos, Jobim.

Fábio Caramuru destaca que, mais do que um projeto brasileiro EcoMúsica | Aves é um trabalho universal. A produção do álbum envolveu profissionais de três continentes: Brasil (criação e gravação), Japão (sons das aves cedidos pela Japan Bird Research Association, projeto gráfico do designer Ryuto Miyake e gravadora Flau Records) e Estados Unidos (textos do encarte escritos pelo crítico Todd B. Gruel – que vão como anexo a esta mensagem).

Lançamento do vídeo Bem-te-vi – O concerto a ser realizado na Sala São Paulo, em 15 de Abril, às 11 horas, marca não apenas o lançamento de álbum EcoMúsica | Aves.

Na mesma ocasião estará sendo também lançado o "Bem-te-vi", mais um vídeo de Fábio Caramuru da série que vem fazendo no percurso do projeto EcoMúsica, todos eles com instigantes diálogos entre a música e a natureza brasileira.

Este novo vídeo foi gravado por Caramuru com as Meninas Cantoras de Campos do Jordão, coro infanto-juvenil criado em 2016 pela AMECampos-Associação dos Amigos de Campos do Jordão. O grupo, com 19 meninas de escolas públicas e privadas da cidade, com idades entre 10 e 17 anos, tem direção musical da mezzo soprano e professora Mere Oliveira.

O coro está também lançando seu álbum de estreia! Pela primeira vez cantando em São Paulo, e no mais cobiçado palco clássico paulistano, as Meninas Cantoras de Campos do Jordão abrem o concerto cantando um tema folclórico congolês. Depois, participam, junto com Fábio Caramuru ao piano, cantando "Bem-te-vi", música que faz parte do álbum EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira.

O repertório escolhido por Caramuru tem oito das músicas de Aves e mais oito de Conversas de um piano com a fauna brasileira. Em duas delas haverá a participação especial do violonista Daniel Murray.



S E R V I Ç O

CONCERTOS MATINAIS


FÁBIO CARAMURU, piano com as participações de MENINAS CANTORAS DE CAMPOS DO JORDÃO Mere Oliveira, regência / Fábio Fagundes, piano e DANIEL MURRAY, violão

Lançamento do álbum EcoMúsica | Aves
e do vídeo "Bem-te-vi", de Fábio Caramuru
com as Meninas Cantoras de Campos do Jordão

SALA SÃO PAULO
Praça Júlio Prestes 16, Campos Elíseos, tel. (11) 3223-3966

Domingo, 15 de Abril, 11 horas

Ingressos: ENTRADA FRANCA

Distribuição gratuita de ingressos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto (9 de Abril), pela internet ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo.
Ingressos limitados a quatro por pessoa. Devido à grande procura, recomendamos verificação da disponibilidade de ingressos.
No dia do concerto, havendo disponibilidade, a distribuição de ingressos será a partir das 10h. Limitada a um ingresso por pessoa.
Nº de lugares: 1.484

Duração: ~60 minutos

Informações: Alexandre Barros, Echo Promoções Artísticas, 99174-9123, alex@echobr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário