Por Laura Macedo
Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil. Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – Brejeiro, Odeon e Apanhei-te cavaquinho – boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida.
Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles sai na frente das comemorações dos 150 anos do compositor e apresenta, na data de seu aniversário de 149 anos – 20 de março de 2012 – um recital no IMS-RJ, além do lançamento do site. [ainda fora do ar].
O recital reunirá alguns dos melhores instrumentistas do país: Alexandre Dias (piano), Marcilio Lopes (bandolim), Marcelo Bernardes (flautista), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Paulo Aragão (violão), que interpretam uma seleção especial de polcas, valsas e tangos que fizeram de Nazareth um dos pilares da música brasileira. Os ingressos estarão à venda a partir de terça-feira, dia 13, na recepção do IMS-RJ.
O site tem coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS.
No site, o público poderá ter acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 60 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF – a obra completa, na versão melodia e cifra, estará disponível para consulta e download até o final de maio.
Também poderão ser encontrados textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que poderão ser ouvidas mais adiante em streaming; linha do tempo com a vida e obra do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; e um blog. Até o final do mês de maio, constarão ainda no site manuscritos de Nazareth; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações serão notificadas pelo blog.
Algumas raridades constam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis. Também serão publicados trechos de filmes que usaram a música de Nazareth (filmes de Fred Astaire, Walt Disney, Woody Allen, entre outros).
Fonte: Site do Instituto Moreira Salles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário