Páginas

quarta-feira, 5 de julho de 2017

FESTIVAL DE JAZZ E BLUES COM SHOW 0800 DE ZECA BALEIRO


Tem coisa melhor do que passar o sábado ao ar livre, jogado na grama e ouvindo grandes nomes do jazz e do blues? E se ainda por cima a entrada for Catraca Livre e tiver um grande nome da MPB como cereja do bolo da programação? Então, isso não é um sonho distante e tem até data e local para acontecer em Curitiba.

Curitiba abriu a 3ª edição do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, no último dia 3 junho, e o palco para essa catarse instrumental foi o Museu Oscar Niemeyer. 

Zeca Baleiro mostrará sua faceta mais blueseira no festival com o repertório formado por clássicos do blues americano, como Leadbelly e Albert Collins, e temas brazucas de Sergio Sampaio e Celso Blues Boy. Baleiro cantará ainda canções da própria lavra, como "Blues do Elevador" e "St Louis Blues", esta inédita. O set se completará de releituras de canções com pegada bluesy e jazzy. Zeca Baleiro tocará acompanhado de seu versátil quarteto: Tuco Marcondes (guitarras e vocais), Adriano Magoo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon), Fernando Nunes (baixo) e Kuki Stolarski (bateria e percussão)

Cantor, compositor, guitarrista e produtor, Joe Louis Walker nasceu em San Francisco, California (EUA) em 25 de dezembro de 1949. Ele iniciou a carreira na segunda metade dos anos 1960, tocando com lendas do blues e do jazz como John Lee Hooker, Willie Dixon, Otis Rush, Thelonius Monk, John Mayall, Muddy Waters, Steve Miller e Mike Bloonfield. O artista se manteve afastado da cena do blues entre 1975 e 1985, período no qual se dedicou aos estudos (graduou-se em nível universitário em música e inglês) e tocando eventualmente e apenas com um grupo de gospel. Em 1985, após participar com destaque do New Orleans Jazz & Heritage Festival, resolveu voltar à música em tempo integral

Wallace Roney teve como mentor ninguém menos do que o lendário Miles Davis, que entre 1983 e 1991 ensinou a ele os principais macetes do seu instrumento, o trompete. Eles tocaram juntos no festival de Montreux em 1991, e Roney participou do álbum “A Tribute To Miles”, lançado em 1994 e contando com a participação de mestres como Wayne Shorter, Tony Willians, Herbie Hancock e Ron Carter. Em seu vasto currículo, o músico também conta com prêmios da revista americana DownBeat, a bíblia do jazz mundial, gravações e shows com feras do porte de Art Blakey & The Jazz Messengers, Ornette Coleman, Sonny Rollins, Carole King, Joni Mitchell e Dizzy Gillespie e o lançamento de vários discos. O Wallace Roney Quintet traz atualmente, além de seu fundador e líder, os músicos Benjamin Robert Solomon (sax), Oscar Williams (piano), Curtis Lundy (baixo) e Eric Allen (bateria)

Entre as atrações confirmadas até o momento estão nomes como Joe Louis Walker, Wallace Roney Quintet, Zeca Baleiro, Blues Etílicos, O Bando e Orleans Street Jazz Band! E ainda, piquenique, malabares e oficinas artísticas para crianças.

Criado com o conceito simples de propor um dia para curtir com a família e os amigos, o festival, no melhor espírito “música no parque”, também acontece em outras cidades, como Belo Horizonte (11.06), Brasília (24/06), São Paulo (01.07), Recife (23.09) e Porto Alegre (30.09).


Fonte:  catraca livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário