Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

PAUTA MUSICAL: FANTÁSTICO SOM DOS INSTRUMENTOS DE PEREIRA FILHO

Por Laura Macedo


João Pereira Filho - Instrumentista/Compositor.

* 22/09/1914 - Rio de Janeiro (RJ)
+ 12/12/1986 - Rio de Janeiro (RJ)


Pereira Filho começou a estudar, aos cinco anos de idade, violão, cavaquinho e bandolim com seu pai, que era autor de um método para o ensino de instrumentos de cordas. Ainda na infância, participou de pequenos conjuntos, e logo abraçou o violão. Não compôs muito e, praticamente, gravou suas composições instrumentais.

Na década 1930, ingressou na Orquestra de Napoleão Tavares. Depois se juntou à Orquestra de Ioiô da qual fez parte por oito anos. Ainda nessa década iniciou sua carreira discográfica com a gravação de duas faixas, de sua autoria, em violão solo.


Jongo africano” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Victor (33.686-A) / Matriz (65744). Gravação (22/05/1933).





Áurea” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Victor (33.686-B) / Matriz (65742). Gravação (22/05/1933) / Lançamento (agosto/1933).



Sua obra totaliza, aproximadamente, 20 composições, abrangendo vários estilos como, valsas, boleros, choros, sambas, dobrados, sambas canções, peças de cunho folclórico e africano, bem como algumas composições carnavalescas.

Vamos destacar, inicialmente, suas Composições e Interpretações Solos.


Variações sobre cateretê” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Victor (34.049-B) / Matriz (65743). Gravação (22/05/1933) / Lançamento (abril/1936).



A Revista Cinearte publicou na Edição de 15 de abril de 1933:



Em 1941 formou seu próprio Conjunto, tocando especialmente em bailes e acompanhado os artistas nas Rádios da época.

Pereira Filho acompanhando ao violão a cantora Odete Amaral na Rádio Nacional


Edinho no choro” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão elétrico). Disco Continental (15.337-A) / Matriz (1106). Lançamento (maio/1945).




Conversa fiada” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Continental (16.734-A) / Matriz (C- 3033). Gravação (14/01/1953) / Lançamento (maio).


Garoa” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão) e seu Conjunto. Disco Continental (16.870-A) / Matriz (C-3225). Gravação (23/09/1953) / Lançamento (novembro/1953).


Borba gato” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Continental (16.870-B) / Matriz (C-3226). Gravação (23/09/1953) / Lançamento (novembro/1953).




Serenata havaiana” (Pereira Filho) # Pereira Filho (violão). Disco Continental (16.734-B) / Matriz (C-3039). Gravação (16/01/1953) / Lançamento (junho/1953).




Outras Composições com Parceiros e como Intérprete


Pra te amar” (Pereira Filho) # Isalinda Seramota. Disco Odeon (10.792-B) / Matriz (4173). Gravação (07/03/1931).




Orlando Silva e Pereira Filho

O cantor das multidões Orlando Silva escolheu para gravou, em 1935, duas pérolas do cancioneiro de Cândido das Neves [Índio] com um time de instrumentistas de primeira grandeza: Pereira Filho e Luis Bittencourt nos violões e Luperce Miranda no bandolim.


Última estrofe” (Cândido das Neves [Índio]) # Orlando Silva (voz) / Pereira Filho/Luiz Bittencourt (violões) / Luperce Miranda (bandolim). Disco Victor (33975-A) / Matriz (79931). Gravação (18/6/1935) / Lançamento (setembro/1935).




Lágrimas” (Cândido das Neves [Índio]) # Orlando Silva (voz) / Pereira Filho/Luiz Bittencourt (violões) / Luperce Miranda (bandolim). Disco Victor (33975-B) / Matriz (79932). Gravação (18/6/1935) / Lançamento (setembro/1935).


Murucututu” (Domínio Público/Adaptação de Olga Praguer Coelho/Gaspar Coelho) # Pereira Filho (violão) / Olga Praguer Coelho (voz). Disco Victor (34105-A) / Matriz (80130). Gravação (17/04/1936) / Lançamento (agosto/1936).


Tua partida” (Pereira Filho/Mário Moraes) # Francisco Alves. Disco Victor (34.182-A) / Matriz (80326). Gravação (11/03/1937) / Lançamento (julho/1937).



Sonho” (Valdemar de Abreu [Dunga]) # Pereira Filho (violão elétrico) / Luiz Americano (saxofone). Gravação (1951).





O LP intitulado - “Um Violão em Ritmo de Dança - Pereira Filho e seu Conjunto” - foi lançado, em 1959, nos primórdios da Bossa Nova. Vale ressaltar que suas harmonias inovadoras já eram ouvidas em suas gravações/apresentações.


Copacabana” (Alberto Ribeiro/João de Barro [Braguinha]) # Pereira Filho e Seu Conjunto. Disco Todamerica (LPP-TA-327), 1959.




Da cor do pecado” (Bororó [Alberto de Castro Simoens da Silva]) # Pereira Filho e Seu Conjunto. Disco Todamerica (LPP-TA-327), 1959.






Pereira Filho estava sempre bem acompanhado. Na foto acima da esquerda para a direita:Pereira Filho, Luiz Americano (de costa com a sua clarineta), Cyro Monteiro, Carmen Miranda, Luperce Miranda e Laurindo Almeida.

Pereira Filho foi um dos músicos pioneiros no sentido de vincular a “origem da linha tradicional do violão brasileiro, baseada no violão clássico europeu e no choro - que ele nunca abandonou - e incorporar à sua linguagem novas técnicas, harmonias e estruturas nascidas com o jazz e o blues”.

Considerando que Pereira Filho viveu por 72 anos e tocou a vida inteira é no mínimo curioso que não tenha se tornado um músico conhecido do grande público.

Sua carreira esteve sempre vinculada às Orquestras, o que talvez explique, mais tarde, a adoção do violão elétrico e, depois, da guitarra. Até o final da vida foi músico solista, acompanhante de cantores e diretor de Orquestras e Conjuntos em diversas emissoras do Rio de Janeiro, a exemplo da Rádio Nacional, Mayrink Veiga e das emissoras de Tvs: Tupi, Excelsior e Globo.

______

Agradecimentos especiais ao jornalista, pesquisador, escritor Miguel NIREZ Azevedo pela liberação dos fonogramas constantes neste post: “Jongo africano”, “Áurea”, “Variações sobre cateretê”, “Conversa afiada”, “Garoa”, “Borba Gato”, “Serenata havaiana”, “Pra te amar”, “Sonho”.

Agradecimentos ao amigo José Afonso Karibé, do Grupo Arquivo Confraria do Chiado (Facebook), pelo envio dos fonogramas: “Copacabana” e “Da cor do pecado”.

______


************
Fontes:

- Áudios/Montagem: Laura Macedo.

- Banco de Dados do Arquivo Nirez (Fonogramas citados nos agradecimentos)

- Dicionário Cravo Albin da MPB - Verbete: Pereira Filho.

- Fotomontagens: Laura Macedo.

- Revista Carioca / Revista Cinearte (Algumas fotos).

- Site/Músicos do Brasil - Uma Enciclopédia Instrumental

- Site #Radinha (Áudio).

- Site YouTube / Canais: “Igor Tavile”, “SenhorDaVoz”, “CICLO CULTURAL”, “luciano hortencio”, “Yuri Ferreira”.

************

Nenhum comentário:

Postar um comentário