Estudou música, arranjo e composição no Berklee College of Music, em Boston. Foram seus professores: John Neves, William Curtis, Herb Pomeroy, Ron Mclure, Gary Burton, entre outros.
No Brasil gravou para rádio, TV, cinema, teatro.
Tocou e/ou gravou com Victor Assis Brasil, Nelson Ayres, Claudio Roditi, Joyce, Wagner Tiso, Elis Regina, João Bosco, Lucio Alves, Elizete Cardoso, Luiz Eça , Chico Buarque, Edu Lobo, Michel Legrand, Caetano Veloso, Gal Costa, Ná Ozzetti, Simone, Ivan Lins, Adriana Calcanhoto, Lisa Ono, Toots Stileman, Luis Bacalov, Benny Carter, Dorival Caymmi, Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelembaum, Marlui Miranda, José Miguel Wisnick, Heloisa Fernandes, Ingrid Jensen entre outros.
Foi fundador do “Grupo Um” com Lelo Nazário e Zé Eduardo Nazário.
Trabalhou com Hermeto Pascoal durante 4 anos. Participou do quinteto de Radamés Gnatalli. Composições nos discos de Nelson Ayres, Milton Banana, Grupo Um, Alquimia , Rodolfo Stroeter e Catavento. Arranjos para: Virginia Rodrigues, Carlinhos Vergueiro, Sueli Costa, Alquimia, Piazzolando entre outros..
Fundador do grupo Alquimia junto com André Dequech, Mauro Senise e Robertinho Silva.
Composições para TV, curta-metragem, desenho animado, e tambem para dança contemporânea.
* 1981 – eleito melhor contra-baixista brasileiro pela revista “Playboy”
* 1982 – eleito melhor contra-baixista de jazz do país, pela “Sociedade Brasileira de Jazz” Criou as trilhas para as coreografias “Ma” , “Folia II ” e “Aquilo de que somos feitos” de Lia Rodrigues.
* 1996 - indicação para o Prêmio Mambembe (Integração de linguagens música/dança em “Folia II” )
* 2000 - vencedor do prêmio RioDança (Prefeitura do Rio de Janeiro) na categoria trilha sonóra na criação de Lia Rodrigues “Aquilo de que somos feitos” Trilha sonora dos longa-metragem “Barrela” de Marco Antonio Cury, “Matou a familia e foi ao cinema” de Neville de Almeida e para o documentário “Amazon Encounter” sobre o encontro internacional dos Índios no Xingú.
* Prêmio de melhor trilha sonora no 23º Festival de Cinema de Brasília, com o filme “Barrela.” Participou do trabalho de Egberto Gismonti durante aproximadamente 20 anos.
Em duo, com o grupo Academia de Danças, e outras formações, atuou em vários discos e muitas turnês pela Europa, Estados Unidos, América do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Lançou em outubro de 1998 o CD “Caixa de Folia” pela gravadora Pau Brasil, que é a trilha sonora do espetáculo “Folia II “ de Lia Rodrigues. Junto a Nando Carneiro, lançou no final de 1998 simultâneamente na Europa, Austrália e Estados Unidos o CD “Catavento” pela gravadora Sunset Music.
Criou as trilhas sonoras da exposição “Caixa de Folia”, comemorativa dos sessenta anos da Missão Folclórica, realizada no Museu da República no Rio de Janeiro. Da exposição “Coração dos outros - Saravá, Mário de Andrade ! “ realizada no SESC Belenzinho em São Paulo, e da exposição “ Expedição animada à terra pappagalli “ realizada no 17º festival Internacional de Teatro de Marionetas de Tolosa (Espanha) Em 2002 participou do projeto “Jobim Sinfônico” (gravação de CD e DVD) na sala São Paulo Junto à OSESP, com direção de Paulo Jobim e Mario Adnet, e regência de Roberto Minzuk. Gravou com Mario Adnet o dvd “Ouro Negro” em homenagem à Moacir Santos.
Em 2003 compos a trilha sonora do documentário “Centro do Rio” com direção de Haroldo Marinho Barbosa. Produziu o CD “Ponte Aérea” de Eveline Hecker interpretando José Miguel Wisnik, CD este bastante elogiado pela crítica especializada.
Em 2006, criou a música para o longa “O Demoninho de Olhos Pretos” de Haroldo Marinho Barbosa, e participou do concerto Jobim Sinfônico com a OSB no Rio, e tem tocado últimamente com Heloisa Fernandes, Badi Assad, Mani Padme Trio, Benjamim Taubkim, Weber Lopes, Tulio Mourão, Nivaldo Ornellas, Toninho Ferraguti, entre outros.. Atualmente tem um trabalho em duo com o violonista Luiz Brasil. Em 2009 gravou os Cds Trio+1 com Benjamin Taubkin, Sergio Reze e Joatan Nascimento, e Candeias com Heloisa Fernandes e Ari Colares.
Fonte: http://nicoassumpcao.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário