Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

CANTORES ERUDITOS, SINFÔNICAS E SOLISTAS ACLAMADOS INTERNACIONALMENTE SOBEM AO PALCO DURANTE OS OITO DIAS DO ‘MÚSICA EM TRANCOSO’ PARA APRESENTAÇÕES QUE TAMBÉM TERÃO SAMBA, TANGO E BOSSA NOVA MESCLADOS A INUSITADOS ARRANJOS CLÁSSICOS

Com programação variada e extensa, evento promove uma experiência musical única na cidade, além de oferecer projetos educativos com atividades voltadas para a comunidade local



A caminho da quarta edição, o festival Música em Trancoso (MeT) já é considerado um evento de música erudita de grande porte. Marcado para 7 a 14 de março de 2015 e com público diário estimado superior a 1.000 espectadores vindos de dentro e fora do País, seu sucesso crescente deve-se à seleção apuradada programação, que surge cada vez mais lapidada e diversificada, e também ao desenvolvimento social e econômico gerado durante os oito dias do evento.

Em 2015, o palco do Teatro L’Occitane/Trancoso receberá artistas de relevância internacional e nacional não só do erudito como também da música popular. Entre oscerca de 40 solistas, maestros e dançarinos convidados, no line-up é possível destacar a presença de duas orquestras com 180 músicos (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Experimental de Repertório - OER), da mezzo soprano búlgara Vesselina Kasarova, do vibrafonista californiano Joe Locke, dos maestrosRoberto Minczuk (titular da Orquestra Sinfônica Brasileira), Carlos Moreno e o francês Benoit Fromanger, o tenor argentino Enrique Folger, o violinista da Filarmônica de Berlin, Rüdiger Liebermann, o Quinteto Celibidache - liderado porLorenz Nasturica-Herschowici, o pianista Maciej Pikulski, o músico Cesar Camargo Mariano e os sambistas Paulinho da Viola e Fabiana Cozza.

“Queremos manter uma programação leve, mas sempre bem feita, tendo o erudito como foco principal e inovando no mix de movimentos musicais que estão na programação”, diz a diretora artística do MeT, Sabine Lovatelli,

O espetáculo de abertura já dá sinais de que a alternância entre música clássica e cultura popular é possível e pode ser extremamente bem executada e tem espaço cativo durante esta edição do festival. Batizado de From America to France, a Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob a batuta do regente titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste, Benoit Fromanger, brindará o público com clássicos do repertório internacional, interpretando obras consagradas de Gershwin, Bernstein, Milhaud, Ravel e Saint Säens.

No segundo dia, Tango Meets Samba brindará o público com um encontro de duas linguagens musicais distintas. O programa será executado pela Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de seu maestro titular Carlos Moreno, contando com a participação de músicos argentinos, das cantoras Josy Santos (mezzo soprano) e Fabiana Cozza (sambista), que interpretarão um vasto repertório com peças de Astor Piazzolla, Carlos Gardel, Ari Barroso, Dorival Caymmi e Dona Ivone Lara, por exemplo. Além disso, os músicos e as cantoras dividirão o palco com dançarinos de tango argentinos e sambistas brasileiros.

Outro destaque da programação é a noite Bossa Nova, comandada por Cesar Camargo Mariano, presença constante em todas as edições do evento. Durante a apresentação, o artista dividirá a cena com Paulinho da Viola e com o renomado vibrafonista Joe Locke.

Para o encerramento do festival, fãs de ópera serão contemplados com as apresentações das mezzo sopranos Vesselina Kasarova, Josy Santos e do tenor Enrique Folger, que interpretarão obras dos repertórios italiano, francês e brasileiro acompanhados pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência de Roberto Minczuk. 

Paralelamente às atrações principais serão desenvolvidas as atividades socioculturais do MeT, que promovem uma verdadeira imersão dos jovens no universo musical do festival. Os organizadores do evento levarão 600 alunos, durante os oito dias, de cinco escolas da região, para assistir aos eventos gratuitamente. Para despertar o interesse e o talento, estudantes de música poderão participar de masterclasses diárias, ministradas pelos solistas participantes do festival durante toda a semana. A programação ainda se estenderá além do Teatro L’Occitane/Trancoso (onde acontecem os concertos principais), com duas apresentações gratuitas ao ar livre na Praça do Bosque (confira em anexo todas as atrações do MeT 2015).


Festival Música em Trancoso 2015 
Data: 7 a 14 de março de 2015 
Início dos concertos: 18h30 
Local: Teatro L’Occitane/Trancoso 
Endereço: ComplexoTerravista– Estrada Municipal de Trancoso, km 19 – Portaria Aeroporto Terravista - Trancoso, BA
Duração das apresentações: 1h30 
Ingresso: R$ 100,00 (por noite) 
As entradas podem ser reservados com antecedência via Ingresso Rápido.

Mais informações e programação completa*: http://musicaemtrancoso.org.br

*Sujeita à alteração. 


SOBRE O MÚSICA EM TRANCOSO

O Música em Trancoso (MeT) surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico. Com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro, já passaram pelo MeT mais de 25.000 espectadores e 300 músicos subiram ao palco, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. No palco do Teatro L’Occitane/Trancoso apresentaram-se nomes consagrados da cena mundial, como o duo de pianos Katia e Marielle Labèque, a diva do jazz Jane Monheit, a Banda Mantiqueira, a soprano Julia Thornton, a cantora Leny Andrade, o pianista David Gazarov, o violoncelista Leonard Elschenbroich, o flautista Benoit Fromanger e, em todas as edições, o músico Cesar Camargo Mariano, além da jovem brasileira, mezzo soprano, Josy Santos. O MeT mantém três atividades interligadas, que acontecem durante todo o evento: espetáculos e masterclasses no Teatro L’Occitane/Trancoso (obra do arquiteto François Valentiny) e aulas de iniciação musical nas escolas públicas da cidade. Com duas plateias (uma coberta e outra ao ar livre, com mais de 1.000 lugares cada), o anfiteatro irá também abrigar variadas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, é dotado de oito salas com tratamento acústico e térmico e um espaço para realizar eventos com bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário