O maestro e compositor pernambucano que já alcançou notoriedade em diversos países da Europa e nos EUA cehga aos 75 anos em plena atividade
O compositor brasileiro Marlos Nobre nasceu em Recife, Pernambuco, em 18 de fevereiro de 1939. Estudou piano e teoria musical no Conservatório Pernambucano de Música (1948-1959), harmonia e contraponto com o Pe. Jaime Diniz (1956-1959) e composição com H.J.Koellreutter (1960) e Camargo Guarnieri (1962). Posteriormente, com uma bolsa da Fundação Rockefeller, realizou estudos avançados de composição no Centro Latino-americano de Altos Estúdios Musicales do Instituto Torcuato Di Tella em Buenos Aires com Alberto Ginastera, Olivier Messiaen, Riccardo Malipiero, Aaron Copland e Luigi Dallapiccola (1963-1964). Trabalhou ainda composição com Alexandre Goehr e Günther Schüller no Berkshire Music Center em Tanglewood, USA (1969), onde encontrou-se com Leonard Bernstein. No mesmo ano estudou música eletrônica no Centro de Música Eletrônica de Columbia-Princeton em New York, com Wladimir Ussachevsky.
Recebeu inúmeros prêmios entre os quais os primeiros prêmios nos seguintes concursos de composição: Sociedade Germano-Brasileira de Recife (1959); Música e Músicos do Brasil, Rio de Janeiro (1960); Broadcasting Music Inc. Award, New York (1961); A Canção Brasileira, Rádio MEC, Rio (1962);Concurso International "Jeunesses Musicales", Rio (1962); Concurso "Ernesto Nazareth" da Academia Brasileira de Música, Rio (1963);Concurso Nacional de Composição da Escola de Música da UFRJ, Rio (1963); Prêmio Torcuato Di Tella, Buenos Aires (1963); Prêmio Cidade de Santos, São Paulo (1966); Prêmio UNESCO, Paris (1974); Prêmio TRIMALCA/UNESCO, Bogotá, Colômbia (1979).
Recebeu em 1966 o Prêmio "Jornal do Brasil"; em 1970 o Prêmio "Golfinho de Ouro" do Museu da Imagem e do Som" do Rio e em 1973 o Prêmio "Personalidade Global da Música", todos eles concedidos como "Melhor Compositor" dos anos respectivos.
Participou de inúmeros Festivais internacionais de Música, destacando-se: a IV e V Bienais de Paris (1965 e 1969); os Festivais "Dias Mundiais da Música" da Sociedade Internacional de Música Contemporânea, em Londres (1970); Helsinki (1978) e Amsterdam (1985); o Festival "Musik Protokoll" em Graz, Áustria (1974 e 1987); o XIX Festival "Outono em Varsóvia, Polônia (1975); os Festivais de Música de América e Espanhaem Madrid (1967 e 1970); os Festivais Interamericanos de Música em Washington, USA (1968,1971,1974,1982,1983 e 1986); o X Diorama da Música Contemporânea em Genebra, Suíça (1973); o Festival de Música de Maracaibo, Venezuela (1977); o Festival "Música do Nosso Tempo" da Universidade de Indiana, USA (1981); a EXPO "Weltkulturen und Modern Kunst"(Cultura Mundial e Arte Moderna) em Munique, Alemanha *1972); o Festival Pablo Casals em Puerto Rico (1974); o Festival "Musicultura" de Fundação Gaudeamus, Amsterdam, Holanda *1979); o 1° Festival Internacional de Música Contemporânea de La Habana, Cuba (1984); o Fórum Internacional de Música Nova no México (1984 a 2000); o 2° Festival Internacional de Música de Morélia, México (1990); "BrazilFest" Festival, Universidade de Akron, USA (1991); V Festival Latino-americano de Música de Caracas, Venezuela (1991); Festival "New Music New Haven", Universidade de Yale, USA (1992); Festival "Piano Marathon II", McGill University, Canadá (1992); Festival "New Music from the New World, Illinois Wesleyan University, USA (1992); Festival "Junifestwochen Zürich 92", Salzbourg, Áustria (1992); 1° Encuentro Internacional de Música Contemporânea de Montevideo", Uruguay (1992); 8° Festival Internacional de Música Contemporânea de Alicante, Espanha ( 1992); 6° Festival Latinoamericano de Música de Caracas, Venezuela (11993); Festival "Summergarden 1993" da Juilliard School of Music e Museum of Modern Art, New York (1993); XX Festival Internacional de Música de Espinho, Portugal (1994); Congresso Ibero-americano "Música e Sociedade nos anos 90", Madrid, Espanha (1994); Festival "Mayo Musical" de Murcia, Espanha (1995); Concerto Inaugural da temporada 1995/96 da Juilliard School, no Lincoln Center em New York (1995); Festival Internacional de Guitarra de Weikersheim, Alemanha (1995); Festival "Sonidos de las Américas-Brazil", Carnegie Hall de New York com a American Composers Orchestra (1996); 22° Festival Internacional Gulbenkian, Lisboa, Portugal (1998); IX Festival Internacional de Música Contemporânea de Bucarest, Romênia (1999); II Festival Latino-americano de Música", Texas Christian University, USA (2000); Festival Bayreuth de Música Nova, Bayreuth, Alemanha (2000 e 2001).
Recebeu encomendas de prestigiosas instituições nacionais e internacionais entres as quais se destacam: Companhia Brasileira de Ballet do Rio de Janeiro (1968); Serviço de Radiodifusão Educativa do Brasil (1987); Instituto Goethe de Munique, Alemanha *1972); Orquestra Sinfônica Brasileira (1973); Guitar Society de Toronto, Canadá (1977); Festival de Música de Maracaibo, Venezuela (1977); Universidade de Indiana, USA (1981); Companhia de Petróleo (Corpozulia) da Venezuela para o Bicentenário de Simon Bolívar (1982); Orquestra de Câmera de Neuchâtel, Suíça (1989); Radio Suisse Romande, Genebra, Suíça (1983); Sala Cecília Meireles, Rio (1989);XV Festival Internacional de Música de Bolzano, Itália (1989); Ministério da Cultura da Espanha para o 500° Aniversário de Descobrimento das Américas (1992); GHA Records da Bélgica (1995); Irmãos Maristas do Brasil (1997); Fundação Carlos Gomes do Pará (1999); a Universidade Livre de Música de São Paulo (1999); a Fundação Apollon de Bremen, Alemanha (2000 e 2001).
Foi compositor-residente na Brahms-Haus (Casa de Brahms) em Baden-Baden, Alemanha a convite da Sociedade Brahms (1980/1981); em Berlin, como convidado do programa DAAD "Deutscher Akademischer Austauschdfienst" do Alemanha (1982-1983) e em New York com a Guggenheim Fellowship (1985/1986).
Foi Professor-Visitante (Visiting Professor) da Universidade de Indiana (1981), da Yale University (1992) e das Universidades de Arizona e Oklahoma em 1997. Foi "guest-composer" (compositor convidado) das Universidades de Georgia, Athens (1999) e da Texas Christian University, TCU,Texas (1999).
Foi membro do jurado internacional de concursos internacionais de composição entre os quais se destacam: Reine Marie-José Prize, Genebra, Suíça (1978); Festivais Internacionais de Música Contemporânea da SIMC (New York 1976 de Montreal 1983); Prêmio ANCONA, Itália (1981 e 1983); Concurso Internacional de Violão, da Radio France, Paris (1979 e 1980); Prêmio Simon Bolívar, Caracas, Venezuela (1982); Tribuna Internacional do Filme-Música, Alemanha (1980); Concurso Internacional de Piano de Santander, Espanha (1987); Arthur Rubinstein Piano Máster Competition, Israel (1989); Prêmios Nacionais de Música de Colcultura, Bogotá, Colômbia (1996); Prêmio "Cidade de Alessandria", Itália (1997 e1999); membro de Honra do Concurso de contrabaixo "Werther Benzi", Itália (1997).
Muito ativo como pianista e diretor de orquestra, atuou notadamente com: Orchestre de la Suisse Romande, Genebra, Suíça; Orchestre Philharmonique de Radio France, Paris; Collegium Academicum de Genebra; Orquestra Filarmônica do Teatro Colón de Buenos Aires; Orquestra Filarmônica de Nice, França; Orquestra Sinfônica do SODRE de Montevideo, Uruguay; as Orquestras Nacionais de Portugal, Espanha, México, Caracas, Maracaibo, Simón Bolívar da Venezuela, Peru, Guatemala e todas as orquestras do Brasil. Em 1988 dirigiu em Londres a St. John´s Smith Square Orchestra em em 1990 também el Londres a Royal Philharmonic Orchestra.
Foi Diretor Musical da Radio MEC, da Orquestra Sinfônica Nacional e dos "Concertos para a Juventude" com a Rede GLOBO (1971 a 1976); primeiro Diretor do Instituto Nacional de Música da FUNARTE (1976 a 1979); Presidente do Conselho Internacional de Música da UNESCO (1986/1987); Presidente da Academia Brasileira de Música (1985/1993); membro do Comitê Executivo do CIM/UNESCO (1980-84 e 1985-89).
Na atualidade é Presidente do Comitê Brasileiro de Música do CIM/UNESCo; Presidente da Juventude Musical do Brasil e da Editorial Música Nova do Brasil e Diretor de Música Contemporânea da Rádio MEC Brasil.
Recebeu inúmeras condecorações importantes: a Medalha de Ouro de Mérito Cultural de Pernambuco (1978); Grande Oficial da Ordem do Mérito de Brasília (1988): Oficial da Ordem do Rio Branco do Itamaraty (1989); Oficial da Ordre des Arts et des Lettres da França; Medalha de Ouro de Mérito da Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco.
Recentemente recebeu as mais altas láureas concedidas pela Texas Christian University, USA a "Cecil and Ida Green Honors Professor" (2000) e pela Universidade de Indiana a "Thomas Hart Benton Medallion" (2000).
Fonte: Site oficial do artista
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