Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

60 ANOS

Dois exímios instrumentistas. De um lado um dos maiores baixistas do mundo, falecido em 2001; do outro, um grande violonista que também atua como arranjador, produtor e diretor musical.


Nico Assumpção


Nascido em São Paulo em 13 de agosto de 1954, Nico Assumpção é considerado um dos maiores contrabaixistas brasileiros e do mundo. Seu pai era apaixonado pelo contrabaixo acústico e tocava o instrumento amadoramente em casa. Insentivado pelo pai Nico começou a ter aulas de violão aos dez anos de idade. Na adolecência fã de rock, Nico começou a tocar contrabaixo para preencher a vaga na banda de escola. Nunca mais largou o instrumento, dedicando a ele boa parte do seu dia.

Com dezessete anos foi estudar harmonia e composição na Califórnia, de volta ao Brasil estudou com o pianista do Zimbo Trio, Amílson Godoy e começou a ganhar seus primeiros chachets como músico, tocando em casas noturnas, vinhetas comerciais e algumas gravações. Mais experiente e sem a menor dúvida de que seguiria a carreira musical, Nico foi mais uma vez aos EUA, desta vez para Nova York, onde logo estaria tocando ao lado de Don Salvador, Fred Hersch, John Hicks e Victor Lewis.

De volta ao Brasil em 1981, Nico lançou o primeiro disco brasileiro de baixo solo, ajudando a tirar o contrabaixo de lá do fundo do palco. Um depois mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se um dos músicos mais requisitados tanto para gravações (participou de mais de 400 delas) como para acompanhar músicos de renome como: Marcio Montarroyos, Raphael Rabello, Hélio Delmiro, Luis Avellar, Victor Assis Brasil, Toninho Horta, entre outros, além de gravar e acompanhar grandes nomes da MPB como: Milton Nascimento, João Bosco, Edu Lobo, Caetano Veloso e Gilberto Gil, para citar alguns.



Sua carreira internacional não é menos impressionante. Nico Assumpção deve ter dado algumas dezenas de voltas no planeta, acompanhando outros músicos, gravando como convidado especial ou apresentando-se em festivais. Alguns dos grandes nomes do jazz com quem ele tocou são: Kenny Barron, Billy Cobham, Larry Coryell, Eliane Elias, Ronnie Foster, Joe Henderson, Lee Konitz, Michel Legrand, Jack DeJonhnette,Pat Metheny, Airto Moreira, Flora Purim, Sadao Watanabe e Phil Woods.

Nico Assumpção morreu vítima de câncer em janeiro de 2001.


Ronaldo Rayol

Arranjador, produtor,violonista e diretor musical. Começou a carreira artística em fins dos anos 1960 e em 1970 gravou um compacto simples pela Copacabana. No ano seguinte, ficou em primeiro lugar em um Festival da TV Record realizado no programa Hebe Camargo com a música "Rumo certo"de LUIZ CHAVES ( Baixista do Zimbo Trio ), apresentada em companhia dos irmãos Agnaldo e Reinaldo. Entre 1972 e 1978 acompanhou o irmão Agnaldo Rayol em apresentações por todo o Brasil. Em 1981 participou do Festival MPB Shell da TV Globo com a música "Canto chão". No mesmo ano lançou um compacto simples pela CBS com as músicas "Canto chão" e "Menino", ambas de sua autoria. Produziu discos de Agnaldo Rayol, Antônio Carlos e Jocafi ,Ione Papas, Dinho Nascimento e Carlos Navas.Como violonista e guitarrista acompanhou , durante muitos anos, Cláudia Telles, Peninha, Wilson Simonal, Zé Kéti, Dinho Nascimento e outros. Ronaldo já gravou com Gilberto Gil, Luiz Melodia, Wagner Tiso ,Milton Nascimento, Moraes Moreira, Dominguinhos, Alaíde Costa, Jane Duboc, Célia, Claudette Soares, Zezé Motta, Fafá de Belém, Olívia Hime, Tetê Espíndola,Vânia Bastos, Fátima Guedes, Pery Ribeiro, Elba Ramalho , Zé Luis Mazziotti, Jair Rodrigues,Wanderléa, Marcos Sacramento, Tito Madi, entre outros. Atualmente acompanha Carlos Navas, Cauby Peixoto e Vânia Bastos. Autodidata, começou a tocar quando tinha 15 anos e foi influenciado pelos Beatles, Mutantes, Milton Nascimento. Ronaldo Rayol também acompanha a cantora baiana Ione Papas e fez a direção musical e arranjos de seu primeiro CD com músicas de Noel Rosa. Seus trabalhos mais recentes são: A direção musical e os arranjos do CD e DVD do cantor Cauby Peixoto,"Cauby Sings Sinatra", o CD do cantor Carlos Navas, "Tecido" e o CD da cantora Vânia Bastos, "nabocadolobo". Canções de Edu Lobo.


Fonte: EJazz e ronaldorayol.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário