Há três décadas perdíamos prematuramente Clara Nunes, uma das maiores intérpretes que o universo do samba brasileiro já teve. Pensando nisso a cantora potiguar Valéria Oliveira resolveu reverenciá-la neste projeto que atesta a sua coerente trajetória musical
Por Bruno Negromonte
Na madrugada do sábado de Aleluia de 1983, Clara Nunes veio a óbito aos 39 anos vítima de um choque anafilático deixando uma lacuna impreenchível dentro da MPB. Foram mais de dez milhões de discos vendidos em 16 anos de carreira tornando-a uma das maiores intérpretes da música brasileira e reverenciada por diversas artistas das gerações que a sucederam. Nos 16 álbuns lançados em vida, Clara eternizou em sua voz alguns dos grandes sucessos da música popular brasileira e que até hoje, três décadas depois de sua partida, permanecem indissociáveis de suas interpretações a não ser por através de eloquentes releituras tais quais as desta artista potiguar que assim como muitos artistas brasileiros primeiro teve que ter o devido reconhecimento artístico fora do país para só depois ganhar o merecido espaço em terras tupiniquins. Mesmo sendo natural de Natal (RN), Valéria só ganhou projeção no cenário musical brasileiro depois de uma incursão pelo mercado japonês. Essa experiência internacional a propiciou não apenas o reconhecimento do público, mas também dos músicos da "terra do sol nascente", como foi o caso do Tetsuo Sakurai, baixista e fundador da banda Casiopea. Em seu quinto álbum solo ("Cartas do Brasil"), Sakurai convida Valéria Oliveira dentre tantos nomes consagrados presentes no álbum, denotando um profundo respeito ao trabalho desta artista potiguar que vem galgando espaços cada vez mais significativo atrelados ao seu talento e coerente trabalho. Tamanho respeito se dá também por parte da artista para com aqueles que ela tem por ídolos, condição esta onde Clara Nunes figura entre os principais. A artista mineira (nascida na pequena cidade de Caetanópolis, distante 100km da capital Belo Horizonte) vem permeando toda a infância de Valéria e acabou tornando-se uma das grandes referências artísticas desta promissora artista potiguar.
Depois de alguns anos de estrada Valéria Oliveira achava-se na necessidade de homenagear esta cantora que faz-se referência em sua vida profissional. Uma artista única dentro do cenário musical brasileiro e que teve a sua carreira pontuada em duas fases: um primeiro momento, de menor expressividade, onde a artista mineira deu voz a boleros e sambas-canções românticos; Já na segunda fase (se assim pode-se dizer a respeito da carreira de Clara) a artista consagrou-se nacionalmente cantando afro-sambas. A princípio a reverência surgiu em forma de espetáculo, que ganhou a estrada em 2011, e teve como resultado final deste trajeto o álbum "Em águas claras - Homenagem a Clara Nunes", oitavo registro fonográfico de uma artista que chega a nos persuadir sem esforço algum através de sua qualidade estética musical. Seu canto vigoroso torna cada interpretação peculiar, pois imbuída de emoção e reminiscência dá novos ares a canções já ungidas pelo sagrado canto da sabiá mineira. Clássicos como 'Você passa e eu acho graça' (Carlos Imperial - Ataulfo Alves), 'Canto das três raças' (Paulo César Pinheiro - Mauro Duarte), 'O mar serenou' (Candeia), 'Tristeza pé no chão' (Armando Fernandes) e 'Conto de areia' (Toninho - Romildo Bastos) dividem espaço com composições de menor expressividade popular tais quais 'Puxada da rede do xaréu - 1ª e 2ª parte' (Maria Rosita Salgado Goes), 'Basta um dia' (Chico Buarque), 'Alvoroço no sertão' (Aldair Soares - Raymundo Evangelista) e 'À flor da pele' composição da própria Clara Nunes em parceria com o marido Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós). O disco ainda traz faixas como 'Guerreira' (Paulo César Pinheiro - João Nogueira), 'Jardim da solidão' (Monarco), 'Apenas um adeus' (Paulinho Diniz - Roque Ferreira - Edil Pacheco), 'Portela na avenida' (Paulo César Pinheiro - Mauro Duarte), 'Casinha pequenina' (Folclore), 'Juízo final' (Élcio Soares - Nelson Cavaquinho), 'Minha missão' e 'Um ser de luz' (ambas de Paulo César Pinheiro - João Nogueira). Tais faixas constituem uma unidade sonora interessante que abrange um período que vai de 1968 a 1981 em um total de onze álbuns.
O CD tem produção musical e arranjos do gaitista, violonista, cantor, compositor e maestro pernambucano Rildo Hora, um dos mais expressivos produtores do universo do samba. No álbum Rildo assina a maioria dos arranjos além de participar da tessitura do projeto executando gaita e realejo. Os demais arranjos foram assinados pela própria Valéria Oliveira e nomes como Alexandre Moreira (7 cordas e bandolim), Jubileu Filho e Antônio de Pádua. O álbum ainda conta com a participação de músicos como Carlinhos 7 cordas, Márcio Vanderlei, Márcio Almeida 'Huck', Raphael Almeida, Jubileu Filho e Cacá Velloso (violões, violas, cavacos e bandolins); Zé Hilton (sanfona), Williames Costa e Jamil Joanes (contrabaixos); Jotapê (clarinete), Kelliney Silva (claves e coro), Marcos Esguleba e Pretinho da Serra (percussão); Misael da Hora (teclado), Camilo Mariano (bateria), Del do Pandeiro (pandeiro, caixa e coro) e o coro de nomes como Joel Monteiro, Ângela Castro, Tiquinha Rodrigues, Alexandre Piter, Liane Medeiros, Roberta Karin, Titina Medeiros, Maestro Leonardo Bruno, Nina Pancevski e Patrícia Hora. Já o encarte do CD é assinado pelo potiguar Jorge Henrique, trazendo imagens não apenas da casa em que ela nasceu e passou a infância, como também de peças e matrizes de tecidos expostos no museu Têxtil Décio Mascarenhas, da Fábrica do Cedro, onde Clara, seguindo os passos da família, iniciou sua carreira profissional como tecelã.
Maiores informações:
Valéria Oliveira atesta com este projeto que para sambar na beira deste mar de águas claras que circundou nossa saudosa guerreira não é preciso tornar-se sereia, mas faz-se necessário trazer consigo a real concepção daquilo que interpreta. A veracidade desta afirmação existe se levarmos em consideração que foram necessários duas décadas de amadurecimento profissional para que a artista potiguar conseguisse transpor-se ao universo da mais notória filha de Ogum com Iansã. O resultado deste mergulho é possível sentir-se em cada faixa, seja de modo pungente ou esfuziante como a Valéria aqui apresenta com o aval o aval de nomes como Monarco (que participa na faixa de sua autoria com a Velha Guarda da Portela e Dona Mariquita, irmã e madrinha de Clara, atestando de modo veemente e em definitivo que para saudar a sabiá mineira nem sempre faz-se necessário recorrer aos mesmos temas de sempre.
Greenpoint - http://greenpoint.art.br/artistas/valeria-oliveira/
Youtube - http://www.youtube.com/ValeriaOliveira08
Facebook - http://www.facebook.com/valeriaoliveira.mus
Twitter - http://www.twitter.com/valeriamusica
Instagram - http://www.instagram.com/valeriaoliveira13#
Myspace - https://myspace.com/valeriaoliveira
Contatos públicos: producao@valeriaoliveira.mus.br
E-mail - monica@greeponit.art.br
Fone: 55 84 9988 9421 (Mônica Mac Dowell)
O álbum pode ser encontrado nos seguintes endereços:
Tratore - http://www.tratore.com.br/um_artista.php?id=7726
Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5732036
Livraria Cultura - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=42141845&sid=
Pérola Negra (Salvador - BA) - 71 3336-6997
Pop Discos - http://www.popsdiscos.com.br
DF - Brasília:
Livraria Cultura - Brasilia - Tel: 61 3410-4033
Livraria Cultura - Brasilia / Lago Norte - Tel: 61 2109-2701
EX - Tokio Japan:
Taiyo Record
GO - Goiânia:
Bazar Music - Goiania Shopping - Tel: (62) 3234-0166
MG - Pouso Alegre:
Hipermerc. Baronesa - Tel: 35 3449-1711
PA - Belém:
Ná Figueredo-Estação - Tel: 91 3225-0908
PE - Recife:
Livraria Cultura - Recife - Tel: 81 2102-4033
RJ - Rio de Janeiro:
Wagner de Souza Guimarães - Tel: 21 9698-9400
RS - Porto Alegre:
Livraria Cultura - RS - Tel: 51 3028-4033
SP - Barueri:
FNAC - Tel: 11 4501-3000
SP - São Bernardo do Campo
Merci Discos II - Tel: 11 4368-8569
SP - São Paulo
Livraria Cultura - Paulista - Tel: 11 3170-4033
Musical - Rua Augusta - Tel: 11 2538-9112
Vilar Discos - Tel: 11 3221-8084
Lojas virtuais:
Deezer - http://www.deezer.com/album/6945740
Itunes - https://itunes.apple.com/us/album/id698894756
Nenhum comentário:
Postar um comentário