Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

MORRE O PRODUTOR MUSICAL JOÃO ARAÚJO, PAI DE CAZUZA

Um dos maiores nomes da indústria fonográfica do país faleceu na manhã deste sábado, por conta de uma parada cardíaca



Faleceu no início da manhã deste sábado (30), o produtor carioca João Araújo, 78, pai do cantor Cazuza. João Araújo sofreu um ataque cardíaco no seu apartamento no Rio e Janeiro. João Araújo era um dos mais importantes nomes da indústria fonográfica brasileira, tendo participado da criação da Som Livre, em 1969. 

De acordo com a Folha, João sofreu uma queda há três semanas, em Angra dos Reis, quando fraturou a cabeça do fêmur. Em seguida, foi detectado com um problema nos rins, quando estve internado para realizar uma cirurgia e foi obrigado a passar por hemodiálise. Voltou para casa na última segunda-feira (25).

João Araújo começou sua carreira na indústria musical aos 14 anos, como auxiliar de imprensa na Copacabana Discos, gravadora das cantoras Ângela Maria e Elizeth Cardoso. Passou pela Philips, onde trabalhou como diretor artístico e ajudou a lançar artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben e Djavan. Na Som Livre, gravadora que comandou por quase quatro décadas, lançou fenômenos de venda como Xuxa, além das famosas e muito vendidas trilhas de novelas.

No início, foi contra investir no Barão Vermelho, por medo de ser acusado de favorecer o filho único, Cazuza (1958-1990), mas se convenceu e decidiu lançar o disco de estreia do Barão Vermelho, em 1982. João Araújo foi eleito presidente de honra da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), em 2007. Ele recebeu o prêmio Grammy Latino por sua contribuição à indústria musical, no mesmo ano.

Fonte: correio 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário