Um dos maiores nomes da indústria fonográfica do país faleceu na manhã deste sábado, por conta de uma parada cardíaca
Faleceu no início da manhã deste sábado (30), o produtor carioca João Araújo, 78, pai do cantor Cazuza. João Araújo sofreu um ataque cardíaco no seu apartamento no Rio e Janeiro. João Araújo era um dos mais importantes nomes da indústria fonográfica brasileira, tendo participado da criação da Som Livre, em 1969.
De acordo com a Folha, João sofreu uma queda há três semanas, em Angra dos Reis, quando fraturou a cabeça do fêmur. Em seguida, foi detectado com um problema nos rins, quando estve internado para realizar uma cirurgia e foi obrigado a passar por hemodiálise. Voltou para casa na última segunda-feira (25).
João Araújo começou sua carreira na indústria musical aos 14 anos, como auxiliar de imprensa na Copacabana Discos, gravadora das cantoras Ângela Maria e Elizeth Cardoso. Passou pela Philips, onde trabalhou como diretor artístico e ajudou a lançar artistas como Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben e Djavan. Na Som Livre, gravadora que comandou por quase quatro décadas, lançou fenômenos de venda como Xuxa, além das famosas e muito vendidas trilhas de novelas.
No início, foi contra investir no Barão Vermelho, por medo de ser acusado de favorecer o filho único, Cazuza (1958-1990), mas se convenceu e decidiu lançar o disco de estreia do Barão Vermelho, em 1982. João Araújo foi eleito presidente de honra da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), em 2007. Ele recebeu o prêmio Grammy Latino por sua contribuição à indústria musical, no mesmo ano.
Fonte: correio 24 horas
Fonte: correio 24 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário