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segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MÚSICA, ÍDOLOS E PODER (DO VINIL AO DOWNLOAD) - PARTE 18


CAPÍTULO 18 

No entanto, nem tudo era um mar de rosas na Odeon, àquela altura dividida em duas correntes conflitantes: de um lado, Henry Jessen, advogado e braço direito de Bill Morris; um americano “boa gente” chamado Doug, gerente da filial de São Paulo; e Gurzoni , gerente de vendas da Odeon; do outro, Aloysio e eu. Eu chamava o embate, de modo simbólico (e injusto), de “Ary Barroso versus bossa nova”, quando teria sido mais correto chamar, mais uma vez, “a luta do antigo versus o novo”. 

Essas diferenças tomaram proporções mais dramáticas à medida que, naquele ano de 1960, mais uma grave crise econômica assolava o país. 

Eu me recordo de ter participado de algumas reuniões com os auditores, que aconselhavam Bill Morris a limitar as vendas mensais a um nível substancialmente aquém da capacidade real para evitar o que poderia vir a ser a falência da Odeon no Brasil. A proposta foi implementada e o gerente de vendas cumpria a sua quota do mês em meros três ou quatro dias; a partir daí, os vendedores paravam, morrendo de tédio, até chegar o mês seguinte e recomeçar a mesma história. Por essas restrições, eu não podia investir dinheiro em promoção, nem o Aloysio em gravação, a não ser com Anísio Silva, Orlando Dias , Gregório Barrios e um ou outro artista. 

A partir das quatro da tarde, Aloysio e eu íamos até o Vilarino para encontrar com Fernando Lobo, Luis Jatobá, Sérgio Porto, Haroldo Barbosa, Rubem Braga, Vinicius, entre tantos outros. Os papos eram divertidos e intermináveis, e a gente saía de lá por volta das oito da noite, todos calibrados de whisky ou cuba-libre. Na hora de partir, creio que era o Haroldo Barbosa que sempre se despedia do Vinicius: “Vinicius , confessa...Você escreveu ‘Eu sei que vou te amar’ em homenagem à birita... Não foi para mulher nenhuma, hoje você tem que confessar!” E cada vez todos, inclusive o Vinicius, morriam de rir... Era a maneira carinhosa desse pessoal se despedir. 

O presidente mundial da EMI-Odeon, Sir Joseph Lockwood , veio ao Brasil certamente para observar os efeitos de tão estranha decisão estratégica. Vender menos discos para salvar a empresa era inédito e, a priori, inconcebível. Depois de um dia ou dois de reuniões, a portas fechadas, entre os auditores, o estado-maior brasileiro e Sir Joseph — reuniões das quais nem Aloysio nem eu fizemos parte —, fui chamado para uma reunião individual com Sir Joseph . Ele tinha uns 65 anos, numa rara mistura de aristocrata e operário, vestido de maneira desencontrada, os poucos cabelos em revoada, a gravata torta; ao seu lado, um jovem e vigoroso assistente oriundo de Cambridge ou Oxford. Sir Joseph me perguntou sobre essa nova música, a bossa nova, qual era seu público, em quanto tempo o estilo se firmaria no mercado etc. Indagou sobre a política de investimentos em promoção e procurou saber, a final, se eu teria alguma ideia para vender mais discos no país, pergunta mais do que peculiar naquelas circunstâncias e que demonstrava sua profunda perplexidade com as decisões da gerência local. 

Fiz duas propostas: a primeira seria vender bossa nova nas portas das escolas, dos colégios e das universidades; a segunda, abrir uma empresa que venderia discos populares de porta em porta, ao estilo da Avon, com repertório exclusivo, não encontrado nas lojas convencionais. Hoje é difícil imaginar qualquer empreendimento que dependesse da entrada de um vendedor num prédio, passando por grades, porteiros e câmeras. Como poderia descer do último ao primeiro andar, batendo em cada apartamento, sendo recebido pelos moradores? Eram outros tempos, a possibilidade de assalto era remota. 

Para a minha surpresa e a de Bill Morris , Sir Joseph achou interessante a segunda proposta e nos pediu um plano-piloto, que eu levaria a Londres para estudo e eventual aprovação. A turma do Jessen, que me tratava como um adversário, viu a chance de se livrar de mim dentro da Odeon e me ajudou, com competência e entusiasmo, a desenvolver os orçamentos do projeto. Fui a Londres, o plano foi aprovado e voltei para implementar o que parecia ser, aos olhos de muita gente, uma loucura e uma novidade mercadológica fadada ao fracasso. 

Nesse ínterim, Aloysio, por sua vez, teve que deixar a Odeon. Depois de uma curta passagem pela Philips, fundou a mais interessante companhia independente de discos que o Brasil já conheceu, a Elenco, da qual passei a ser consultor oculto para assuntos comerciais e financeiros.

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