O evento que acontece ao longo deste final de semana trará diversos concertos abertos na praça do carmo
Por Ana Cláudia Ribeiro e Ana Paula Gomeze
A Prefeitura de Olinda, sede da décima edição do MIMO, vem traçando um planejamento especial para receber o público esperado para o evento neste final de semana. A cidade, que já está habituada a grandes eventos devido ao período de momo, montou esquema especial de serviços com uma infra-estrutura montada por uma equipe multidisciplinar, formada por representantes de várias secretarias, como as de Patrimônio e Cultura, Controle Urbano, Serviços Públicos e Trânsito e Transporte.
A Secretaria de Trânsito e Transporte montou esquema operacional com a colocação de ponto de controle do fluxo, desvio ou bloqueio, caso necessário, nos seguintes locais: Biblioteca Pública (sentido Rua do Bonfim); Rua São Francisco com Rua Bispo Coutinho (sentido Rua Luiz Gomes); Igreja da Sé (sentido Ladeira da Sé ); Rua Saldanha Marinho ( sentido Rua do Amparo). Ainda haverá mudança de fluxo para mão única de direção na Avenida Liberdade (sentido Igreja de São Pedro - Igreja do Carmo) e na Rua de São Francisco (sentido Praça do Carmo - Alto da Sé).
Será permitido o estacionamento de veículos nos seguintes pontos: Fortim, Academia Santa Gertrudes, Sítio de Seu Reis e Estrada de Bonsucesso, próximo à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Mas a prefeitura pede aos visitantes que prefiram táxi ou ônibus, já que é limitado o número de vagas para estacionamento. Durante os dias do evento, 30 agentes de trânsito estarão fiscalizando e orientando aos motoristas.
O Festival contará ainda com a presença de 320 agentes da Polícia Militar que também disponibilizará quatro plataformas de observação, sendo duas próximas ao palco da Praça do Carmo, uma na esquina da FOCCA e uma próxima ao Restaurante Maxambomba. Além disso, a Polícia Civil, o Conselho Tutelar de Olinda e o Corpo de Bombeiros estão apoiando o evento.
A Secretaria de Patrimônio e Cultura está monitorando as ações para garantir a preservação do patrimônio histórico da cidade durante os dias de festa. Já a Secretaria de Controle Urbano vai montar um bloqueio na entrada da Praça do Carmo para impedir a entrada de garrafas de vidro no sítio histórico. Agentes do Controle Urbano trocarão os vasilhames por garrafas plásticas. A secretaria vai disponibilizar um efetivo de 10 agentes para fiscalizar o comércio de alimentos e bebidas durante o festival.
A Secretaria de Serviços Públicos reforçou a capinação, a limpeza da rede de microdrenagem e o tapa-buracos. Uma equipe especial ficará responsável pela manutenção da limpeza. Serão instalados 42 banheiros químicos que estarão distribuídos no Mercado da Ribeira, Igreja da Sé, Seminário de Olinda, Igreja do Carmo, Mosteiro de São Bento, Convento de São Francisco e Praça do Carmo. Além disso, os banheiros públicos do Alto da Sé estarão abertos e no Sitio de Seu Reis haverá banheiro químico para portadores de necessidades especiais.
Em relação à iluminação pública, serão instaladas gambiarras nas igrejas, e nos locais com iluminação embutida, refletores. Estão sendo colocados também, pontos de distribuição de energia para atender aos equipamentos de iluminação cênica das igrejas. Além disso, o departamento manterá equipe de prontidão no Sitio Histórico durante todo o evento.
O MIMO é um festival internacional de música, que começou em Olinda no ano de 2004, cresceu e atualmente é realizado em outras cidades históricas do Brasil. Confira a programação completa no site: http://www.mimo.art.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário