Depois dos tributos a Chico Buarque, Michal Jackson, Roberto e Erasmo Carlos em 2012; está chegando a hora de novas homenagens.
Por Bruno Negromonte
Em 2012 o Banco do Brasil promoveu em algumas capitais de nosso país uma exitosa série de shows temáticos onde alguns artistas revisitavam a obra de artistas nacionais e internacionais em espetáculos disputadíssimos. Nomes como Maria Bethânia, Lulu Santos e Sandy puderam reler de modo bastante pessoal o repertório de artistas como Michael Jackson, Chico Buarque, além da dupla Roberto e Erasmo Carlos. Este ano a série de shows batizados de “Banco do Brasil covers” terá continuidade procurando abordar o legado de artistas como Zé Ramalho, Cazuza e do lendário grupo inglês The Beatles.
A proposta do projeto é que os músicos tenham a possibilidade de homenagear seus ídolos em espetáculos inéditos por algumas das principais capitais do país em uma turnê intinerante. Alguns nomes são sugeridos aos artistas, porém ficam a critério deles acatar ou não os nomes sugeridos. Este ano as apresentações contarão com nomes como Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), Maria Gadú, Leoni (Kid Abelha), Zeca Baleiro, João Barone (Os Paralamas do Sucesso), e Toni Platão.
Entre três opções sugeridas Maria Gadú optou por passear pelo repertório de um dos nomes mais emblemáticos da música brasileira a partir dos anos de 1980: Cazuza. Gadú optou pelo cantor e compositor carioca afirmando que a escolha deu-se pelo desafio em desvendar um legado que marcou toda uma geração. "Cazuza é desafiador, talvez por ser o que menos conheço dentre os três que pensei. Estou vendo ainda o que do repertório dele vai me escolher e o que eu encaro. Cazuza tem o lado da rebeldia e tem coisas muito doces. Talvez o doce dele seja o meu rebelde, talvez o rebelde dele seja o meu doce.", afirma a cantora e compositora.
Zeca Baleiro resolveu encarar o repertório do cantor e compositor Zé Ramalho, que ao longo de 2013 completa 35 anos do lançamento do disco 'Zé Ramalho', cujo repertório contém músicas que acabariam tornando-se clássicos do nosso cancioneiro, tais quais 'Avôhai', 'Chão de giz', 'Bicho de sete cabeças' e 'Vila do sossego'. Foi com esse disco que Zé deu início a sua carreira solo. Em entrevista, Zeca afirma que tem encontrado um certo grau de dificuldade para montar um repertório baseado em uma obra vasta como a do artista paraibano. Segundo Zeca: "É difícil sintetiza no tempo de um show artistas como esses, de discografias vastas. Vou contemplar as diversas fases e facetas de Zé, sem compromisso cronológico. São inevitáveis os hit, mas você também tem que revelar coisas, estou pesquisando lados B. Zé tem parcerias com Macalé, com Mautner, e também umas coisas que passam pelo choro..."
Os garotos de Liverpool, que seriam homenageados na edição anterior do projeto, chegam este ano interpretados por uma super banda que conta com nomes como Leoni, Dado Villa-Lobos, Toni Platão e João Barone sob batuta do conceituado produtor e instrumentista Liminha. Além destes nomes o espetáculo temático contará também com a participação de nomes como André Frateschi, Marjorie Estiano, Paulo Miklos e Sandra de Sá.
Todos os espetáculos percorrerão cinco capitais do Brasil a ter início em natal ao final deste mês, passando também por Recife, Fortaleza, Porto Alegre e por fim no Rio de Janeiro. Eis as respectivas datas:
Natal (de 27 a 29 de setembro) - Teatro Riachuelo
Recife (1º a 3 de outubro) - Teatro Guararapes
Fortaleza (5 a 7 de outubro) - Siará Hall
Porto Alegre (6 a 8 de novembro) - Teatro do SESI
Rio de Janeiro (de 29 de novembro a 1º de dezembro) - Vivo Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário