Executivos de selos e gravadoras reúnem-se em empreitada editorial. Primeiro título é biografia de diva pop.
Por Adriana Martins
O mercado fonográfico e a paixão pela música, em termos de produtos, envolve muito mais do que discos, CDs e, mais atualmente, arquivos digitais. Não basta ouvir, o fã quer sua banda ou artista favorito presente em outras esferas de seu cotidiano, seja na moda (camisas, bottons, bolsas), na decoração da casa (pôsteres, canecas, bonecos) ou nas prateleiras (livros).
Esse último caso situa-se em posição especial ao incluir a dimensão do conhecimento. Não apenas a música de um artista é alvo do interesse do público, mas sua vida particular, carreira, imagem e outros aspectos relacionados à sua trajetória. Outras vezes (não raro paralelamente), a procura é por um entendimento mais amplo sobre a música em si - gêneros, história, prática etc.
Foi essa demanda que levou quatro sócios a enxergarem um nicho promissor. Fruto da parceria entre a distribuidora Índigo e a gravadora Discobertas, a novíssima Sonora Editora chega ao mercado editorial brasileiro com a proposta de lançar publicações relacionadas exclusivamente à música. Os formatos são os mais diversos, de songbooks para um público mais especializado a biografias de estrelas do pop, passando por livros de fotografias, almanaques, discografias, artbooks e compilações de entrevistas.
Referência
"Queremos investir tanto em livros novos quanto resgatar obras de referência nessa área. Vamos lançar títulos de autores brasileiros e também comprar os direitos e traduzir publicações estrangeiras", adianta o jornalista e crítico musical Marcelo Fróes. O homem por trás do selo Discobertas, especializado em resgatar pérolas perdidas ou esquecidos da música brasileira, atuará como diretor editorial da Sonora e é um dos sócios do negócio.
Com ele, somam forças Michel Jamel, Marcus Fabrício (ex-executivos da Sony Music) e o PhD em Markting Cultural Cristiano Cunha. "A gente vem tratando dessa ideia desde 2011", recorda Fróes.
Entre os planos da nova editora, Fróes enfatiza o de resgatar obras de referência esgotadas no mercado. "Queremos reeditar livros atemporais, que estiveram em livrarias e sumiram. Isso é uma coisa muito característica do mercado no Brasil: as publicações são lançadas e não voltam mais", critica o diretor.
Além dos diversos tipos de publicações já citados, Fróes também aposta na versatilidade de formatos disponíveis. "Com a crise do CD, por exemplo, encartá-lo em um livro pode ser interessante. Antigamente, as pessoas compravam o CD e ganhavam um livro, algo assim. No futuro, pode ser o contrário", avalia.
Marcelo Fróes se diz otimista com o cenário em que sua editora vai atuar. "O mercado editorial no Brasil vai muito bem, obrigado. Sinal disso é o aumento da quantidade e o crescimento do porte de livrarias e cadeias nacionais, que não existiam há alguns anos", avalia o diretor.
"São empresas que cresceram muito. Isso é sinônimo de que as pessoas estão consumindo livros. As biografias, em particular, geram muito interesse", complementa.
Whitney Houston
A estreia da Sonora foi em grande estilo, com o lançamento da biografia de Whitney Houston, do escritor Mark Bego, com tradução de Maíra Contrucci Jamel. Bego é autor de mais de 50 livros sobre personalidades da música e do show business, incluindo biografias de Michael Jackson, Madonna, Leonardo DiCaprio, Aretha Franklin, entre outros.
A protagonista do livro de Bego lançado pela Sonora é a cantora norte-americana, famosa por sucessos como "I will always love you". A regravação da canção da diva country Dolly Parton alavancou as vendas da trilha sonora do filme "O guarda costas", protagonizado pela própria Whitney Houston ao lado do ator Kevin Costner.
No entanto, Whitney foi bem mais que a cantora de um único hit. Prima de Dionne Warwick, uma das grandes damas do R&B, ela foi uma das grandes divas da música pop dos anos 80 e 90, graças à combinação de voz extraordinária, boas canções e uma vida pessoal turbulenta.
Na biografia "Whitney Houston!", misturam-se histórias do sucesso no mercado fonográfico - com vários prêmios e milhões de cópias vendidas - e problemas com drogas, dinheiro e os altos e baixos no casamento com o cantor Bob Brown.
Mark Bego resgata a infância da cantora em Nova Jersey, onde cresceu em uma família com forte legado musical. Ele busca, deste o início, elementos que ajudem a explicar o seu comportamento errático. Não faltam detalhes do seu tumultuado casamento com Bobby Brown e os eventos que culminaram em sua trágica morte (por afogamento acidental em uma banheira, possivelmente consequência de consumo de cocaína).
Malandro
Entre os próximos lançamentos planejados pela Sonora Editora está a reedição da biografia do cantor e compositor carioca Moreira da Silva (1902 - 2000). Lançada em 1996, pela editora Record, "Moreira da Silva - O Último dos Malandros", está fora catálogo.
O livro, escrito por Alexandre Augusto, foi lançado quando o ícone da malandragem ainda estava vivo. Moreira ficou conhecido como Kid Morengueira, tendo deixado uma longa discografia. Criador do samba-de-breque, ele começou a carreira na década de 30 e fez shows até pouco tempo antes de morrer, aos 98 anos.
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