Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Há exatamente 15 anos, Dominguinhos reunia um time de feras da MPB para prestar uma das homenagens mais significativas da industria fonográfica aquele que é considerado por muitos o maior nome da música nordestina.

Por Bruno Negromonte


Ao longo deste mês de junho, período em que se é comemorado no nordeste as festividades juninas, o nome de Luiz Gonzaga é tema recorrente a partir do legado fonográfico deixado por ele. Qualquer motivo é válido para ouvir-se as canções do Rei do baião e muitos que aqui estão lendo sabem disso.

Este ano a lembrança talvez venha mais forte por conta do centenário do velho "Lua". Teremos a oportunidade de ouvir neste período, além da voz dele, diversas releituras de seus maiores sucessos ao longo de cerca de 50 anos de estrada. Artistas como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Falamansa e tantos outros trazem para seus respectivos público discos alusivos a esse artista tão representativo da música brasileira. Porém, uma das homenagens mais sinceras e bonitas foi feita há exatamente 15 anos atrás, longe dos holofotes midiáticos voltados ao Rei do baião por conta do seu centenário. Quem prestou essa homenagem foi aquele a quem Gonzaga delegou o título de sucessor: Dominguinhos.

Em 1997, Dominguinhos então artista da gravadora Velas (de propriedade de Vítor Martins e Ivan Lins) decide prestar uma homenagem àquele que foi seu maior incentivador e referência dentro da música. O discípulo do Rei do baião prestou uma homenagem a altura a um dos alicerces da cultura popular nordestina de maneira ímpar, convidando nomes como Gilberto Gil (Forró do Mané Vito), Djavan (Estrada de Canindé), Marinês (Cintura Fina), Nando Cordel (Olha Pro Céu), Jane Duboc (Juazeiro), Sérgio Reis (Baião da Garoa), Daniela Mercury (Paraíba), Geraldo Azevedo (Canta Luiz), João Bosco (O Xote das Meninas), Chico Buarque (Vida de Viajante), Raimundo Fagner (De Teresina a São Luiz), Tânia Alves (Qui Nem Jiló), Zé Ramalho (Não vendo, nem troco), Alceu Valença (Légua Tirana), Elba Ramalho (Vozes da Seca) e Ivan Lins (Assum Preto).


Destaques da música nordestina marcam presença neste álbum: Waldonis apresenta (acompanhado de Dominguinhos) uma releitura da canção Lorota boa, da lavra da antológica dupla Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Maciel Melo vem com a clássica "A Volta da Asa Branca", Genival Lacerda traz "Capim Novo", Guadalupe nos mostra "Súplica Cearense", Dió de Araújo reler "Estrela de Ouro". O álbum ainda conta com as presenças do Quinteto Violado (Numa Sala de Reboco), Jorge de Altinho (Nem Se Despediu de Mim) e Flávio José interpretando "No Meu pé de Serra".


Familiares de Gonzaga também se fazem presentes neste projeto Joquinha Gonzaga (sobrinho do Rei) interpretando "Tacaca" e Daniel Gonzaga interpretando "Pense N'eu" de autoria de Gonzaguinha, pai de Daniel.


Além dessa constelação de estrelas da música brasileira, Dominguinhos ainda nos traz dois números solos: "Asa Branca" e "Treze de Dezembro".


Este álbum pela emblemática figura de Dominguinhos já se faz essencial por si só na discografia de qualquer pessoa que preze pela boa música brasileira, em especial a nordestina. Uma boa pedida para este são João, pois o álbum encontra-se em catálogo.







Dominguinhos e Convidados Cantam Luiz Gonzaga (1997)


Discos 01


Faixas
01 - Asa Branca (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
02 - Forró do Mané Vito (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
03 - Cintura fina (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
04 - Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
05 - Olha pro céu (José Fernandes - Luiz Gonzaga)
06 - Capim novo (José Clementino - Luiz Gonzaga)
07 - Juazeiro (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
08 - Treze de dezembro (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
09 - Baião da garoa (Luiz Gonzaga - Hervê Cordovil)
10 - Lorota boa (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
11 - Paraíba (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
12 - Pense n'eu (Gonzaguinha)
13 - O xote das meninas (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
14 - A morte do vaqueiro (Nelson Barbalho - Luiz Gonzaga)
15 - Canta Luiz (Oliveira - Luiz Gonzaga)




Disco 02
Faixas:
01 - A vida do viajante (Luiz Gonzaga - Hervê Cordovil)
02 - Tacaca (Lourival Passos - Luiz Gonzaga)
03 - Qui nem jiló (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
04 - De Terezina a São Luiz (Helena Gonzaga - João do Vale)
05 - Numa sala de reboco (José Marcolino - Luiz Gonzaga)
06 - Súplica cearense (Nelinho - Gordurinha)
07 - Não vendo nem troco (Gonzaguinha - Luiz Gonzaga)
08 - A volta da asa branca (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
09 - Assum preto (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
10 - Vozes da seca (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
11 - No meu pé de serra (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
12 - Nem se despediu de mim (João Silva - Luiz Gonzaga)
13 - Légua tirana (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)
14 - Estrela de ourO (José Batista - Antônio Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário