Porém, remando contra todas essas adversidades existentes, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG através da pessoa do maestro, arranjador e professor Jarbas Cavendish Seixas vem fazendo um trabalho belíssimo nesse formato "Big Band" tão escasso nos dias atuais em nosso país. A Pequi faz parte de um restrito grupo de "Big Bands" nacionais que se enumeradas não chegam a um números significativo, mas em detrimento a isso procuram dignificar e exaltar a música brasileira como um todo, assim como também fazem bandas do mesmo estilo como a Mantiqueira e a Spok Frevo Orquestra (sendo esta última mais adepta de um gênero só: o frevo).
Com a coordenação do Jarbas e o auxílio de nomes como Alexandre Magno, Fabiano Chagas, Tonico Cardoso, Fábio Oliveira, Johnson Machado, Everson Bastos e Diones Correntino, o trabalho da Banda Pequi tem sido elaborado de maneira exímia e tem mostrado ao Brasil que a música instrumental só precisa de estímulo para dar frutos. Hoje a Pequi é uma família, um centro de resistência ao que é imposto pelo mercado musical global e um local de culto a boa música, onde o predomínio maior de seu repertório é a música popular brasileira.
"Estávamos àquela época com a ideia de gravar um cd de registro, caseiro. Perguntei ao Nelson se ele autorizaria gravar suas músicas e arranjos e ele prontamente concordou, com a condição de estar presente no projeto. Foi assim com o Ney e o Kiko. A Leila quando soube da história disse na hora:estou nessa." relata Jarbas.
Esse trabalho começou a se desenhar em 2008 quando a Pequi foi convidada para fazer uma participação no Canto da Primavera com a presença de Nelson Faria, Ney Conceição, Kiko Freitas e Leila Pinheiro.
Finalmente, quase 02 anos após o início da proposta e em comemoração aos 10 anos do grupo o CD chegou em forma de presente para aqueles que acompanham a Pequi e amam a boa música instrumental brasileira. O CD tem como produção a Universidade Federal de Goiás, através da Pro- Reitoria de Extensão e Cultura, do Instituto Casa Brasil e conta com recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.
Há no álbum a participação pra lá de especial de nomes como Ney Conceição, Nelson Faria e Kiko Freitas (integrantes do Nosso Trio) e Leila Pinheiro.
O Lançamento aconteceu em novembro passado no Centro de Eventos e Cultura da UFG e contou com a participação do Nelson Faria e da Leila Pinheiro.
O repertório do álbum é composto por 10 faixas que deixa o ouvinte com a sensação de bem que poderia ser 20. Todas elas são registros belíssimos do nosso cancioneiro popular com um toque requintado dos arranjos de nomes como Jarbas Cavendish , Nelson Faria , Adail Fernandes e Rafael dos Santos.
As faixas que compõem o álbum são as seguintes:
01 - Brooklyn High (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
02 - Ioiô (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
03 - Estamos aí (Maurício Einhorn) - Arranjo: Nelson Faria
04 - Coisa Nº10 (Moacir Santos) - Arranjo: Adail Fernandes
05 - Jirau (Rafael dos Santos) - Arranjo: Rafael dos Santos
06 - Pelas Tabelas (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish
07 - Brejo da Cruz (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish / Voz: Leila Pinheiro
08 - Dindi (Antônio Carlos Jobim)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
09 - Canibaile (Guinga - Aldir Blanc)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
10 - Vera Cruz (Milton Nascimento - Márcio Borges)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
Para aquisição do CD há a possibilidade através do blog da Pequi que pode ser acessado se clicarem na imagem do álbum ao lado direito do blog ou na imagem do álbum presente aqui na postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário