O Bloco das Flores, primeira agremiação lírica de Pernambuco fundada em 1920, tem uma razão a mais para se alegrar no Carnaval deste ano. A agremiação comemora 90 anos de existência. Para o grupo a festa já começou com o acerto de marchas que integram a programação de prévias carnavalescas da Prefeitura do Recife. Os ensaios estão acontecendo desde janeiro na Praça do Arsenal, às 20h. Os próximos estão marcados para esta sexta (05).
Além do aniversário, o bloco, que tem o maior número de frevos em sua homenagem, comemora a gravação do primeiro registro fonográfico com lançamento de um CD no próximo dia 09 de fevereiro. O CD traz no repertório músicas já conhecidas como Nostalgia, Regresso e Marcha das Flores e também gravações inéditas de composições de Raul Moraes.
Jane Emirce de Melo, presidente do bloco, considera o CD uma consagração do trabalho. “É uma grande alegria para todos nós podermos registrar as músicas que animam os carnavais de tantas gerações. É uma maneira de manter nossa cultura viva”, afirma Jane.
História - Na década de vinte do século passado, um grupo de músicos, compositores e carnavalescos, liderados por Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon e Raul Moraes, entre outros iniciaram uma nova categoria de frevo, sendo o Bloco das Flores o primeiro do Recife (1920). Esse evento deu origem a diversas outras agremiações, consolidando tanto o ritmo frevo de bloco música, como o bloco lírico enquanto agremiação. Integrando as mulheres da classe média ao Carnaval de rua do Recife.
Em 1937, o Bloco das Flores parou de desfilar com os falecimentos de Pedro Salgado, seu principal mantenedor e Raul Moraes, compositor e diretor da orquestra. Retornou em 2000, quando foi restaurado por um grupo de intelectuais e amantes das tradições do Carnaval de Pernambuco: Francisco de Assis Maciel dos Santos, Jane Emirce de Melo, Maria dos Prazeres Oliveira de Maria, Vilma Ferreira de Oliveira, Cícero Francisco, Sílvio Roberto, Wagner Marinho, Janduhi e Aparecida Pedrosa de Melo, Luiz Francisco (Nunes) e Maria José (Zita), e Maestro Ciará.
O Bloco das Flores agrega pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. Uma grande massa apaixonada pelo ritmo dolente da orquestra de pau e corda e do “coral de anjos” o acompanha. Turistas de vários recantos do país e do exterior se encantam com essa modalidade de frevo, e a presença garantida a cada ano vai aumentando e se perpetuando no deleite do frevo de bloco. É a agremiação com o maior número de frevos em sua homenagem, o seu repertório contém mais de vinte composições de autores de ontem e de hoje. Com flores, perfume, lindas canções e fantasias, a agremiação desfila com graça levando a paz do lirismo aos amantes do Carnaval de Pernambuco.
Caros do Musicaria Brasil
ResponderExcluirO Bloco das Flores agradece com alegria e flores, a matéria sobre o seu primeiro CD e história.
Jane Emirce
Presidente
Gostaria de saber como participar do bloco
ExcluirGostaria de saber como participar do bloco
ResponderExcluirEu também não encontro sede nem endereço nada que ajude.
ExcluirOnde se pode encontrar o CD com as marchas do BLOCO DAS FLORES, particularmente o seu regresso?
ResponderExcluirLeonardo Dantas Silva - telefone 81 999575258
Contatos Bloco das Flores: (81) 99607.2575 / 81 98736.4943 (os dois telefones também são WhatsApp). Não tem mais CD Bloco das Flores 90 Anos para venda.
ResponderExcluirNo Centenário de Fundação, o Bloco das Flores foi o Homenageado do Carnaval do Recife 2020.
Agradecemos o carinho ao primeiro ao Bloco das Flores.
Bloco das Flores, contatos: (81) 99607.2575 / (81) 98736.4943 (ambos também são WhatsApp)
ResponderExcluirContatos Bloco das Flores: (81) 99607.2575 / 81 98736.4943 (os dois telefones também são WhatsApp). Não tem mais CD Bloco das Flores 90 Anos para venda.
ResponderExcluirNo Centenário de Fundação, o Bloco das Flores foi o Homenageado do Carnaval do Recife 2020.
Agradecemos o carinho ao primeiro ao Bloco das Flores.