Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2009

"CAUSOS" DE SEU LULA

Por Luiz Lemos.

"Anselmo de Lica" era um amigo de Gonzaga, dos tempos de menino. Ele também tocava sanfona e ia a todos os bailes e forrós com o Lua. Quando Gonzaga arrumava um "xodó" no baile, botava o Anselmo pra tocar no lugar dele e ia dançar ou... fazer outras coisas, que ninguém é de ferro.E a proposta era, no final do baile, dividir o "cachê" entre os dois, metade para cada um.Só que, na hora de dividir, Lua era sabido e Anselmo, coitado, meio bobo.Então, Lua dividia:"Acá... são quarenta mirréis! Prestenção. Vamo reparti no meio: Um pá eu, um pá tu, um pá eu.Um pá eu, um pá tu, um pá eu...Um pá eu, um pá tu, um pá eu... E, assim, com esse estratagema, Lua ficaca com dois terços da grana e Anselmo com um terço! Sabido, né?
Pêdo Mêa Garrafa" E qué ôta???Então lá vai!Luiz tinha outro amigo, de nome "Pêdo Mêa Garrafa". (Ele é citado na estória Karolina com K", gravada por Lua. É aquele que dança com Karolina, enquanto Lua toca).Pois bom. Cês sabem qual a origem do apelido do "Pêdo Mêa Garafa"?Não? Então, prestenção:Pedro, (até intão só Pedro), bebia muito. E Luiz, que gostava muito dele, lamentava o fato. - Luiz não bebia!
Uma madrugada, Luiz encontrou com Pedro bêbado, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e ainda... com uma garrafa de pinga no bolso. Luiz brigou, deu conselho, fez o diabo. E pediu a Pedro para parar de beber. Pedro concordou. "Se o cumpadi tá pedino... páro na hora. Pronto, parei. "Então, cumpade, faz o seguinte: para celebrar este momento, DERRAME AQUI NA CALÇADA essa garafa de pinga! - disse Luiz.
E Pedro: "Bão... o cumpadi mi disculpe, mas isso eu não posso fazer, não.
E Lua: "Mas, por que não pode?"
E Pedro: "Porque sô mêa garrafa é minha. A ôta metade é do Anselmo de Lica!"
E Gonzaga: "Ôxente!... então joga fora a SUA METADE, home!"
E Pedro: "Também não posso, cumpade!
Gonzaga "Não pode... por que?"
E Pedro: "Porque a MINHA metade é a que está POR BAIXO!!!"
Dizem que "Pêdo Mêa Garrafa" nunca parou de beber. Mas também nunca mais se livrou do apelido que Gonzaga lhe deu, naquela mesma hora:
"Então vai com Deus, compadre "Pêdo Mêa Garrafa!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário