No início dos anos 70, já passados o impacto "pra dentro" da Bossa Nova e recém assimilando o impacto "pra fora" da Tropicália, a música brasileira se torna cidadã do mundo, incorporando elementos os mais diversos para compor algo com nossa cara... Tim Maia acrescenta elementos de brasilidade ao soul e mais tarde ao funk a la Montown.. Jorge Ben, Trio Mocotó e Black Rio aos poucos davam forma a um tipo bem brasileiro de Black music, o próprio samba ia ganhando novas conotações (por exemplo, com a dupla João Bosco e Aldir Blanc), enquanto elementos de um rock mais sombrio -inspirados no fusion - tomavam conta dos trabalhos de Milton Nascimento e Elis Regina.. No meio dessa zona surge um disco que ao mesmo tempo era uma espécie de simbolo complexo dessa pluralidade, e e um elemento novo que destoava completamente do que estava sendo feito.
Luis Melodia, carioca do morro do estácio, tinha tudo pra ser um sambista dos bons - e compos realmente sambas fantásticos - mas decidiu deixar-se levar pelo momento histórico privilegiado e misturar múltiplas influências. Criou um disco que é único, sem gênero ou em qualquer outra espécie de classificação. Não gerou linhagem, não criou escola nem seguidores, pois o que fez é de uma espécie de esperimentalismo diferente do que o país estava (está) acostumado, menos espalhafatoso que tropicalismo e afins, menos sóbrio e pop que os mineiros do clube, com muito mais arestas que o samba rock de Jorge Ben... O próprio disco já era um samba do criolo doido. Tem gêneros tradicionas - o samba canção de Estácio, eu e você, gêneros tradicionas mas com elementos de desconstrução - os gritos insanos no forró de janeiro, musicas que misturam diversos gêneros - estas caminham para um anticlimax, tanto pela resolução musical quanto pelo nom-sense da letra - gêneros que são tradicionais, mas não no Brasil, como no pop swing de Objeto h, etc... Quando a música segue um sentido mais tradicional (embora quase sempre com um ou outro sutil efeito inusitado), a letra caminha para o nom-sense (O sol, não adivinha/ Baby, é magrelinha/ No coração do Brasil).
Arranjos sutis (Pérola Negra só tem piano, baixo e naipe de metais) precisos e conscientes, mistura de ritmos sem nacionalismo gatuíto, muitas vezes chocando varios gêneros dos países centrais para resignificá-los, sem apelar para coloridos tupiniquins. Outras vezes a resignificação se dá pela letra, cujo sentido fica em suspenso (e sem ter uma prioridade ritmica tão marcada como em Jorge Ben). Estilo de interpretação fantástico - o cara canta muito. Caso o disco não fosse tão bom, integraria a lista dos mais fundamentais do Brasil pelo que mantém de inusitado, sendo um caso único e peculiar...
Pérola Negra - 1973 - POLYGRAM
Direção de Produção: Guilherme Araújo
Direção Musical: Perinho Albuquerque
Direção de Estúdio: Sérgio M. de Carvalho
Técnicos de Gravação: Luigi, Luiz Paulo, Yeddo
Estúdio: Phonogram - Somil
Arranjos: Perinho Albuquerque, Arthur Verocai (Prá Aquietar)
Corte: Joaquim Figueira
Fotos e Capa: Rubens Maia
Arte do CD: Vanessa Stephanenko
Direção Musical: Perinho Albuquerque
Direção de Estúdio: Sérgio M. de Carvalho
Técnicos de Gravação: Luigi, Luiz Paulo, Yeddo
Estúdio: Phonogram - Somil
Arranjos: Perinho Albuquerque, Arthur Verocai (Prá Aquietar)
Corte: Joaquim Figueira
Fotos e Capa: Rubens Maia
Arte do CD: Vanessa Stephanenko
Faixas:
01 - Estácio, Eu E Você (Luiz Melodia)
Com o Regional de Canhoto
02 - Vale Quanto Pesa (Luiz Melodia)
Violão e Viola: Perinho Albuquerque
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
Bateria: Lula
Percussão: Robertinho e Luis Paraguai
Violão e Viola: Perinho Albuquerque
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
Bateria: Lula
Percussão: Robertinho e Luis Paraguai
03 - Estácio, Holly Estácio (Luiz Melodia)
Violão: Perinho Albuquerque
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
Bateria: Robertinho
Gaita de Boca: Rildo Hora
04 - Prá Aquietar (Luiz Melodia)
Piano: Hugo Bellard
Baixo: Fernando Leporace
Guitarra: Hyldom
Bateria: Pascoal
Arranjo e Regência: Arthur Verocai
05 - Abundantemente Morte (Luiz Melodia)
Violão e Guitarra: Perinho Albuquerque
06 - Pérola Negra (Luiz Melodia)
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
07 - Magrelinha (Luiz Melodia)
Guitarra: Perinho Albuquerque
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
08 - Farrapo Humano (Luiz Melodia)
Guitarra: Piau
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
Bateria: Lula
Percussão: Robertinho e Luis Paraguai
09 - Objeto H (Luiz Melodia)
Violão e Guitarra: Perinho Albuquerque
Piano: Antonio Perna
Baixo: Rubão Sabino
Bateria: Lula
10 - Forró De Janeiro (Luiz Melodia)
Violão e Viola: Perinho Albuquerque
Acordeão: Dominguinhos
Baixo: Luis Alves
Percussão: Robertinho, Lula e Luis Paraguai
Part. Esp.: Damião Experiença
Violão e Viola: Perinho Albuquerque
Acordeão: Dominguinhos
Baixo: Luis Alves
Percussão: Robertinho, Lula e Luis Paraguai
Part. Esp.: Damião Experiença
Nenhum comentário:
Postar um comentário