sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

OBRA DE ACCIOLY NETO É RESGATADA EM ÁLBUM TRIBUTO

O álbum duplo "Natureza Sonhadora" faz uma merecida reverência a Accioly Neto, com participação de artistas de várias gerações

Por Mariana Mesquita



A obra de Accioly Neto está viva e renovada. O público que acessar as plataformas digitais poderá ter acesso a "Natureza Sonhadora", um álbum tributo ao cantor e compositor que reúne tanto sucessos de sua carreira, como músicas inéditas. São 33 faixas, gravadas por nomes como Zélia Duncan, Romero Ferro, Zeca Baleiro, Fagner, Chico César, Almério, Clayton Barros, Mariana Aydar, Elba Ramalho e Flávio José, entre outros intérpretes. O disco também será vendido no formato de cd duplo (R$ 39,90).

A necessidade de resgatar a produção de Accioly era premente. Falecido em 2000 por conta de um aneurisma cerebral, com apenas 50 anos, e conhecido pela qualidade e quantidade de suas músicas, ele se tornou mais popular por conta de forrós como "Espumas ao vento" e "Lembrança de um beijo", além de outros sucessos que foram veiculados nacionalmente em trilhas de novelas e filmes. Mas ele também passeou por outros ritmos e chegou a ser finalista do prêmio de música MPB Shell de 1981, com a música "Paraíso das Hienas" (gravada originalmente por Jessé e interpretada no novo cd tributo por Zeca Baleiro).



A tarefa de produzir o novo álbum virou um projeto afetivo, familiar: além da esposa, Tereza, e da filha, Talitha (que atuou como produtora e uma das cantoras do disco), a produção musical ficou a cargo do compositor e músico André Macambira, marido de Talitha. As belas ilustrações que compõem o encarte foram feitas pela sobrinha-neta do artista, Diana Lins. 

"Nossa intenção era revigorar a obra dele, não deixar que caísse no esquecimento, até porque a maioria dos discos está fora de catálogo. E estamos muito satisfeitos, porque o resultado final ficou muito bonito", comemora Talitha, para quem "Natureza Sonhadora" tem "um sabor de novidade". "Não queríamos fazer um disco saudosista", pontua.

Entre a aprovação do projeto junto ao Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) e a finalização do álbum, foram exatos dois anos de muito trabalho.

"O disco ficou bem misturado. Inicialmente, pensamos em fazer vinte faixas, dez com os hits mais famosos e dez menos conhecidas, mas depois desistimos do formato e deixamos o processo fluir", relembra Talitha. A quantidade de faixas precisou ser ampliada, porque muitos artistas queriam participar - "e ainda ficou gente de fora", como confessa a produtora. Ela brinca: "como ele tem quase mil músicas registradas, quem sabe fazemos um novo tributo no futuro".

Distribuído pela Tratore, o álbum tributo contou com os arranjos de Yuri Queiroga, Juliano Holanda, Renato Bandeira e Júlio Cesar Mendes . Além das plataformas digitais, também está no ar o site www.acciolyneto.com.br, onde o público pode ter acesso a vídeos, fotografias e outras informações sobre o artista.

0 comentários:

LinkWithin