segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

A FAUNA E A FLORA NORDESTINAS REPRESENTADAS NAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA – REI DO BAIÃO - PARTE 08

Por Neudiran Gonçalves Nunes


Resultado de imagem para luiz gonzaga e o sertão


CONSIDERAÇÕES FINAIS

É sabido que a fauna tem importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos beija-flores, insetos como borboletas, besouros etc.

A cultura nordestina é bastante diversificada, seja nos costumes, na culinária ou nas músicas que sempre chamaram a atenção de pessoas de outras regiões e também de outros países. Porém, o que mais se destaca na região é a música com seus diversos estilos, variando de axé à forró pé de serra. Mas dentre os estilos e os artistas, um artista se destacou não só no país, mas fora, o conhecido por todos como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ele marcou a história do Nordeste e da música, é graças à ele que o forró é um dos estilos musicais mais conhecidos, não só na região. Os ritmos dançantes e as letras que sempre chamaram atenção por representarem à sua visão sobre o Nordeste foi o ponto crucial para toda sua carreira.

Foi Luiz Gonzaga, junto com seus poetas como Zé Dantas, Patativa do Assaré e Humberto Teixeira e muitos outros que divulgaram o sertão nordestino que está na imaginação do povo brasileiro. Mas, pintores como Portinari, poetas como João Cabral de Melo Neto, romancistas como Graciliano Ramos, dramaturgos como Ariano Suassuna, se somaram nessa divulgação, mas como uma crítica à crueldade da fome e da sede que pairavam sobre o semiárido.

A música de Gonzaga continua viva por ser uma obra prima da cultura popular, mas a nossa realidade mudou. Há muito pelo caminho, mas grande parte desse caminho foi feito. Gonzaga gostaria de ver a volta de grande parte dos migrantes nordestinos para o Nordeste.

É notório que as pessoas ainda curtem muito o Rei do Baião, valorizando que há de melhor no Nordeste brasileiro através das músicas desse pernambucano que muito marcou a cultura nordestina.


REFERÊNCIAS

ÂNGELO, Assis. Eu Vou Contar Pra Vocês. São Paulo: Ícone, 1990. Luiz Gonzaga: Vozes do Brasil. São Paulo: Martin Claret, 1990. 

CLÁUDIO, Manoel. 100 Árvores do Cerrado. Guia de Campo: Rede de sementes do cerrado, 2005

DONATO, A. A "árvore sagrada do sertão" precisa ser preservada. Integração, v.4, n.26, p.16-18, mar./abr. 1996.

DREYFUS, Dominique. Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga. Vozes do Brasil. 2 ed. São Paulo: 34, 1997. 

FAOSTAT. Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 2009. Web. Texto extraído do site www.cnpms.embrapa.br em 06 de novembro de 2012.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HOUAISS, Antônio; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa; Lisboa; Temas e Debates; 2005.

OLIVEIRA, Gildson. Luiz Gonzaga: o matuto que conquistou o mundo. Recife: Comunicarte, 1991.

REZENDE, Maria José de. Os sertões e os (des)caminhos da mudança social no Brasil. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 201-226, nov. de 2001

SANTOS, José Farias dos. Luiz Gonzaga: a música como expressão do Nordeste. São Paulo: IBRASA, 2004.

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000

0 comentários:

LinkWithin