sexta-feira, 24 de novembro de 2017

ROBERTO MENESCAL, 80 ANOS

Resultado de imagem para roberto menescal 80 anos


O violonista, guitarrista, produtor e compositor capixaba, radicado no Rio de Janeiro, Roberto Menescal, conhecido carinhosamente por “Menesca”, é um dos maiores nomes da primeira geração da Bossa Nova e da nossa MPB.
Vai comemorar no próximo dia 25 de outubro, os seus joviais 80 anos e, por incrível que pareça, somente no ano de 2010, ganhou o primeiro livro sobre sua vida, escrito pela jornalista Bruna Fonte, lançado pela Editora Irmãos Vitale.
Através de uma narrativa leve e intimista, desenvolvida em onze capítulos, a autora relata, em primeira pessoa, muitas histórias (algumas inéditas e surpreendentes), abrangendo toda a sua trajetória musical de sucesso e da sua vida cotidiana. Vai além de uma simples biografia, e o seu formato, lembrando muito um almanaque, facilita a leitura e agrada em cheio. Traz também depoimentos sensíveis de artistas, amigos e familiares, que dão força e credibilidade ao texto. Para escrever o livro, Bruna teve o privilégio de conviver com o músico, ouvindo e anotando, com muita atenção, as histórias sobre a criação do gênero, da sua vida pessoal, de suas parcerias, de suas amizades, assim como todos os assuntos relacionados à grande paixão da sua vida, a música.
Os momentos mais surpreendentes do livro são contados quando Menescal menciona o surpreendente distanciamento com o parceiro de “Bye Bye Brasil” (1979), Chico Buarque, ocorrido quando ele recebeu um convite para mudar para uma gravadora concorrente. Fala também da sua determinante escolha do repertório do disco “Elis” (1972) e que se tornou um grande sucesso, mesmo contra a vontade inicial de Elis Regina, que não queria gravar de jeito nenhum aquelas músicas, selecionadas por ele. E conta também a curiosa resistência do cantor Emílio Santiago, que não queria gravar o projeto “Aquarela Brasileira”, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas de discos no Brasil. Outro ponto marcante do livro são as várias passagens contadas ao lado do maestro Tom Jobim, seu grande amigo e considerado como “guru da música”. Tom sempre chamava o “Menesca” em sua casa para mostrar as suas músicas e também para ajudar seu pupilo nas suas composições. Seus conselhos foram determinantes para que ele seguisse na carreira como músico e não na engenharia ou arquitetura (sonho de seu pai), no funcionalismo público ou na Marinha (sua ideia pessoal). E ele nos revela também os outros “gurus” da sua vida: João Gilberto, o da sensibilidade, André Midani, o da organização e Paulo Coelho, o da confiança (seu grande amigo, que inclusive assina o prefácio do livro) e Luiz Correia de Araujo, o da natureza.
Em razão de tantas histórias que ficaram de fora do primeiro livro, no final de 2012, a escritora Bruna Fonte, desta vez em parceria com o artista (que assina também como autor), lançou o segundo livro sobre Roberto Menescal, desta vez pela Editora Prumo e com o título “Essa Tal de Bossa Nova”, mais focado nas histórias dos bastidores da Bossa Nova e da MPB.
E ele vai ganhar no mês do seu aniversário de 80 anos mais uma biografia, desta vez escrita pela sua prima Claudia Menescal, intitulada “Roberto Menescal – Um arquiteto musical”, que será lançado pela Sonora Editora, com fotos e histórias inéditas. Viva Roberto Menescal, um artista genial!


Fonte: http://www.digitaljazz.com.br

0 comentários:

LinkWithin