domingo, 1 de março de 2015

COLETÂNEA MOSTRA SOFISTICAÇÃO DAS HARMONIAS DE ARISMAR


Por Sidney Molina



É a falta de opções a preços acessíveis que leva os músicos e estudantes brasileiros à pirataria de partituras ou, ao contrário, é a facilidade do xerox e do PDF que inibe os lançamentos editoriais?

Na música erudita tem sido cada vez mais difícil encontrar edições comerciais de obras de compositores brasileiros, mesmo dos mais famosos. Já na canção popular, houve, a partir de meados dos anos 1980, um esforço para fixar com algum rigor as melodias e os acordes dos principais nomes da MPB.

Graças aos livros de Almir Chediak (1950-2003), popularizou-se aqui o termo "songbook", eventualmente traduzido por "cancioneiro", como na refinada edição da obra de Tom Jobim (1927-1994).

No âmbito da música instrumental brasileira os lançamentos têm sido raros, o que adiciona importância ao songbook com composições do guitarrista, violonista, baixista, pianista e baterista Arismar do Espírito Santo.

O livro segue faixa a faixa o CD "Alegria nos Dedos" (2012). Apesar de Arismar ser um virtuose e, no disco, atuar com outros –como o saxofonista Vinicius Dorin e a flautista Léa Freire, além do filho Thiago– as composições carregam certa simplicidade formal.

Muitas poderiam mesmo ser canções: os andamentos são pausados, as melodias têm tessitura pequena e usam notas longas. A curtição composicional está na relação entre melodias e harmonias, e de ambas com a variedade dos ritmos brasileiros.

A edição cuida bem do essencial, as partituras. Mas perde a oportunidade de adicionar alguns ensaios mais ambiciosos, colocar mais reflexão sobre o estilo e, para além do puro elogio, apresentar melhor o autor.

Há, no entanto, breves comentários sobre cada peça por Arismar e convidados. Alguns são descritivos (como o de Cleber Almeida); outros impressionistas (Jean Garfunkel); outros, ainda, prescritivos, conversam diretamente com o músico que se prepara para estudar (tal como propõe Toninho Horta).

Tomara o lançamento aponte para um novo ciclo no mercado de partituras, mas, para isso, os músicos terão de vencer a tentação da pirataria.


SONGBOOK ARISMAR
AUTOR - Arismar do Espírito Santo
EDITORA - Passarim
QUANTO - R$ 65 (80 págs.)

0 comentários:

LinkWithin