sábado, 22 de novembro de 2014

CARMEM DI NOVIC - ENTREVISTA EXCLUSIVA

A virtuosa instrumentista volta ao nosso espaço para um bate-papo exclusivo onde aborda diversos temas referentes a sua biografia musical e carreira

Por Bruno Negromonte



Com profunda afinidade com o instrumento que escolheu para exercer o seu ofício, Carmem Di Novic desdobra-se não apenas como compositora, mas também como instrumentista, musicoterapeuta e intérprete. Apesar de ter nascido no Paraná foi no centro-oeste que vem desenvolvendo sua carreira exercendo os papéis de diretora e professora por longa data na academia a qual fundou e que leva seu nome nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de apresentar o “Programa Carmem Di Novic”, na Rádio Educadora de Colíder da região. Com zelo e maestria a musicista vem apresentando um trabalho que vem recebendo os mais distintos elogios tanto da crítica quanto do público. Dentre suas produções fonográficas, Di Novic conta com títulos como Recital de Violão”, (lançado em 2004), Caminhos de Amor” (1995) e Carmem Di Novic interpreta Urany Larangeira” . Recentemente a musicista lançou o álbum Recital de Violão - ll Carmem Di Novic”, como vocês puderam tomar conhecimento aqui mesmo no Musicaria Brasil a partir da pauta O VIOLÃO COM UM TOQUE FEMININO. Hoje, de modo bastante gentil, a artista volta para um bate-papo exclusivo onde aborda diferentes temas como suas reminiscências musicais, o seu  o meu amor e respeito ao violão, um novo projeto autoral que pretende lançar em breve, entre outros assuntos. Vale a pena conferir!



A música é algo que sempre esteve presente em sua vida? Qual a lembrança mais antiga do seu envolvimento com ela?

Carmem Di Novic - Sim, meu pai foi acordeonista e desde criança me incentivou a participar de coral  na igreja, escola e cantar  nas reuniões de família. Aos 9 anos de idade ingressei na minha primeira Escola de Música no Paraná e já me apresentava nas audições de final de ano e datas festivas.


E o violão? Quando foi que você de fato decidiu que ele a acompanharia?

CDiN - Tendo gravado em 1996 meu primeiro CD, com músicas populares de minha autoria, senti a necessidade de avançar nos estudos do instrumento e aprimorar minhas composições e técnica interpretativa. Mas foi em 2000, ao retornar do Intercâmbio de Grupos de Estudo que fiz em Wisconsin- Estados Unidos, que resolvi seguir carreira Superior de Violão Erudito, para expandir e divulgar aqui no Brasil um repertório violonístico conhecido e respeitado em vários países desenvolvidos.


Quais os nomes que espelhou-se para dar continuidade a esta ideia e que ainda hoje influencia o seu trabalho?

CDiN - Meu saudoso Mestre Professor Urany Larangeira, violonista e compositor, foi sem dúvida,  meu grande incentivador à arte do Violão, acompanhando toda minha trajetória musical, me  orientando até me conduzir ao Bacharelado e Pós-Graduação no Rio de Janeiro, onde então estudei com outros renomados professores e concertistas como Paulo Pedrassoli, Valmyr de Oliveira e respeitáveis musicoterapeutas como Dra. Lia Rejane Barcellos, Dra. Marly Chagas e Mt. Martha Negreiros.


Sua experiência no Rio de Janeiro a oportunizou entrar em contato com um nome imprescindível em sua carreira: Urany Larangeira, a quem você recentemente dedicou o álbum. Quais os critérios que a levaram a prestar essa grande homenagem ao seu ex-professor e como se deu a escolha do repertório? 

CDiN - O CD Carmem Di Novic interpreta Urany Larangeira” foi um projeto em parceria com a família Larangeira- representada pela viúva, Sra. Helena Ribeiro Larangeira, em 2010, alguns anos após seu falecimento. Fiz um estudo e levantamento de sua obra musical escrita em partituras para violão solo, que reúne lindos choros e valsas e outras peças clássicas, as quais eu já conhecia, havendo até mesmo tocado com o referido violonista, entre outras peças inéditas. Como ele sempre me dizia que eu seria a continuadora de sua obra, resolvi gravar e divulgar parte dessa maravilhosa obra violonística, homenageando esse exímio e admirável compositor brasileiro.


Como você chegou ao Mato Grosso? Foi fácil fixar-se “na terra” de outra grande instrumentista brasileira, que foi Helena Meirelles, conquistando o respeito e reconhecimento dos conterrâneos da saudosa artista?

CDiN - Vim ao Mato Grosso do Sul  ainda jovem, após concluir a Faculdade de Letras em Umuarama e Conservatório Musical,  juntamente com meus pais e implantei minha Academia de Música, trabalhando por longa data. As pessoas aqui são extremamente musicais e receptivas à arte. A Fundação de Cultura tem me contemplado com bons projetos culturais para intensificar e ampliar cada vez mais meu trabalho atual, ao qual me dedico, como Concertista e Produtora Fonográfica. Dei continuidade aos meus estudos no Rio de Janeiro para estudar Bacharelado em Música e Pós –Graduação em Musicoterapia, tendo concluído em 2010.


O universo do violão ainda é visto como predominantemente masculino, no entanto trabalhos como o seu acaba quebrando essa engessada visão sobre o instrumento, Em algum momento você sentiu em sua carreira algo referente a esta hegemonia?

CDiN - Acho que o meu amor e respeito a esse sublime instrumento, o Violão, superam qualquer preconceito ou barreira, conduzindo-me sempre a caminhos que tem me impulsionado a nunca desistir e seguir em frente com extrema dedicação à arte. E, muitas vezes, o fato de ser  uma mulher violonista tem facilitado a formação de um público variado, de diferentes classes sociais e faixas etárias, como jovens, crianças e adultos. Meu empenho e objetivo, é poder ajudar as pessoas a vivenciarem bons momentos de paz e harmonia que a música pode oferecer, seja participando de meus concertos ou ouvindo meus CDs.


No álbum “Recital de violão” você transita entre o erudito e o popular de modo muito harmonioso sem deixar-se rotular nem por um nem por outro. Como você consegue equilibrar-se nesta tênue linha?

CDiN - Como disse, meu desejo é de chegar ao coração das pessoas com minha música, que elas possam desfrutar do potencial terapêutico e restaurador que a música tem. Portanto, busco interpretações variadas, visando sempre o aprimoramento técnico e elevação espiritual, pra que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons, seja qual for o estilo musical apresentado.


O ex-presidente Lula sancionou a Lei 11.769 determinando a obrigatoriedade da música nas escolas de educação básica de todo o país. No entanto o que se vê seis anos depois ainda deixa muito a desejar A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a área de educação musical no País. Você como discente acredita que estamos no caminho certo ou o caminho não é bem por aí e por isso estamos sem avanços significativos na área?

CDiN - Sem dúvida, é muito importante a educação musical nas Escolas, porém, deve ser bem elaborada e diversificada, para que seja atrativo e interessante. Tem que se investir em bons profissionais e haver mais recursos para produções artísticas nas Escolas, como corais, grupos, orquestras, etc. Não pode ser um  estudo “técnico” apenas, mas formar e preparar apreciadores musicais, que saibam produzir, ouvir e transferir para sua vida a “afinação”, harmonia e equilíbrio que a música proporciona.


No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul você criou academia de música que levam seu nome. Você poderia nos contar um pouco como surgiu a ideia de implantar tais projetos?

CDiN - Pensei em expandir o estudo da música e fomentar o interesse pela mesma. Vários alunos que passaram pela Academia de Música Carmem Di Novic, seguiram carreiras como duplas, bandas, solistas ou cantores religiosos. Em outros casos,  contribuiu para o o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes. Sinto-me feliz por isso, mas atualmente dedico-me a  concertos e gravações musicais, tendo transferido a outros profissionais a continuidade a esse trabalho acadêmico por mim iniciado.


Já estamos chegando em 2015 e neste ano que está prestes a começar você completa duas décadas de carreira fonográfica. Há alguma comemoração em vista?

CDiN - Realizei esse mês em Campo Grande, um Concerto Musical apresentando as músicas dos últimos CDs gravados e estou preparando um novo CD autoral  intitulado: “Musicoterapia em  Canções por Carmem Di Novic”, que pretendo lançar em 2015. Obrigada!!!



Maiores informações:

Facebook - https://www.facebook.com/carmem.galadinovic

Blogspot - http://carmemdinovic.blogspot.com.br/

Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCvmnfVyu8laRhkR8a_3Hu6Q


Academia De Música Carmem Di Novic:
Av. Tancredo Neves, 2121 Colíder - MT 78500-000, Brasil‎
+55 66 3541-1538


Vendas do álbum:
https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/cart.jhtml?s=2923413cecf64b8b29aa748945166580f7bb89230cfdc2c977228e48cc48271a#rmcl

0 comentários:

LinkWithin