quarta-feira, 17 de setembro de 2014

VALÉRIA LOBÃO, 50 ANOS

Casada com o músico Carlos Fuchs, entre 1991 e 1993 fez parte do elenco do musical "Cantares em Desafino", de Ronaldo Florentino, apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. No ano posterior participou, no Teatro João Caetano, como cantora da montagem da peça "Farra de Atores", do diretor Márcio Vianna.


Começou a carreira artística no início da década de 1990.

Em 1992, ao lado de André Protásio, Ana Calvente, Anna Amendola, Letícia Dias, Silvia Carvalho, Carmen Louise, Cristina Deane, Mariana Warth, Nina Fras, Fabiano Lacombe, Flávio Mendes, Pedro Quental, Raphael Gemal, Augusto Ordine, Murilo Sierra e Sérgio Stern, passou a integrar o grupo vocal Equale, com o qual lançou dos discos "Expresso Gil" (1999) e "Um gosto de sol" (2004), tendo nesse último, o grupo, contado com as participações especiais de Milton Nascimento e Danilo Caymmi. Integrando o Equale fez diversos shows, entre eles apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de festivais de música no Brasil e na Espanha.

Integrou, també, com Marlon Mouzer, um duo de voz e violão, apresentando-se em vários espaços culturais do Rio de Janeiro.

No ano de 2007 deixou o grupo para seguir carreira solo, apresentando-se em vários palcos do Rio de Janeiro, entre os quais Bar Mercado Moderno, Bar Dama da Noite, Bar Semente, Bar Emporium 100, Bar Severina, Clube dos Democráticos e Clan Café.

Participou dos CDs "Nos bailes da vida" (Bebeto); "Pra tudo ficar bem" e "Um violão na roda de choro" (Zé Paulo Becker); "Lua no céu" (Yuri Popoff); "Serenata" (Oswaldo G. Pereira), "Versátil" (Nelson Sargento); "Cassiopeia" (Clara Sandroni); "Profissão compositor" (Délcio Carvalho); "É Banto!" (Agenor de Oliveira"; "Eu, você, nós dois" (Danilo Caymmi) e do grupo carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club, além de vários show de artistas como Nelson Sargento, Délcio Carvalho, Selma Reis, Danilo Caymmi, Zezé Mota, Tânia Alves, Marlene e Sargenteli, Roberto Menescal e Pagode Jazz Sardinha’s Club.



No ano de 2010 foi contemplada com o "Prêmio Funarte 2010 de Apoio à Gravação de Música Popular", recebido pelo disco "Chamada", concorrendo com mais de 800 projetos. No ano seguinte, lançou o CD "Chamada", inaugurando o selo Tenda da Raposa, com arranjos de Gilson Peranzzetta, Eduardo Neves, Jayme Vignoli, André Protasio, Flávio Mendes, Josimar Carneiro, Guto Wirtti e do próprio Carlos Fuchs, também produtor do disco, contabilizando a participação de 57 músicos, entre instrumentistas, arranjadores e cantores. No CD contou com as participações especiais do grupo Equale na faixa-título "Chamada" (Raphael Gemal e Ricardo Szpilman); do cantor Marcos Sacramento na música "Oração perdida" (Luiz Flavio Alcofra, Jayme Vignoli e Aldir Blanc); do arranjador e pianista Gilson Peranzzetta na composição "Vivência" (Gilson Peranzzetta, Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro) e do grupo carioca Pedro Luis e A Parede na faixa "Ritual profano, de Antônio Saraiva. Também interpretou "Jongo da vovó" (Zé Paulo Becker e Paulo César Pinheiro), "Uma canção pra ela" (Rodrigo Maranhão), "Noite" (Paulo Baiano e Marcos Sacramento) e "La dolce vita" (Paulo Baiano e Antonio Saraiva), além de "Fubá" (Raphael Gemal e Isaac Chueke), "Roma" (Lili Araujo e Alegre Correa), "Roda baiana" (Zé Paulo Becker e Tiago Torres da Silva), "Um samba" (Carlos Fuchs e Marcos Sacramento), "Na cabeça" (Luiz Flavio Alcofra e Marcos Sacramento) e a regravação de "Tarde", de Milton Nascimento e Márcio Borges. Neste mesmo ano de 2011 fez shows de lançamento do disco no Teatro do Sesi e no Espaço Cultural Sergio Porto, ambos no Rio de Janeiro.



Em 2012 lançou o CD "Chamada" no palco do teatro do BNDES, através do projeto "Quintas no BNDES" e no projeto "Terças Parabólicas", do Centro Cultural Carioca, acompanhada pelos músicos Flávio Mendes (guitarra e direção musical), Victor Gonçalves (teclado), Rafael Barata (bateria) e Guto Wirtti (baixo acústico), show no qual contou com a participação especial do grupo vocal Equale, o qual integrou por vários anos.


Discografia Oficial


 Expresso Gil (C/ Grupo Equale) (1999)

Faixas:
01 - Expresso
02 - Toda menina baiana
03 - Quero ser teu funk
04 - Índigo blue
05 - Se eu quiser falar com Deus
06 - Roda
07 - Sítio do Pica Pau amarelo
08 - Lamento Sertanejo
09 - Babá alapalá
10 - Sandra
11 - Logunedé
12 - Expresso
13 - Aquele abraço

Um gosto de sol (C/ Grupo Equale(2004) 

Faixas:
01 - Vera Cruz
02 - Raça
03 - Cais
04 - Tarde
05 - Nada Será Como Antes
06 - Dinamarca
07 - Novena
08 - O Que Foi Feito Deverá / O Que Foi Feito Deverá
09 - Um Gosto De Sol
10 - Saídas e Bandeiras Nº1
11 - Cravo e Canela
12 - Um Cafuné Na Cabeça Malandro, Eu Quero Até De Macaco
13 - Louva A Deus
14 - Maria, Maria


Chamada (2011)


Faixas:
01 - Fubá
02 - Chamada
03 - Vivência
04 - Roma
05 - Um Samba
06 - Tarde
07 - Noite
08 - Roda Baiana
09 - Uma Canção Pra Ela
10 - Oração Perdida (Com Marcos Sacramento)
11 - Jongo de Vovó
12 - Ritual Profano (Com Pedro Luis e a Parede)
12 - La Dolce Vita / A Saideira!


Noel Rosa, preto e branco (2014)

Disco em fase de produção



Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin