sábado, 12 de janeiro de 2013

NANDO REIS, 50 ANOS

Um dos ícones da música pop nacional completa hoje meia década de existência. Parabéns Nando Reis!


José Fernando Gomes dos Reis, o Nando Reis, nasceu no ano de 1963, na capital de São Paulo e deu início a sua carreira musical como baixista do grupo Titãs, em 1982. A partir daí, se destacou como um dos principais mentores, compositores e cantores da banda, ao lado de Arnaldo Antunes, que deixou a formação em 1992 para seguir carreira-solo, e Paulo Miklos, da formação original dos Titãs.

Desde pequeno adorava tocar violão e compor músicas. Gravou pela primeira vez como cantor duas músicas de sua autoria: "Marvin" (parceria com Sérgio Britto) e "Querem Meu Sangue". No Titãs é autor de muitas músicas de sucesso como "Os Cegos do Castelo", "Pra Dizer Adeus" (com Tony Belloto), "Bichos Escrotos" (com Arnaldo Antunes e Sérgio Britto), entre outros. Fora dos Titãs teve músicas gravadas por Marisa Monte ("Diariamente"), Cássia Eller ("E.C.T."), Cidade Negra ("Onde Você Mora").

Em 1995, lança seu primeiro disco solo intitulado "12 de Janeiro", que teve grande repercussão. Em 1999, destaca-se mais uma vez no cenário musical como produtor do disco de Cássia Eller, "Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo", um dos trabalhos de destaque na carreira da cantora, com composições exclusivas de Nando Reis.

Em 2000, teve a sua composição "Um tiro no coração" gravada por Sandra de Sá, cuja gravação contou com a participação de Cássia Eller. No mesmo ano, lançou o seu segundo disco solo "Para quando o arco-íris encontrar o pote de ouro". O disco foi gravado na cidade de Seattle, nos EUA, e contou com a participação do baterista Barret Martin, ex-Screaming Trees e músico de estúdio do R.E.M., e do tecladista Alex Valey, do Maktub. Os dois, com o guitarrista Pontual e o baixista Cambraia, participaram da turnê de lançamento do disco no Brasil. Um dos compositores mais requisitados do rock brasileiro, também teve composições gravadas por Jota Quest, Cidade Negra, Skank e Marisa Monte, com quem já foi casado.



Em 2002 lançou o disco "Infernal... But there is still a full moon shining over Jalalabad (Infernal... Mas ainda há uma lua cheia brilhando sobre Jalalabad)", no qual regravou sucessos de sua autoria: "O segundo sol" e "E.C.T" (gravadas por Cássia Éller), "Resposta" (Skank e também Milton Nascimento), "Onde você mora" (com o grupo Cidade Negra), "Marvin" e "Cegos do castelo" (sucessos do grupo Titãs). Ainda neste disco constam "A fila", "Fiz o que pude", "Eu e ela" e "Infernal". Em setembro deste mesmo ano desligou-se do grupo Titãs e seguiu carreira solo. Apresentou-se na Fundição Progresso no show em comemoração ao 20 anos do Circo Voador. Ainda neste ano, ao lado de Branco Mello, Biquini Cavadão, Jair Oliveira, Penélope, Arnaldo Antunes e Frejat, participou do CD da ópera-rock "Eu e meu guarda-chuva", com composições de Branco Mello em parceria com Ciro Pessoa, produzido por Luiz Carlos e Bruno Gouveia. Ainda em 2002, foi lançado o livro "A vida até parece uma festa", biografia do grupo Titãs escrita pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer. Neste mesmo ano, já em carrreira solo, apresentou-se na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, na ocasião, apresentou composições inéditas que farão parte de seu 2º disco solo.

No ano de 2003, apresentou no ATL Hall o show "Nando Reis & Convidados - Tributo à Cassia Eller". Neste mesmo ano, com participação especial do guitarrista americano Peter Buck (da banda R.E.M) em uma das faixas, lançou o CD "A letra A", disco no qual regravou "Luz dos olhos" e incluiu várias inéditas, entre elas "Dentro do mesmo time".

Em 2004 apresentou-se, ao lado de Marcelo D2, em um dos dias do "Festival Skol Rio", na Lona da Marina da Glória, evento produzido por Liminha, ex-guitarrista do grupo Mutante. Nesse mesmo ano gravou o CD/ DVD “MTV Ao vivo: Nando Reis e os Infernais”, no Opinião, em Porto Alegre (RS), acompanhado dos músicos Felipe Cambraia (baixo e voz), Carlos Pontual (guitarra e voz), João Viana (bateria) e Alex Veley (teclados). Lançado em 2005 pela Universal Music, o DVD incluiu as inéditas “Dessa vez” e “Me diga”.

Em 2006 lançou, pela Universal Music, o CD “Sim e não”, que contou com 12 faixas inéditas, dentre as quais “Espatódea”, feita em homenagem a sua filha Zoé.

Em 2007 lançou o CD/ DVD “Lual MTV: Nando Reis e os Infernais”, gravado na Praia Vermelha, em Ubatuba (SP). O disco contou com as participações da percussionista Lan Lan, dos cantores Samuel Rosa, Negra Li, Andréa Martins e do guitarrista Andreas Kisser.

No ano de 2008 a Som Livre lançou o CD “Perfil: Nando Reis”, no qual incluiu os maiores sucessos da carreira solo do cantor e da época em que era baixista do Titãs.



Em 2009 lançou o CD “Drês”. Produzido por Carlos Pontual e lançado pela Universal Music, o disco contou com a participação da cantora Ana Cañas, na faixa “Pra você guardei o amor”.

Em 2010 lançou o CD/DVD "Bailão do Ruivão", pelo selo Universal, que apresentou composições de autores da música nacional e internacional, tais como: "Winky a go go" (Roupa Nova), "Severina xique-xique" (Genival lacerda), "Fogo da paixão" (Wando) emendada com "My pledge of love" (Joe Jeffrey Group), "Chorando se foi" (Kaoma) e "Você não vale nada mais eu gosto de você" (Calcinha Preta). E contou com as participações de Zezé di Camrgo e Luciano, Calypso, seu filho Theodoro (c/ a banda Zafenate), dentre outros. As gravações do DVD especial "MTV Apresenta: Bailão do Ruivão" aconteceram no Carioca Club, em São Paulo.

Em 2011 foi lançado pela Universal Music o CD “Relicário”, somente com músicas de sua autoria gravadas por Cássia Eller, em homenagem aos dez anos da morte da cantora. A compilação contou com três faixas inéditas “Baby love”, “As coisas tão mais lindas” e “Um tiro no coração”. As duas últimas gravações são duetos que gravou ao lado de Cássia para o show de uma emissora de rádio.

Em 2012 disponibilizou para venda em seu site na internet o CD “Sei”, com 15 faixas inéditas, dentre as quais “Back in Vânia”, “Eu e a bispa”, “Lamento Realengo” e “Pra quem não vem”, que contou com a participação de Marisa Monte. O disco, gravado com a banda Os Infernais em Seattle (Estados Unidos), contou com a produção de Jack Endino. Um especial sobre as gravações do disco foi exibido pelo canal Multishow. Nesse mesmo ano participou do show de comemoração aos 30 anos dos Titãs, realizado no Espaço das Américas, em São Paulo.

A música de sua autoria “Sei”, título de seu mais recente álbum, foi incluída na trilha sonora da novela “Lado a Lado”, da Rede Globo.

Fonte: Dicionário da MPB


Discografia Oficial


12 de janeiro (1995)

Faixas:
01 - Bom dia (Nando Reis)
02 - Meu aniversário (Nando Reis)
03 - Me diga (Nando Reis)
04 - Do Itaim para o Candeal (Nando Reis)
05 - Foi embora (Nando Reis)
06 - O seu lado de cá (Nando Reis)
07 - Fiz o que pude (Nando Reis)
08 - A fila (Marcelo Frommer - Nando Reis)
09 - E.C.T. (Carlinhos Brown - Marisa Monte - Nando Reis)
10 - Para querer (Marisa Monte - Nando Reis)
11 - A Urca (Nando Reis)
12 - A menina e o passarinho (Nando Reis)




Para quando o arco-í­ris encontrar o pote de ouro (2000)

Faixas:
01 - Dessa Vez (Nando Reis)
02 - All Star – Nando Reis – (Nando Reis)
03 - Hey, Babe (Nando Reis)
04 - Quem Vai Dizer Tchau? (Nando Reis)
05 - Frases Mais Azuis (Nando Reis)
06 - O Vento Noturno Do Verão (Nando Reis)
07 - Para Quando O Arco-Íris Encontrar O Pote De Ouro (Nando Reis)
08 - Nosso Amor (Nando Reis)
09 - Eles Sabem (Nando Reis)
10 - No Recreio (Nando Reis)
11 - Relicário (Nando Reis)


Infernal (2001)

Faixas:
01 - A Minha Gratidão é Uma Pessoa
02 - E.C.T. (Carlinhos Brown - Marisa Monte - Nando Reis)
03 - Eu e Ela (Nando Reis)
04 - O Segundo Sol (Nando Reis)
05 - Sua Impossí­vel Chance (Nando Reis)
06 - A fila (Marcelo Frommer - Nando Reis)
07 - My Pladge of Love (Joe Stafford Jr.)
08 - Os Cegos do Castelo (Nando Reis)
09 - Infernal (Nando Reis)
10 - Resposta (Nando Reis - Samuel Rosa)
11 - Onde você mora? (Marisa Monte - Nando Reis)
12 - Fiz o que pude (Nando Reis)
13 - Me diga (Nando Reis)
14 - Marvin (R. Dunbar - G. N. Johson - Nando Reis - Sérgio Britto)



A letra A (2003)

Faixas:
01 - A letra A (Nando Reis)
02 - E Tudo mais 
(Nando Reis)
03 - Dentro do mesmo time 
(Nando Reis)
04 - Hoje Mesmo 
(Nando Reis)
05 - De lhe Pra Te 
(Nando Reis)
06 - O meu Posto 
(Nando Reis)
07 - De mãos Dadas 
(Nando Reis)
08 - Mesmo Sozinho
(Nando Reis)
09 - Púrpura 
(Nando Reis)
10 - Luz dos Olhos 
(Nando Reis)
11 - Um simples abraço 
(Nando Reis)
12 - Tão Diferente 
(Nando Reis)


MTV Ao Vivo (2004)

Faixas:
01 - Abertura - O mundo é bão Sebastião (Nando Reis) 
02 - O mundo é bão Sebastião (Nando Reis) 
03 - A letra a (Nando Reis) 
04 - O segundo sol (Nando Reis)
05 - Mantra (Nando Reis - Arnaldo Antunes) 
06 - Luz dos olhos (Nando Reis) 
07 - Por onde andei (Nando Reis) 
08 - Marvin (Patches ) (Nando Reis - Sérgio Britto) 
09 - No recreio (Nando Reis) 
10 - Quase que dezoito (Nando Reis) 
11 - Não vou me adaptar (Arnaldo Antunes) 
12 - All star (Nando Reis) 
13 - Meu aniversário (Nando Reis) 
14 - Relicário (Nando Reis) 
15 - Os cegos do castelo (Nando Reis) 
16 - Pomar (Nando Reis - Paulo Monteiro) 
17 - Do seu lado (Nando Reis) 
18 - Bonus track:  Mantra (Nando Reis - Arnaldo Antunes)


Sim e não (2006)

Faixas:
01 - Sim 02 - Sou ela
03 - N (ene)
04 - Monóico
05 - Nos seus olhos 
06 - Santa Maria 
07 - Espatódea 
08 - Para luzir o dia 
09 - Como se o mar 
10 - Pra ela voltar 
11 - Caneco 70 
12 - Ti amo


Luau MTV (2007)

Faixas:
01 - A Letra "A" (Nando Reis)
02 - Relicário 
(Nando Reis)
03 - A Minha Gratidão é Uma Pessoa 
(Nando Reis)
04 - As coisas tão mais lindas 
(Nando Reis)
05 - Luz dos olhos 
(Nando Reis)
06 - Sou Dela 
(Nando Reis)
07 - N 
(Nando Reis)
08 - Espatódea 
(Nando Reis)
09 - A fila 
(Marcelo Frommer - Nando Reis)
10 - Negra livre 
(Nando Reis)
11 - Bom dia 
(Nando Reis)
12 - Quem vai dizer tchau? 
(Nando Reis)
13 - Tentei fugir 
(Nando Reis)
14 - Sua impossí­vel chance 
(Nando Reis)
15 - Monóico 
(Nando Reis)
16 - Eu e a felicidade (Nando Reis - Samuel Rosa)
17 - Resposta 
(Nando Reis - Samuel Rosa)
18 - Por onde andei 
(Nando Reis)


Drês (2009)

Faixas:
01 - Ainda Nao Passou
02 - Baby Eu Queria
03 - Conta
04 - Dres
05 - Driamante
06 - Hi Dri
07 - Hoje Eu Te Pedi Em Casamento
08 - Livre Como Um Deus
09 - Mil Galaxias
10 - Mosaico Abstrato
11 - Pra Voce Guardei O Amor
12 - So Pra So


Bailão do Ruivão (2010)

Faixas:
01 - Venus
02 - Agora Só Falta Você
03 - Não Me Deixe Nunca Mais
04 - Wisky a Gogo
05 - Fogo e Paixão - My Pledge of Love
06 - I Can See Clearly Low
07 - Islands In the Stream – Part.: Micheline Cardoso
08 - Muito Estranho – Cuida Bem de Mim
09 - Could Be Loved – Part.: Banda Zafennate
10 - You And I
11 - Chorando Se Foi – Llorando Se Fue (Com Joelma e Chimbinha)
12 - Bichos Escrotos
13 - Gostava Tanto de Você
14 - Você Pediu e Eu Já Vou Daqui (Com Zezé Di Camargo e Luciano)
15 - Severina Xique Xique
16 - Você Não Vale Nada
17 - Frevo Mulher
18 - Lindo Balão Azul
19 - Do seu Lado (Com Zezé Di Camargo e Luciano)



Sei (2012)

Faixas:
01 - Pré-sal
02 - Sei
03 - Back in Vânia
04 - Pra Quem Não Vem
05 - Declaração de Amor
06 - Eu & a Bispa
07 - Coração Vago
08 - PERSxPECTIVA
09 - Ternura & Afeto
10 - Luz Antiga
11 - Praça da Árvore
12 - O Que Eu Só Vejo em Você
13 - Sem Arrefecer
14 - Zer∅ Muit∅
15 - Lamento Realengo

1 comentários:

Anônimo disse...

muito bom! Nando Reis Ta mim o melhor !!!

LinkWithin