sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

EXPOSIÇÃO VIVA ELIS ENCANTA OS JOVENS EM BELO HORIZONTE

Por Walter Sebastião


Depois de conquistar várias gerações com seu imenso talento, a cantora Elis Regina (1945-1982) continua seduzindo os fãs. Ela é o centro da exposição que tem atraído muita gente às galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes.

Viva Elis ficará em cartaz até 6 de janeiro. A extensa mostra proporciona ao público uma espécie de imersão em informações, registros e na memorabilia da Pimentinha. Há textos, fotos, figurinos e fones para ouvir todos os discos da cantora, além de vídeos com shows e longa entrevista dela.

Trata-se de uma daquelas mostras que merecem várias visitas. Tem atraído gente que nem havia nascido quando a diva da MPB morreu, há 30 anos. “Elis Regina é completa. Foi não só grande cantora, mas cidadã que lutou pela liberdade”, afirma Maria Luiza Anália, de 23 anos, operadora de telemarketing.

Fã da artista, que ouve desce criança por influência dos pais, Maria foi ao Palácio das Artes e ainda levou colegas de trabalho. “Gostei muito da exposição, porque apresenta bem a arte de Elis, dá uma boa contextualizada na vida e na obra dela”, elogia.

Alex Santos Vieira, de 21, concorda. Chamou a atenção dele o cuidado com o acervo sonoro, pois a música foi a maior herança que a gaúcha deixou. “Essa exposição é um incentivo para que se conheça mais a obra de Elis Regina”, observou. Alex sugere que a mostra se torne itinerante.

Fernando Conde, de 35, professor de geografia, também gostou de Viva Elis. “Ficou bonita, traz muitas informações sobre essa artista de muitas faces. Ela se engajou em causas políticas e teve vida familiar movimentada. Elis Regina é um continente”, resume.

A sensibilidade à flor da pele da cantora impressionou a atriz, produtora e jornalista Sílvia Goes, de 34: “Não é só voz, mas corpo e alma musical diante de você. Isso toca muito”. Sílvia bolou um percurso para explorar a extensa mostra. Primeiro, viu as fotos; depois assistiu aos vídeos menores; no fim, sentou-se para conferir o documentário. “Para quem não conhece Elis Regina, pode ser um bom caminho”, sugere.



VIVA ELIS

Local: Galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima - Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537, Centro
Contato: (31) 3236-7400
Terça, 31 a sábado, 6, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h
O espaço não funcionará nos dias 31 e 1º de janeiro

0 comentários:

LinkWithin