terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BRASIL ADENTRO - MÚSICA DO PARÁ COM CHARLES GALVIN



Charles Gavin, músico, pesquisador e apresentador de TV, e Geraldinho Magalhães, produtor musical, começaram a trabalhar em alguns projetos juntos em 2011. Durante encontros na Diversão e Arte, produtora de Geraldinho, Charles era muitas vezes surpreendido pela trilha sonora: sempre uma novidade ou descoberta recente do universo musical paraense, do qual Geraldinho é conhecedor e fã. Mas porque esse universo tão rico estaria restrito a poucos pesquisadores, produtores, músicos? Como mudar esse cenário? E se era assim no Pará, não haveria de ser diferente em outros estados.

Para fazer frente a essas perguntas, surge BRASIL ADENTRO, um programa de TV disposto a mergulhar em estados “fora do eixo’’ Rio-São Paulo de modo a dividir com um público mais amplo as descobertas de Charles Gavin, pesquisador que há mais de seis anos investe na carreira de diretor de programas musicais. Com Charles como apresentador e diretor geral do programa, Geraldinho Magalhães, como co-curador e produtor, e Paola Vieira, como produtora executiva e diretora, o programa foi sendo formatado pelo braço audiovisual da produtora Diversão e Arte, mais conhecida até o momento como produtora musical, responsável pelas carreiras de Wilson das Neves, Maira Freitas e Orquestra Imperial, entre outros. Com um rascunho do formato, foram buscar parcerias e viabilizar a empreitada.

A aposta do Canal Brasil no projeto foi imediata. O Estado do Pará, através de sua Secretaria de Comunicação, e a TV Cultura do Pará, também viraram parceiros. Depois de uma viagem de pesquisa em Fevereiro, em Abril de 2012 estavam sendo filmadas as primeiras cenas que estreiam no Canal Brasil em 10 de Janeiro próximo.

Esta aposta também veio dos mais dos mais de 30 artistas participantes, que se entregaram de corpo e alma às entrevistas feitas em Belém. Conversaram sobre suas vidas, suas carreiras, refletiram sobre a sua cultura e sua música, tocaram e cantaram ao vivo. Com a generosidade que lhes é característica, esbanjaram talento, humor e uma cultura única. Com 5 episódios de 53 minutos cada, a série BRASIL ADENTRO MÚSICA DO PARÁ inicia a série BRASIL ADENTRO por um Estado bastante isolado do resto do Brasil, mas com uma cultura riquíssima e muito pouco conhecida.

Apresentando um amplo panorama da cena musical paraense, artistas de múltiplos estilos, sempre inseridos em um contexto, Charles Gavin busca nos papos a origem e as influências de cada um, entremeando entrevistas em estúdio, apresentações acústicas exclusivas, paisagens de rua e imagens de arquivo, de shows, de curtas e documentários feitos no Pará em diversas épocas. Com cenário e direção de arte de Raul Mourão, direção de fotografia de Markão Oliveira e montagem de Rita Carvana, o resultado é um mosaico sobre o Estado Pará em toda a sua complexidade, tratando não só da sua música, mas de sua cultura, economia criativa, um pouco de sua história e geografia. A série conduz o espectador por uma viagem surpreendente e inesquecível.


SINOPSES DOS EPISÓDIOS

01 - Carimbó: A Matriz da Música Paraense
A origem da música que se faz hoje no Pará, os Mestres que a todos influenciaram, as explicações históricas e geográficas do isolamento do Estado, as misturas singulares da região e suas origens, as influências de outras culturas, Pinduca, a modernização, a lambada e o sucesso de paraenses nos anos 80 e 90.

Quem aparece:
Arraial do Pavulagem
Dona Onete
Manoel Cordeiro
Mestre Curica
Mestre Verequete (falecido)
Pinduca
Trio Manari


02 - A Guitarrada
O que é guitarrada, o estilo peculiar de se tocar guitarra no Pará? Uma geral no gênero hoje cultuado por roqueiros antenados de todo Brasil: origens, influências, Mestres e seguidores.

Quem aparece:
Felipe Cordeiro 
Felix Robatto
Manoel Cordeiro
Mestre Curica
Mestre Solano 
Mestre Vieira
Pio Lobato


03 - A MPB Que Vem do Pará
As estrelas paraenses Fafá de Belém e Leila Pinheiro, revelam suas primeiras influências, seus compositores preferidos e seus mestres: Waldemar Henrique, Paulo André Barata e Nilson Chaves, artistas de enorme relevância artística e muito pouco conhecidos no resto do Brasil.

Quem aparece:
Fafá de Belém
Leila Pinheiro
Nilson Chaves
Paulo André Barata
Waldemar Henrique


04 - Brega e Tecnobrega
Dois estilos muito populares no Estado Pará: o primeiro com origem nos anos 70/80, o segundo surgido nos anos 2000, filho do primeiro e que está no momento em seu auge de popularidade. Definições, origens, influências e exemplos de artistas e músicas de cada estilo.

Quem aparece:
Edilson Moreno 
Fernando Belém
Gaby Amarantos 
Gang do Eletro
Felipe Cordeiro
Manoel Cordeiro


05 - A Música do Pará Hoje
O programa dá uma panorâmica da cena atual da música paraense, formada por artistas de todas as idades, estilos e gêneros diferentes.

Quem aparece:
Coletivo Rádio Cipó
Dona Onete
Felipe Cordeiro
Lia Sofia 
Lu Guedes
Mestre Laurentino
Na Figueiredo (apresentando artistas e títulos de sua gravadora)




Ficha Técnica Brasil Adentro Muisca do Pará
Charles Gavin – Diretor, Curador e Apresentador - 
Paola Vieira - Produtora e Co-Diretora -
Geraldinho Magalhães – Produtor, Autor e Co-Curador do Projeto 
Raul Mourão – Diretor de Arte 
Rita Carvana – Editora
Markão Oliveira – Diretor de fotografia
Duda Mello - Mixagem

0 comentários:

LinkWithin