segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

19º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CÊNICAS DE PERNAMBUCO

O Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco é um dos maiores eventos das artes cênicas em terras pernambucanas e do Brasil, em pleno mês de férias. Com produção de Carla Valença, Paula de Renor e Paulo de Castro, a 19ª edição acontecerá de 08 a 27 de janeiro de 2013, não só na capital, Recife, mas também em Olinda e com extensões a dois outros municípios do interior do estado, Caruaru, no Agreste pernambucano e, pela primeira vez, chegando também a Arcoverde, porta de entrada do sertão. O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), com programação distribuída em 118 sessões de espetáculos locais, nacionais e internacionais para adultos, crianças e na linguagem do teatro de rua, incluindo shows musicais, além de lançamentos de livros, seminário, debates, mesa redonda, palestras, sarau das artes, workshops, leituras dramatizadas, festas, entrega de prêmios e oficinas. O patrocínio é da Eletrobras/Ministério da Cultura, com incentivo do Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura do Recife, com apoio do Sesc Pernambuco, que permite a interiorização do projeto.

Na capital, serão usadas 10 casas de espetáculos: Teatro de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Barreto Júnior, Arraial, Marco Camarotti (Sesc de Santo Amaro), Capiba (Sesc de Casa Amarela), Valdemar de Oliveira e Teatro Boa Vista. Em áreas abertas, serão aproveitados o pátio externo do Parque Dona Lindu, o Alto da Sé e o pátio do Mosteiro de São Bento, os dois últimos em Olinda. No interior, atestando o sucesso que vem acontecendo desde 2011, Caruaru, mais uma vez, recebe o projeto no Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru) e, pela primeira vez, Arcoverde também integra-se ao evento, com programação no Teatro Geraldo Barros (Sesc Arcoverde). Importante ressaltar a presença de oito espetáculos internacionais, vindos de seis países diferentes: Portugal, Coreia do Sul, Dinamarca, Argentina, Espanha e Itália. Da produção do Estado, participam espetáculos do Recife, Olinda, Caruaru, Arcoverde e Petrolina. De outras partes do Brasil, vêm artistas do Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Os ingressos são a preço popular, variam de R$ 10 e R$ 40, com meia entrada para artistas, crianças, estudantes, professores e maiores de 60 anos, além de muitas sessões gratuitas. Vale registrar que, ao final do evento, as melhores produções pernambucanas concorrem ao Prêmio Apacepe de Teatro e Dança, sendo avaliadas por comissões especialmente compostas para eleger os melhores do Festival. A homenagem desta versão 2013 vai para o dramaturgo e diretor teatral caruaruense Vital Santos, que terá na programação do Recife sua mais reconhecida obra, "Auto das 7 Luas de Barro" (lançada originalmente em 1979 e que recebeu elogios de todo o Brasil quando circulou pelo país através do extinto Projeto Mambembão), apresentada pela Cia. Feira de Teatro Popular de Caruaru, no dia 10 de janeiro, no Teatro Barreto Júnior; além de ganhar leituras dramatizadas de dois outros elogiados textos seus, "A Árvore dos Mamulengos" (dia 22 de janeiro), sob direção de Nildo Garbo; e "O Sol Feriu a Terra e a Chaga se Alastrou" (dia 23 de janeiro), sob direção de José Carlos da Silva, ambas gratuitas e na própria capital do Agreste.


OS NÚMEROS DO FESTIVAL:

Recife
49 espetáculos de teatro (adulto ou para infância e juventude) ou dança e 16 shows musicais, totalizando 96 sessões de teatro, dança ou música (isso porque há montagens que se apresentam mais de uma vez);
03 oficinas;
03 workshops;
05 debates;
01 seminário;
01 mesa redonda;
03 palestras;
03 lançamentos de livros;
01 sarau das artes;
02 festas, além da entrega dos prêmios.

Olinda
05 espetáculos de teatro ou dança, totalizando cinco sessões.

Caruaru
09 espetáculos de teatro ou dança, totalizando 10 sessões;
02 leituras dramatizadas gratuitas;
02 workshops gratuitos.

Arcoverde
07 espetáculos de teatro, totalizando sete sessões.

NO TOTAL: 118 sessões de espetáculos no 19º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco.

Evoé ao Janeiro!

Programação completa em: http://www.janeirodegrandesespetaculos.com/2013/

0 comentários:

LinkWithin