sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OH! LINDA SITUAÇÃO PARA SE TER CARNAVAL

Confira tudo que a Prefeitura preparou para a festa de momo, incluindo o homenageado, a cenografia. a abertura oficial e os pólos de animação.

Por Secretaria de Comunicação de Olinda


O Carnaval 2012 de Olinda escolheu como homenageado para a folia momesca o ex-prefeito e carnavalesco Germano Coelho. Ao mesmo tempo, este é um ano especial pelas datas redondas das mais tradicionais agremiações como o Vassourinhas, que comemora 100 carnavais. O clube Elefante de Olinda, 60 anos; a troça Ceroula, 50; enquanto a Marim dos Caetés celebra 30 anos. Já o mais famoso folião da cidade, o Homem da Meia Noite, completa 80 anos.

Tantas datas não poderiam passar despercebidas e por isso, com o tema “Olinda, a magia para o mundo”, a Prefeitura de Olinda rende justa homenagem para estas agremiações e, ao lado de cerca de 800 blocos e mais 500 orquestras, convida a população para o melhor Carnaval de rua do Brasil em uma festa que tem como objetivo valorizar o passado e o presente, o encontro de gerações.

Além das agremiações, a Prefeitura conta novamente com mais 15 polos de animação que prometem contagiar os foliões. Os pólos estarão espalhados pelo município.


O HOMENAGEADO

O ex-prefeito de Olinda Germano Coelho será o homenageado no Carnaval. Coelho foi prefeito em duas oportunidades, ocasiões nas quais grandes ações culturais foram feitas na cidade. Foi durante a gestão de Germano Coelho que Olinda conquistou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, há 30 anos.

“Além do seu trabalho político, Germano Coelho teve um papel fundamental como carnavalesco e contribuiu enormemente para o Carnaval de Olinda. É vital esse registro pelo esforço de Germano para essa data tão importante que é a nossa festa carnavalesca”, explica o prefeito Renildo Calheiros. A escolha do homenageado acontece por decisão da Prefeitura em parceria com a Associação Carnavalesca de Olinda, a Liga Olindense de Agremiações e Fantasias, a Liga dos Bonecos Gigantes, além de outros grupos locais.


A CENOGRAFIA

A decoração deste ano será assinada pelo artista plástico Romildo Alves, que já está trabalhando a todo vapor para transformar as ladeiras do Sítio Histórico no cenário perfeito para receber foliões de todo o Brasil. O Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura, terá a sua fachada transformada em um gigantesco mural, ilustrando seis bonecos duendes, cada um com três metros, e estandartes dos clubes aniversariantes feitos com veludo, cetim, pedrarias com estrutura de ferro.

Na frente do Palácio dos Governadores, um gigantesco bobo da corte, com quatro metros de altura, saudará a todos os foliões. Ajoelhado, o personagem carnavalesco terá um estandarte branco escrito “Olinda, a magia para o mundo”. Do lado esquerdo do Palácio serão colocados um elefante com dois metros de altura e um homem da meia-noite com quatro metros de altura, além de estandartes dos blocos Marim dos Caetés, Ceroulas e Vassourinhas.

A Avenida Sigismundo Gonçalves terá 10 bases de concreto em adesivos com design de azulejos portugueses, com uma estrutura de ferro no tamanho de 15 metros de altura. Em cada base haverá um bobo da corte segurando estandartes das agremiações homenageadas.

A Avenida Liberdade, na área próxima a Praça do Carmo, terá três pórticos, sendo cada com dois duendes segurando os estandartes das agremiações aniversariantes. As ruas principais serão adornadas por fitas coloridas. “O Carnaval de Olinda é marcado pela sua diversidade e a decoração deste ano tem como principal foco utilizar essa marca, aliada com as agremiações homenageadas”, explica o cenógrafo Romildo Alves. A montagem da decoração começa no dia 10 de fevereiro para inauguração no dia 16.

A largada oficial do Carnaval de Olinda acontece na quinta-feira, 16 de fevereiro, e é marcada por uma festa para todas as gerações. A noite tem show de abertura com Alceu Valença, que através de suas letras, faz uma homenagem a festa de Momo de Olinda. Na sequência, é a vez dos músicos da orquestra Rockfônica, comandada pelo maestro Ademir, que interpreta, em frevo, os grandes clássicos do rock. Para encerrar a noite, a banda olindense Eddie assume o palco e apresenta o show Veraneio. “A abertura do Carnaval de Olinda é um oportunidade dos foliões assistirem o encontro de várias gerações da cena musical da cidade”, explica Márcia Souto, coordenadora do Carnaval e secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda.


TRADIÇÃO POPULAR

Agremiações e Orquestras Itinerantes - Durante os quatro dias de folia, um total de 800 agremiações passarão pelas ladeiras do Sítio Histórico e bairros de Olinda. De blocos com décadas de tradições até troças mais novas, o folião terá uma gama de variedades. Além disso, um total de 216 orquestras itinerantes vão circular nas principais vias do Sítio Histórico durante os quatro dias, sempre das 10h às 22h. No período da noite, um total de 64 atrações itinerantes de grupos de percussão e maracatus também vão trazer a animação para Olinda.

Olinda à noite - Mais de 50 cortejos noturnos também acontecem com agremiações tradicionais, com destaque para aqueles que desfilam com fantasias, além de grupos de afoxés a maracatus. Os cortejos acontecem a partir das 19h nas principais ruas da Cidade Alta.

Homem da Meia Noite sai no Sábado e na Segunda-Feira de Carnaval - Mas além dos desfiles tradicionais, o folião também terá algumas novidades durante o Carnaval de Olinda. Completando 80 anos, e depois de 40 anos sem desfilar com carros alegóricos, o Homem da Meia Noite retoma a tradição, saindo também na segunda-feira (20) do bairro de Guadalupe, com dois carros alegóricos, seguindo pelo Amparo e Bonsucesso.

Encontro de 55 Maracatus Rurais em Cidade Tabajara - Na segunda-feira de Carnaval cerca de 55 grupos de maracatus rurais se encontram em Cidade Tabajara. De lá, os maracatus se reúnem e saem em desfile pelo Sítio Histórico, Peixinhos, Rio Doce, Bultrins e Rua do Sol.

100 Anos de Vassourinhas - O grande aniversariante desse Carnaval, o Clube Vassourinhas, traz uma programação especial. Em homenagem aos 100 anos, a agremiação irá buscar o estandarte de comemoração de aniversário nesta sexta-feira (27), na Prefeitura de Olinda. O clube sairá da sede, no Largo do Amparo, às 19h, em direção ao salão nobre da Prefeitura. Pelas ruas do Sítio Histórico, o clube seguirá com orquestra, grupo de passista e toda a diretoria da agremiação para fazer a “buscada” do estandarte. A festa se encerra no Largo do Guadalupe.

Ainda sobre as comemorações do aniversário, o Vassourinhas faz a sua saída oficial do Largo do Guadalupe no domingo de Carnaval. Já na Terça-feira Gorda, dia 21 de fevereiro – data real do aniversário do clube – haverá o grande encontro entre o Clube Vassourinhas de Olinda e o Clube Vassourinhas do Recife. O encontro será em frente a Prefeitura de Olinda, às 19h.

Encontro de Elefante e Pitombeira dos Quatro Cantos - A terça-feira de carnaval também é marcada pelo encontro entre duas das mais tradicionais troças carnavalescas de Olinda. Elefante e Pitombeira, pelo terceiro ano consecutivo, se encontram em frente à Prefeitura, brindando os foliões com um momento de beleza carnavalesca sem igual.

Cariri fecha a festa na Terça-Feira de Carnaval - Pela primeira vez em 90 anos, a troça Cariri, que tradicionalmente abre o carnaval no domingo, no final do desfile do Homem da Meia noite, vai sair às ruas para também fechar a festa momesca. Terça-feira a agremiação faz mais um desfile pelas ladeiras, às 20h.

11 Blocos de Frevo Lírico nas ladeiras - O frevo lírico também tem espaço na folia olindense, com destaque para a Terça Lírica, quando 11 blocos se reúnem para desfile, com saída às 20h do Largo do Amparo. A apoteose acontece no Sítio Seu Reis.

Desfile dos Bonecos Gigantes - E como falar do Carnaval de Olinda sem mencionar o tradicional desfile dos bonecos gigantes? Cerca de 150 foliões gigantes, na terça-feira, arrasta uma multidão pelas ladeiras históricas. O encontro está marcado para às 10h, no Largo de Guadalupe, e segue pelas principais ruas do Sítio Histórico até a Prefeitura de Olinda, com chegada prevista para às 13h. O “esquente” desses foliões acontece ainda durante as prévias carnavalescas, dia 04 de fevereiro, na tradicional Corrida dos Bonecos Gigantes.


OS POLOS

O Carnaval de Olinda é conhecido por ser uma grande festa popular de rua. Mas paralelo aos desfiles das troças que sobem e descem as ladeiras do Sítio Histórico, o folião que vai até Olinda também terá uma vasta opção de músicos que se apresentam nos polos localizados não apenas no Sítio Histórico, mas em diversos bairros de Olinda.

Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Zuza Miranda, Maracatu Nação Pernambuco, Tito Lívio, J. Michilis, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, China, Roger Man e Ska Maria Pastora, Karina Buhr, Jorge Riba, Eddie, Mesa de Samba Autoral, Gerlane Lopes, Família Salustiano e Rabeca Encantada, Ortinho, Claudionor Germano, Som da Terra, Quinteto Violado são alguns dos nomes que prometem garantir a animação.
Os polos Infantil, Samba, Maracatus e Afoxés, Guadalupe, Fortim, Amaro Branco e Sítio de Seus Reis ficam localizados em diferentes áreas do Sítio Histórico. Este ano, o polo Maracatus e Afoxés, em frente ao Mercado Eufrásio, traz uma grade com cerca de 20 grupos, durante os quatro dias de folia, sempre a partir das 16h. Os demais polos são localizados nos bairros de Rio Doce, Peixinhos, Bultrins, Salgadinho e Ouro Preto, que também terão desfile de agremiações de fantasias. Elefante, Marim dos Caetés, Pitombeira, entre outros vão visitar os bairros de Rio Doce e Peixinhos.

Horário dos Pólos
01 - Infantil (Parque do Carmo), das 09 às 17h.
02 - Samba (Alto da Sé), a partir das 14h.
03 - Maracatus e Afoxés (Varadouro, em frente ao Mercado Eufrásio), a partir das 17h.
04 - Guadalupe (Largo do Guadalupe), a partir das 16h.
05 - Bonsucesso (Largo do Bonsucesso)
06 - Fortim (Praça do Fortim), a partir das 17h.
07 - Rio Doce (Rua Pintasilgo), a partir das 15h.
08 - Peixinhos (Avenida Nacional), a partir das 17h.
09 - Salgadinho (Rua Severino Pereira), a partir das 15h.
10 - Ouro Preto (Avenida Argentina Castelo Branco), a partir das 17h.
11 - Afro Nação Xambá (Rua Severina Paraíso da Silva)
12 - Amaro Branco (Praça do Amaro Branco), a partir das 16h.
13 - Casa da Rabeca do Brasil (Cidade Tabajara), domingo e segunda-feira de Carnaval, das 9h às 18h.
14 - Sítio de Seu Reis (Parque do Carmo), a partir das 17h.
15 - Bultrins


CARNAVAL ON LINE

Para os foliões que querem acompanhar todos os clarins, prévias e troças carnavalescas que fazem a festa em Olinda, o endereço eletrônico já está no ar. É o http://carnaval.olinda.pe.gov.br/. Lá consta toda a programação de prévias e matérias de serviços organizados pela prefeitura de cidade, além de um completo banco de imagem. Faça a sua agenda!

0 comentários:

LinkWithin