terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DO RECIFE - REC-BEAT 2012

O Festival Rec Beat, que ocorre no Cais da Alfândega (Bairro do Recife) durante o carnaval, anunciou sua programação completa. Entre os novos nomes anunciados estão a cantora Cibelle (SP-Londres, o grupo Bixiga 70 (SP), o ator e cantor Tony Tornado (SP), Lirinha (PE), Siba (PE), Systema Solar (Colômbia) e Pitty, com seu novo projeto Agridoce. Já haviam sido divulgados Criolo (SP), Yusa (Cuba), Silver Apples (EUA), El Guincho (Espanha) e Gang do Eletro (Pará).

Celebrado pelo mundo em shows e festivais, El Guincho, nome do trabalho musical de Pablo Díaz-Reixa, junta referências do afrobeat, ritmos latinos e do eletrorock em um enorme caldeirão dançante. Nascido nas Ilhas Canárias e vivendo atualmente em Barcelona, Pablo "El Guincho", carrega o multiculturalismo em si, dando continuidade aos princípios da Tropicália brasileira como revelam as músicas de seus discos "Folías" (2007), "Alegranza!" (2008) e "Pop Negro" (2010) todos bem recebidos mundialmente.

Outra atração conta já com mais de 20 anos de funk no currículo, Sany Pitbull é apontado como um dos expoentes da nova fase do estilo. Diferenciado de outros produtores de funk por apostar na vertente instrumental do gênero, utilizando pouco – ou quase nenhum– vocal em suas músicas, Sany é curador do Red Bull Funk-se, projeto parceiro do Rec-Beat e que nasceu em 2009, comemorando os 40 anos do funk carioca. O show de Sany no Rec-Beat contará com a participação do embolador, rapper, compositor e intérprete pernambucano Zé Brown.

A relação do festival com a música paraense, uma das mais ricas e efervescentes atualmente no Brasil, continua e a produção aposta as fichas no tecnobrega da Gang do Eletro. Apadrinhados pelo fenômeno Gaby Amarantos, o trio representa a nova geração do ritmo que se refaz a cada dia. Com muita energia no palco e apoiados na batida do DJ Wado Squash, o grupo promete colocar fogo no Cais da Alfândega. Outro que vem para o festival é Crioulo. Mesmo com anos dedicado à música, Kleber Gomes, aka Criolo, despontou em 2011 como um novo sopro no hip hop brasileiro que há anos andava estagnado e aparece no topo de praticamente todas as listas de melhores de 2011 da crítica especializada. Capaz de criar letras e transformar pequenas cenas em rimas como se fosse uma máquina industrial, Criolo apresenta no Rec-Beat seu disco Nó na Orelha, que impressiona pelo estilhaçamento de ritmos e pelas letras que passeiam de imagens poéticas a ataques críticos, tudo com bom humor.

Destaque para o pernambucano Tibério Azul, que acaba de entrar em carreira solo. Compositor e cantor, o artista já era conhecido e respeitado pelos trabalhos na banda Mula Manca e na Seu Chico (dedicada à releitura das músicas de Chico Buarque). Bandarra é o nome desse elogiado voo solo, com 10 músicas inéditas. Outra atração de Pernambuco é a Rumbanda, que teve início em 2001 na oficina de percussão, sob a coordenação de Toca Ogan, percussionista da Nação Zumbi. A banda é composta por oito mulheres percussionistas que tocam e cantam, buscando o reconhecimento por seu trabalho e talento artístico- cultural. Além de fazer parte dessa banda como percussionistas algumas meninas tem uma atuação como educadoras sociais, articuladoras e produtoras culturais. Outro nome da cena local é a Embuás, formada por 11 músicos, a “orquestra” Embuás inspira-se em conceitos contemporâneos e mistura experiências sonoras dançantes com batidas da música moderna. Uma sonoridade incorporada da música universal e tradicional dos diferentes povos, aliada a um humor teatral, fez a banda receber calorosos aplausos do público em bares e palcos de Recife, cidade onde vem se apresentando desde 2004.

De Cuba, vem a cantora/compositora Yusa, que com muita delicadeza mistura rock, jazz e pop à tradicional rumba e trova cubana. Condensando esses sons de diferentes partes do mundo, Yusa representa a nova música contemporânea cubana e mesmo radicada em Havana, capital do seu país, não dispensa turnês e já levou sua música para todos os continentes. Yusa é conhecida de alguns brasileiros, como Lenine com quem gravou um DVD ao vivo em Paris chamado Incité. Sua música coleciona prêmios e nomeações, entre eles o internacional da BBC de Londres. Outra atração é a Silver Apples, apontada por muitos como uma das pioneiras da música eletrônica mundial, a banda surgiu no final dos anos 60 liderada por Simeon Coxe lll, pioneiro no uso de osciladores de frequência em palcos de música pop.


Veja a programação completa:

SÁBADO
19h30 - Stank (DJ Dolores e Yuri Queiroga)
21h - Tibério Azul
22h - Gang do Eletro
23h15 - Siba
0h30 - El Guincho

DOMINGO
19h30 - Embuás
21h - Sany Pitbull
22h - Silver Apples
23h15 - Tony Tornado
0h30 - Systema Solar

SEGUNDA
17h - Giuliari del Diavolo e Fadas Magrinhas (Rec Bitinho)
19h30 - Rumbanda
21h Oy - Joy Frempong
22h - Agridoce (Pitty e Martin)
23h15 - Lirinha
0h30 - Bixiga 70

TERÇA
19h30 - Lucas e Orquestra dos Prazeres
21h - Cibelle
22h - Yusa
23h15 - Dona Onete e Convidados
0h30 - Criolo

0 comentários:

LinkWithin