domingo, 15 de janeiro de 2012

PERNAMBUCO FREVANDO PARA O MUNDO

Depois de dois álbuns que tornaram-se expoentes da música pernambucana, Fábio Cabral vem com uma nova compilação que tem tudo para tornar-se mais um referencial para a cena musical do estado.

Por Bruno Negromonte


Por volta de 2006, Fábio Cabral de Melo, proprietário de uma das últimas lojas genuinamente de cd's da cidade do Recife, concebeu uma coletânea composta exclusivamente por artistas do cenário musical pernambucano intitulada "Pernambuco cantando para o mundo" (título alusivo ao slogan da Rádio Jornal do Commercio: “Pernambuco falando para o mundo”). Talvez não soubesse o comerciante que a partir daquela ideia já germinava aquilo que viria brotar tempos depois: o recém-criado selo Passa Disco.

Dois anos depois, em 2008, em comemoração aos 5 anos da loja foi lançado o segundo volume da série, e agora, passado 04 anos, vem o terceiro da série (o primeiro pelo selo Passa Disco) intitulado "Pernambuco frevando para o mundo", um álbum duplo onde o ritmo mais representativo do estado desfila através das 32 faixas criteriosamente selecionadas. São nomes de destaque no cenário musical nacional como Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho e Claudionor Germano somando forças com artista da cena contemporânea musical pernambucana composta por nomes como Zé Brown, Orquestra Contemporânea de Olinda, Antúlio Madeira, Gonzaga Leal, Maciel Salu, Mamelungos, Herbert Lucena, Ortinho, Spok Frevo Orquestra entre outros. Sem contar que o álbum ainda traz em forma de resgate o grupo Limusine 99, banda surgida no início da década dos anos 70 como um dos expoentes do movimento contra-cultural do recife batizado de "Udigrudi", o grupo chegou a ganhar festivais e a plugar o frevo em uma época em que tal atitude era pouco convencional; sem contar que chegaram a participar do álbum "Frevo ao vivo", gravado ao vivo no teatro de Santa Isabel em 1974 pelo selo Marcus Pereira. Vale salientar que o disco será dedicado ao maestro Zé Menezes e certamente figurará como mais um trabalho fonográfico que se torna-se-á referência de nossa cultura musical ao longo dos anos.

Segue abaixo as faixas do álbum duplo:

Disco A
01 - Viva Pernambuco (Antúlio Madureira)
02 - Índia fatal (Herbert Lucena)
03 - Diabo louro (Alceu Valença)
04 - Pisando em brasa (Luciano Magno & Spok Frevo Orquestra)
05 - O bom Sebastião (André Rio & Nena Queiroga)
06 - Alegorias (Paraquedista Real)
07 - Casa de Marimbondo (Eddie)
08 - Tenha modos (SáGrama)
09 - Carnavais e São Joões (Rogério Rangel)
10 - Janelas (Orquestra Contemporânea de Olinda)
11 - Bairro dos meus amores (Gonzaga Leal, Cezzinha & Orquestra Popular do Recife)
12 - Trovão azul no frevo (Cláudio Rabeca)
13 - Queimando a massa (Claudionor Germano)
14 - Vulcão tricolor (Orquestra Popular da Bomba do Hemetério)
15 - Frevo maps (Digital Groove)
16 - Vinheta (Projeto Sal)

Disco B
01 - Elaboração frevo (Zé Brown)
02 - Micróbio do frevo (Silvério Pessoa)
03 - Roda e avisa (Elba Ramalho)
04 - Freio a óleo (Spok Frevo Orquestra)
05 - Tem frevo na latada (Josildo Sá)
06 - Terceiro dia (Bloco da Saudade)
07 - Não me ames (Ortinho)
08 - Engatinhando (Saracotia)
09 - Aquela Rosa (Maciel Melo)
10 - Fanfarra (Mamelungos)
11 - Aurora de amor (Coral)
12 - Galo do povo (Maciel Salu)
13 - Pot-pourri (Geraldo Azevedo)
14 - Frevo na primavera (Quinteto Violado)
15 - Hino do Elefante de Olinda (Ska Maria Pastora)
16 - Solavanco (Limusine 99)

5 comentários:

Jorge Macedo - Recife-PE disse...

Parabéns, Bruno Negromonte, pela homenagem a Fábio Cabral da PASSA DISCO! Ele merece!

Isaias Ferreira disse...

Lembro muito bem do slogan "Pernambuco falando para o Mundo!". Eu era muito pequeno e morava aí em Campo Grande... Bruno, Onde posso comprar este CD? Estive há duas semanas em Recife mas não ouvi falar dele. Grande abraço!

Isaias Ferreira disse...

Bruno, estive há duas semanas em Recife mas não ouvir falar desse álbum. Gostaria de saber onde comprá-lo. Grande abraço. Isaias Ferreira.

Unknown disse...

Está faltando o nome de um artista, na lista do volume 1, a penúltima faixa é "Ninguém é louco sozinho" (Climério de Oliveira).
Agradeço se puder retificar.

Abraços.

Unknown disse...

Está faltando o nome de um artista, na lista do volume 1, a penúltima faixa é "Ninguém é louco sozinho" (Climério de Oliveira).
Agradeço se puder retificar.

Abraços.

LinkWithin