sexta-feira, 11 de novembro de 2011

35 ANOS SEM MILTON CARLOS

No último dia 26 de outubro completou-se 35 anos que em um acidente de carro na via Anhanguera, em São Paulo falecia precocemente o cantor compositor Milton Carlos, aos 22 anos.

Por Bruno Negromonte


A década de 70 foi uma das mais profícuas para a música popular brasileira em vários segmentos, foi a década que surgiu nomes como Belchior, Amelinha, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Ednardo, Zé e Elba Ramalho, Djavan isso para ficar só no Nordeste. Foi a década também que o já consagrado cantor e compositor Roberto Carlos entrou em definitivo para o hall dos grandes nomes da música mundial sendo eleito pelo povo brasileiro como o Rei de nossa música. Enquanto no início da década o regime militar apertava o cerco contra artistas como Caetano, Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e tantos outros alguns artistas ganhavam projeção nacional com músicas e letras que apesar de serem menos elaboradas, falavam daquilo que o povo vivenciava e aparentemente pouco eram análogas ao regime opressor da época. Além disso, diversos nomes surgiram nesse contexto musical encabeçado por artistas como Odair José, Waldick Soriano, Nelson Ned, Lindomar Castilho dentre outros. Surgiram também subgêneros musicais dentro do contexto existente como, por exemplo, o chamado "samba jóia" regido por Benito di Paula.



Dentro desse contexto de novos intérpretes e compositores em nossa música podemos, por que sem dúvida alguma destacar o nome do cantor e compositor Milton Carlos, que apesar de falecer precocemente foi um dos nomes mais representativos dessa década. Milton Carlos (assim como a sua irmã Isolda) começaram as suas respectivas carreiras ainda na adolescência, fazendo backing vocals. E embora muito jovens na época, eles já vinham sendo gravados por intérpretes como Antônio Marcos, Maria Creuza e a banda Os Incríveis ao início dos anos 70. Mas, sem dúvida, foi a partir de 1973 depois de chegar à voz de Roberto Carlos que as canções dos irmãos os irmãos Isolda e Milton Carlos ganharam projeção.

Milton Carlos vivia em um tempo, mas se identificando com outro, como expressou em composições como 1910 (gravada pelos Incríveis), Largo do Boticário, Samba quadrado e Memórias do Café Nice (gravadas por ele próprio). "Milton sempre alugava meus tios perguntando como era São Paulo antigamente, como era o bairro do Bexiga, como era no tempo de vovô. Meus tios contavam, contavam e ele perguntava mais e mais", lembra Isolda.

Numa tarde de 1973, durante uma conversa no estúdio da RCA, Eduardo Araújo comentou com Milton Carlos que naquela semana iria à casa de Roberto Carlos mostrar-lhe uma composição que tinha feito para ele gravar. O outro então perguntou se Eduardo Araújo poderia levar também uma fita com uma composição dele com a irmã. "Mas o que eu vou ganhar com isso?", perguntou Eduardo Araújo, brincando. "Tudo que tenho é um fusca. Se Roberto Carlos gravar minha música, dou meu fusca pra você", prometeu Milton Carlos, que gravou numa fita sua composição Amigos, amigos.



Eduardo Araújo deixou as duas fitas com Roberto Carlos e foi passar uma temporada em sua fazenda em Minas Gerais. Na volta, ligou para o cantor. "E aí, Roberto, vai gravar minha música ou não vai?", perguntou em tom descontraído. "Dudu, sua música é bonita, mas acho que ela não é pra mim. Mas eu gostei daquela outra com uma mulher cantando", respondeu Roberto Carlos. "Mulher cantando?" "É, bicho, aquela que fala de um cara apaixonado por uma amiga." "Mas não é mulher, Roberto. É Milton Carlos, um rapaz que tem voz fina." Não era falsete. Milton Carlos foi uma criança que não teve mudança de voz. Ele crescia, mas sua voz continuava infantil e com o tempo feminina. Era uma voz ímpar, bastante peculiar porque continha, além da beleza esfuziante, uma evidente androginia. E isso chamou a atenção das gravadoras, que logo o convidaram para gravar por volta de 1970. E o que podia ser uma coisa negativa se tornou positiva.



Depois de falar com Roberto Carlos, Eduardo Araújo telefonou para o autor de Amigos, amigos: "Milton, você pode passar aqui em casa e deixar a chave do fusca porque Roberto Carlos vai gravar sua música". Milton Carlos ficou alguns segundos em silêncio, respirou fundo e perguntou: "Isso não é brincadeira sua, não? Roberto Carlos vai mesmo gravar minha música?". "Pra gente foi uma loucura, uma loucura", lembra Isolda. "A gente não queria acreditar. E quando vimos a confirmação no jornal com a lista das músicas do novo disco de Roberto fizemos a maior comemoração. Chamamos os amigos, saímos, pagamos o chope para todo mundo."

Outras canções da lavra dos irmãos Milton Carlos Izolda e gravada pelo Rei Roberto Carlos foram as canções "Um jeito estúpido de te amar" e "Pelo avesso" (música com um refrão de forte apelo popular: "Eu quero seu amor a qualquer preço/ quero que você me tenha até pelo avesso/ pra me sentir envolvido em seus cabelos/ faça de mim o que quiser/ eu sou seu homem, você minha mulher..."). Por via das dúvidas, Milton Carlos foi ao estúdio da RCA, gravou as duas Carlos: autores de fora entrarem com mais de uma música num mesmo disco do cantor.canções numa fita e a enviou para o escritório de Roberto Carlos em São Paulo. Agora era torcer e esperar. Pois foi uma agradável surpresa para os autores saber, algumas semanas depois, que Roberto Carlos iria gravar não apenas uma, mas as duas canções em seu álbum de 1976. O cantor gostou muito de Pelo avesso e ainda mais de Um jeito estúpido de te amar, que o emocionou assim que ouviu a fita enviada por Milton Carlos - o compositor, aliás, defendia muito bem seus temas, cantando sempre com sentimento e segurança, o que por certo contribuía para a boa aceitação das suas músicas. Até hoje poucas vezes aconteceu isso na discografia de Roberto

Ele morreu aos 23 anos, na noite de 20 de outubro de 1976, quando vinha de Jundiaí para São Paulo a bordo de seu Passat. Viajava em companhia de sua noiva, a também cantora Mariney Lima e do empresário Genildo de Oliveira. O acidente ocorreu num trecho da via Anhanguera quando o Passat do cantor tentou ultrapassar uma carreta Scania Vabis e bateu em um caminhão Chevrolet. Com o choque, o carro do cantor desgovernou-se e foi colhido pela carreta. Milton Carlos e sua noiva morreram na hora. O empresário Genildo Oliveira, que viajava no banco de trás, teve apenas ferimentos leves, o ajudante do motorista do caminhão, o jovem Mário Alves de Araújo, que desceu para socorrer as vítimas, foi atropelado na pista e também morreu no local.

Sem ainda ser informada da real dimensão do acidente, Isolda foi imediatamente para Jundiaí. Ao parar na porta do hospital, ela ligou o rádio do carro no momento em que Milton Carlos cantava a canção Elas por elas. Logo depois, o locutor informava que o cantor e compositor Milton Carlos havia falecido naquela noite. "Eu abri a porta do carro e corri feito uma louca para a entrada do hospital. Mas aí não sei o que aconteceu, não sei se desmaiei ou se me deram uma injeção, porque eu só acordei no carro do meu tio já chegando em casa."



Mesmo sem o irmão e parceiro, Isolda continuou compondo suas canções para os cantores gravarem. E no ano seguinte entregou a Roberto Carlos uma música que se constituiria num dos maiores sucessos no Brasil, em todos os tempos: Outra vez. Se a música popular brasileira é repleta de musas, a história dessa composição revela a existência de um raro "muso":

Acho que minha vida se divide em antes e depois desse dia. Pensei em voltar a estudar, em tomar outro rumo, mas no meio dessa tempestade encontrei vários amigos que me abrigaram, emocionalmente e, mesmo sem perceber, continuei fazendo sozinha o que sempre fiz desde menina: brincar de fazer músicas. Desse momento em diante, sem mais o meu amigo para brincar comigo. Foi assim que fiz, numa madrugada, uma música desprovida de qualquer ambição futura, uma confidência sincera: ‘Outra vez’. Gravei essa canção numa fita entre outras e entreguei para Roberto Carlos”. (Isolda - cantora, compositora e irmã de Milton Carlos)

Obra musical:
• Amanhã é outro dia (c/ Isolda)
• Ana Cláudia (c/ Isolda)
• Desta vez te perdi (c/ Isolda)
• Enredo (c/ Isolda)
• Eu juro que te morreria minha (c/ Isolda)
• Eu vou caminhar (c/ Isolda)
• Foi ela um tema de amor (c/ Isolda)
• Maria de tal (c/ Isolda)
• Pelo avesso (c/ Isolda)
• Samba quadrado (c/ Isolda)
• Saudade do Bexiga (c/ Isolda)
• Tele-rodovia (c/ Isolda)
• Tudo parou (c/ Isolda)
• Último samba-canção (c/ Isolda)
• Um jeito estúpido de te amar (c/ Isolda)
• Um presente para ela (c/ Isolda)
• Uma valsa, por favor (c/ Isolda)
• Você precisa saber das coisas (c/ Isolda)


Milton Carlos - Discografia Oficial (Incompleta)

Milton Carlos - Samba Quadrado (1975)
Faixas:
01 - Memórias Do Café Nice
02 - Eu Juro Que Te Morreria Minha
03 - Piston De Gafieira
04 - É Mais De Meia Noite
05 - Jogo De Damas
06 - Amanhã É Outro Dia (Participação Especial De Isolda)
07 - Contrasenso
08 - Se Alguém Telefonar
09 - Irônica
10 - Amanheci Chorando Por Você
11 - Foi Ela Um Tema De Amor
12 - Samba Quadrado


Milton Carlos - Largo do boticário (1976)
Faixas:
01 - Largo Do Boticário
02 - Da Janela
03 - Me Mata
04 - Alguém Me Disse
05 - Hora Do Jantar
06 - Elas Por Elas
07 - Dorinha Meu Amor
08 - Último Samba Canção
09 - Uma Valsa, Por Favor
10 - Vexame
11 - Zé Biriba
12 - Um Acalanto


Milton Carlos - Inédito (1977)
Faixas:
01 - Eu E Companhia
02 - Saudade Do Bexiga (Ao Amigo Adoniran Barbosa)
03 - Entre Seis Milhões De Pessoas
04 - Ana Cláudia
05 - Amigos, Amigos
06 - Jogo De Damas
07 - Dados Biográficos
08 - Maria De Tal
09 - Feira De Artesanato
10 - Enredo
11 - Elas Por Elas
12 - Samba Quadrado



Bibliografia e Fontes Consultadas:
Araújo, Paulo César de. Roberto Carlos em Detalhes. São Paulo. Editora Planeta, 2006.
Dicionário da MPB
Wikipédia

35 comentários:

Juberto Oliveira disse...

Simplesmente MA RA VI LHO SO!!!!

Juberto Oliveira disse...

Simplesmente MA RA VI LHO SO!!!!

Anônimo disse...

Deixou saudades !

Djair disse...

Parabéns pela postagem. Eu era criança e curtia O cantor milton carlos,quando ele morreu, mas o tempo passou e garoto vai mudando seu gosto musical pelo meio que vive e convive, então essa maravilha musical ficou de lado por muitos anos, até que com a chegada da internet ( anos depois da chegada ) comecei a procurar pela musica Mémorias do café Nice, o problema é que raramente achava-se algo, pois a cultura brasileira ( faço parte ) esquece facilmente o que é belo e culto, mas anos e anos se passaram, achei a musica ( não lembrava o nome dela e nem do cantor, não briguem comigo! ) e hoje aos 44 anos encontro essa postagem e fico agradecido! Grande abraço ! Djair

Djair disse...

Parabéns pela postagem. Eu era criança e curtia O cantor milton carlos,quando ele morreu, mas o tempo passou e garoto vai mudando seu gosto musical pelo meio que vive e convive, então essa maravilha musical ficou de lado por muitos anos, até que com a chegada da internet ( anos depois da chegada ) comecei a procurar pela musica Mémorias do café Nice, o problema é que raramente achava-se algo, pois a cultura brasileira ( faço parte ) esquece facilmente o que é belo e culto, mas anos e anos se passaram, achei a musica ( não lembrava o nome dela e nem do cantor, não briguem comigo! ) e hoje aos 44 anos encontro essa postagem e fico agradecido! Grande abraço ! Djair

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem. Eu era criança e curtia O cantor milton carlos,quando ele morreu, mas o tempo passou e garoto vai mudando seu gosto musical pelo meio que vive e convive, então essa maravilha musical ficou de lado por muitos anos, até que com a chegada da internet ( anos depois da chegada ) comecei a procurar pela musica Mémorias do café Nice, o problema é que raramente achava-se algo, pois a cultura brasileira ( faço parte ) esquece facilmente o que é belo e culto, mas anos e anos se passaram, achei a musica ( não lembrava o nome dela e nem do cantor, não briguem comigo! ) e hoje aos 44 anos encontro essa postagem e fico agradecido! Grande abraço ! Djair

julio disse...

Um grande talento, deixou saudades e um legado que não pode ser esquecido.

Joacy disse...

Simplesmente magnífica reportagem!
Desde muito pequeno ouvia as canções dele, que numa época passada ainda saiu em cd, pela série "Acervo", em 1994. Aquela linda voz aguda, feminina, incrivelmente, para meu orgulho, é um timbre o qual todo mundo que me conhece acaba comparando, pois felizmente assim como ele, eu tenho o timbre agudo. As canções dele até hoje guardo, tenho os 3 lps, e ainda consegui baixar as canções do compacto Amigos-amigos. Mas minha canção favorita sempre será Último Samba-canção, seguida de Jogo de damas.

Viva Milton! e um salve ao dono do post!

Se abrir, o link é de minha voz, c a musica dele.

http://www.4shared.com/mp3/HqjgxwDD/Jogo_de_damas.html

Abraço!

Joacy disse...

Simplesmente magnífica reportagem!
Desde muito pequeno ouvia as canções dele, que numa época passada ainda saiu em cd, pela série "Acervo", em 1994. Aquela linda voz aguda, feminina, incrivelmente, para meu orgulho, é um timbre o qual todo mundo que me conhece acaba comparando, pois felizmente assim como ele, eu tenho o timbre agudo. As canções dele até hoje guardo, tenho os 3 lps, e ainda consegui baixar as canções do compacto Amigos-amigos. Mas minha canção favorita sempre será Último Samba-canção, seguida de Jogo de damas.

Viva Milton! e um salve ao dono do post!

Se abrir, o link é de minha voz, c a musica dele.

http://www.4shared.com/mp3/HqjgxwDD/Jogo_de_damas.html

Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pelo post. o Milton Carlos deixou sua marca. Obra maravilhosa.

Bel disse...

Até então só conhecia uma música desse MUSO da música brasileira, contra senso. Até porque qdo o Milton Carlos morreu não era nem nascida, mas precisamos lembrar das obras desse grandes compositores e cantores para que não se deixe cair no esquecimento de que temos belas música. Hoje em dia tem muito barulho e bobagem sendo tocada ao invés de melodias desse tipo. Parabéns pela matéria.

Anônimo disse...

Até então só conhecia uma música desse MUSO da música brasileira, contra senso. Até porque qdo o Milton Carlos morreu não era nem nascida, mas precisamos lembrar das obras desse grandes compositores e cantores para que não se deixe cair no esquecimento de que temos belas música. Hoje em dia tem muito barulho e bobagem sendo tocada ao invés de melodias desse tipo. Parabéns pela matéria.

brunonegromonte disse...

Obrigado Bel pela honrosa participação. Um dos nossos objetivos é manter viva a obra de nomes como o do Milton e tantos outros que acabam não sendo lembrados por conta da ausência de espaço na mídia.Esteja sempre por aqui em nosso espaço. Abraços sonoros!

Anônimo disse...

Adorei a matéria, Parabéns! Não podemos esquecer essa obra maravilhosa dos irmãos Milton Carlos e Isolda. Tudo começou durante a minha adolescência, ele só tinha dois anos a mais que eu! Foram os meus melhores tempos de curtição, muito sonhadora, sob o embalo do som e letras perfeitas das músicas contra censo e samba quadrado de Milton Carlos e Isolda. Valeu, valeu mesmo!
Saudades...

Sergio Nobre disse...

Lembranças maravilhosas. Tenho uma ligação triste com ele. No mesmo local onde ele sofreu acidente, eu também sofri alguns dias depois. O Policial rodoviário que fez a ocorrência de meu acidente comentou 'há alguns dias um acidente tirou a vida do compositor e cantor Milton Carlos'. Felizmente guardo com muito carinho os três LPs que aparecem na reportagem

Luiz Carlos disse...

No dia do acidente do Milton Carlos, eu e meu amigo Marcelo Penteado estávamos no Cemitério Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí. Naquela época a medicina rondava nossas cabeças e para nos familiarizar com essa ideia, de vez em quando "passeávamos" pelo necrotério que era dentro desse mesmo cemitério. Foi quando os corpos de Milton e sua namorada chegaram.
Foi uma das cenas mais dantescas que já havíamos visto, a expressão de dor estampada nos rostos tanto de Milton quanto de Mariney, nunca saíram de nossas memórias e de nossos corações.
Que DEUS continue abençoando suas almas e mesmo depois de mais de 35 anos, que ELE continue dando o conforto necessário para todos os seus familiares, principalmente à Isolda, absoluta em seu talento.

Anônimo disse...

Eu curti mt a música Samba quadrado, quando eu era criança e pensava que era uma mulher. Não sabia nada sobre ele, nem sabia que tinha morrido precocemente.Graças a esse post aprendi muito, obrigada por nos presentear com essa raridade. Só não entendi como um Lp inédito pode ter sido gravado em 1977 se ele faleceu em 1976. O cantor tinha as gravações em fita k7?

brunonegromonte disse...

Acredito se tratar de uma copilação com algumas gravações antigas esse material lançado em 1977.

Anônimo disse...

Caros!!! Estudei o primeiro ginasial em 1966 na Vila Marianana com Milton Carlos e já tocava violão muito bem. Se apresentava nos programas de calouros na antiga TV Tupi. Suas músicas junto com Isolda, são da mais profunda poesia, elevando o amor ao infinito. Saudades









c

walter M. Carvalho disse...

Olá, porque discografia "incompleta" ?? Ele já gravou mais do que esses três lps ?

Edu Mari disse...

Eu possuo esses três LPs em vinil desde os anos 80 e os guardo com muito carinho! Ele gravou algum outro? Acho que esses discos são hoje raridade pois ele se foi bem jovem e nos deixou saudades...Infelizmente, a nossa Mídia não se preocupa em divulgar nada que não seja "sertanejo", "pagode" ou "funk" alienando a nossa juventude.
Milton Carlos foi um jovem talentoso de espírito saudosista como poucos entre nós e nos deixou um pequeno acervo de jóias musicais compostas em parceria com sua irmã, Isolda.

Edu Mari disse...

Eu possuo esses três LPs em vinil desde os anos 80 e os guardo com muito carinho! Ele gravou algum outro? Acho que esses discos são hoje raridade pois ele se foi bem jovem e nos deixou saudades...Infelizmente, a nossa Mídia não se preocupa em divulgar nada que não seja "sertanejo", "pagode" ou "funk" alienando a nossa juventude.
Milton Carlos foi um jovem talentoso de espírito saudosista como poucos entre nós e nos deixou um pequeno acervo de jóias musicais compostas em parceria com sua irmã, Isolda. Edu Mari

Rainer disse...

Excelente relato. Pena que não tenham realizado até hoje um filme sobre a curta, mas intensa, trajetória de Milton Carlos.

PISO NOVO disse...

Excelente compositor e cantor, ele e a irmã se completavam na musica.Saudade daquele tempo, quando havia musica e poesia.
Graças a tecnologia temos hoje todas essas informações tao importante para essa galera jovem, que na sua maioria nao se liga e musica de qualidade, pura sensibilidade do poeta.
Parabens pessoal pelos comentários. PARABENS!!!

reis disse...

MTO BOM, PENA QUE OS BONS MORREM JOVENS.
MAS MILTON CARLOS NOS DXOU UM BELA OBRA, VALEU

Eduardo Orestes disse...

Dias atras o classico samba quadrado me encontrou,agora ja ta encomendado o Largo da Concórdia,hoje me animou meu churrasco sua bela voz e poesia incriveis,uma pena ter partido tão cedo,mais o que é ainda mais lamentavel é relegarem ao esquecimento um dos grandes artistas que o brasil teve,mais isso infelizmente é caracteristica deste país de história nebulosa e falsos heróis...viva Milton Carlos esteja em paz onde pairar...saudads...

Eduardo Orestes disse...

Dias atras o classico samba quadrado me encontrou,agora ja ta encomendado o Largo da Concórdia,hoje me animou meu churrasco sua bela voz e poesia incriveis,uma pena ter partido tão cedo,mais o que é ainda mais lamentavel é relegarem ao esquecimento um dos grandes artistas que o brasil teve,mais isso infelizmente é caracteristica deste país de história nebulosa e falsos heróis...viva Milton Carlos esteja em paz onde pairar...saudads...

Deus Carmo disse...

Poxa estava completamente esquecido de Milton Carlos. Como somos ingratos com nossos artistas! Parabéns pelo resgate da memória dele.

Unknown disse...

Dificil hoje em dia ter poetas igual ele, que fazia musica de qualidade, própria para todas as idades. Descanse em paz poeta. Deus dá o consolo, e os mistérios de Deus, só Deus conhece.

Unknown disse...

Uma pena que ele se foi...como adorava ve-lo cantar. Era menina moça, minha mãe gostava demais. Todos em casa. Fiquei muito triste com sua morte posso imaginar a dor da Isolda. Não é fácil.

Vladimir Francisco marceneiro disse...

Digno de ser mencionado, lembrado e homenageado, pois sua obra o imortalizaria, como se deveria ser nesse país até então sem valor e cultura e honras aos que são digno. Muitos detalhes de sua.morte eu trago de memória,pois li a matéria no jornal da epoca, quando eu tinha apenas 16 anos. Um beijo a Izilda.

Leandro disse...

Ontem a sua irmã Isolda faleceu.

CEMATOS disse...

Hoje morre Isolda irmã de Milton Carlos.

Jorge disse...

Milton Carlos, partiu muito cedo, que pena, cantor, compositor e violonista, algo raro hoje em dia. Me recordo da sua breve passagem pelo cenário musical, controle de palco, voz impecável e peculiar, conhecimento incrível sobre a história da música popular brasileira e por isso tinha um profundo respeito por aqueles que a construiu. Sem dúvida, Milton se estivesse vivo seria um dos maiores protagonista da música brasileira atual.

Ana Maria disse...

Uma correção: Milton Carlos não chegou a completar 22 anos.
Nasceu em 13/11/1954
Morreu em 20/10/1976
Portanto, quando morreu tinha ainda 21 anos.

LinkWithin