terça-feira, 10 de maio de 2011

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Por Bruno Negromonte

Ao longo do mês passado abordamos os 40 anos do lançamento do primeiro álbum do genial Cassiano, um dos ícones de nosso soul. Como foi falado, "Imagem e Som" veio depois de Cassiano sair do grupo "Os Diagonais" e já está conceituado como um grande compositor.
Este mês abordaremos o lançamento do último álbum (até então) lançado pelo Cassiano, que ocorreu há exatamente 20 anos.

O primeiro disco do Cassiano no formato digital foi gravado ao longo do ano de 1991, quando depois de inúmeros anos sem lançar um novo trabalho, Cassiano nos brinda com esse álbum em comemoração aos seus 20 anos de carreira, além de uma participação na primeira edição dos bem sucedidos songbooks do Almir Chediak. A partipação se deu no Songbok Noel Rosa com a faixa "Pra que fingir", de autoria do Noel Rosa e do Osvaldo de Almeida Gogliano ( o Vadico).
Já o seu segundo projeto para 1991 foi o disco intitulado "Cedo ou Tarde" (um das canções presentes no álbum e gravada originalmente em 1973 no álbum "Apresentamos o nosso Cassiano").

O álbum praticamente trata-se da releitura dos grandes sucessos de um dos mestres do soul brasileiro com o plus das participações especiais de nomes como Cláudio Zolli, Djavan, Marisa Monte, uiz Melodia, Sandra de Sá, Ed Motta entre outros. A produção do disco ficou a cargo do Liber Gadelha, a maioria dos arranjos das 11 faixas ficaram a cargo do próprio Cassiano e do Guto Graça Melo.

Depois desse álbum, Cassiano resolveu sair da cena musical discográfica e deixar-nos orfãos de seu incomensurável talento.


Cassiano - Cedo ou tarde (1991)
Faixas:
01 - Eu amo você
02 - Primavera
03 - Salve essa flor
04 - Bye bye
05 - Rio best-seller
06 - Cedo ou tarde
07 - Setembro
08 - Coleção
09 - A lua e eu
10 - Know-how
11 - Intro III

0 comentários:

LinkWithin