sexta-feira, 8 de abril de 2011

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

CASSIANO - IMAGEM E SOM (1971)
Por Bruno Negromonte

Acho que dentro desta proposta de memorizar álbuns importantes da história discográfica de nosso país, vale trazer ao conhecimento de alguns a passagem pelos 40 anos em que era lançado o álbum "Imagem e Som" do, como costumo chamar, Genival "Genial"Cassiano.

Cassiano no período do lançamento desse seu primeiro disco já vinha com uma certa bagagem musical, pois sua carreira havia sido iniciada em 1964 tocando violão no Bossa Trio (para quem não sabe o Bossa Trio deu origem ao grupo Os Diagonais, grupo esse que deu uma certa visilibidade a Cassiano como compositor e cantor e que já foi falado aqui no Musicaria Brasil). Essa experiência propiciou ao Cassiano a gravação de alguns compactos e um LP com o grupo Os Diagonais em 1969. Somando a isso tudo, em 1970 Tim Maia grava o seu primeiro LP onde havia 04 canções do Cassiano (Padre Cícero, em parceria com Tim; Você fingiu; e duas parcerias com Sílvio Rochael: Primavera e Eu amo você). Portanto, Cassiano já tinha bastante know-how para mostrar para o que veio e mostrou.

Sem dúvida alguma todas essas gravações anteriores (influenciadas pela soul-music americana e ritmos genuínamente brasileiros) deram todo o embasamento para a gravação desse primeiro álbum desse paraíbano considerado por muitos como o papa da soul music brasileira. Este primeiro LP do Cassiano (relançado em CD 30 anos após o seu lançamento oficial) pode ser considerado não só como um marco para o soul em nosso país como também um dos precursores do gênero no Brasil.

Vale salientar que mesmo depois de 40 anos desde o lançamento deste álbum ele ainda se faz bastante vanguardista; tanto que ainda hoje podemos considerá-lo como extremamente atual e moderno. Cassiano com sua imagem e com o seu som mostrava para o que vinha em carreira solo e fez deste álbum algo cultuado por todos aqueles que são admiradores de música de qualidade.

Diretor artístico: Alfredo Corleto
Coordenador artístico: Osmar Navarro
Arranjos: Waldyr Arouca Barros
Participação Especial:
Vocal: Os Diagonais
Piano: Charles
Bateria: Paulinho
Baixo: Capacete
Ritmo: Pestana
Guitarra: Cassiano
Layout: Tebaldo

Faixas:
01 - Lenda – Cassiano – (Marcos Valle & Luis Fernando Freire) (2:43)
02 - Ela Mandou Esperar – Cassiano – (Tim Maia & Cassiano) (2:18)
03 - Tenho Dito – Cassiano – (Tim Maia & Cassiano) (1:44)
04 - Já – Cassiano – (Cassiano) (4:56)
05 - É Isso Aí – Cassiano – (Cassiano) (3:07)
06 - O Caso Das Bossas – Cassiano – (Zil Rosendo & Dablio Namor) (2:58)
07 - Eu, Meu Filho E Você – Cassiano – (Cassiano) (4:28)
08 - Primavera (Vai Chuva) – Cassiano – (Cassiano & Silvio Rochael) (2:01)
09 - Minister – Cassiano – (Cassiano) (1:56)
10 - Uma Lágrima – Cassiano – (Cassiano) (2:17)
11 - Canção Dos Hippies (Paz E Amor) – Cassiano – (Professor Pardal) (3:26)
12 - Não Fique Triste – Cassiano – (Cassiano) (3:34)

0 comentários:

LinkWithin