segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FESTIVAL VOA VIOLA

Projeto pioneiro mapeia o uso da viola no Brasil .

VOA VIOLA é um projeto nacional que vai mostrar ao nosso país a força, a variedade e o alcance que a viola tem em diferentes segmentos da música brasileira. Vamos, junto com você, mapear a produção musical contemporânea com a viola em todo o Brasil.

Para isso, o FESTIVAL VOA VIOLA levará a quatro capitais brasileiras violeiros novatos e veteranos de todo o país. Haverá seleção de trabalhos em um processo que vai envolver também a votação popular. Podem participar todos os artistas, não importa quais forem suas tendências musicais, desde que a viola seja instrumento de destaque em sua expressão artística.

No portal você vai encontrar chats e fóruns, além de informações, histórias e causos sobre a viola. Você pode montar um perfil e disponibilizar o próprio conteúdo tornando-se membro da nossa rede social. No portal VOA VIOLA, o contato com violeiros e apaixonados por viola do Brasil inteiro é permanente.

O VOA VIOLA quer aproximar toda a comunidade violeira, fomentar carreiras, ampliar o público e estimular a troca de informações sobre a viola, tornando-a ainda mais popular. O projeto ganha força e dimensão com a participação de todos - juntos pela viola. O projeto é realizado com o patrocínio da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL na comemoração dos seus 150 anos.

O FESTIVAL VOA VIOLA é uma iniciativa inédita que pretende expandir, conectar e mostrar para todos os brasileiros a riqueza do universo violeiro do Brasil. Junto com você, queremos identificar as principais experiências musicais com o instrumento, ampliar a popularidade da viola e mostrar o potencial que ela tem para inspirar artistas de diferentes influências e gerações.

E para compor este panorama, convidamos todos os artistas violeiros a inscreverem seu trabalho. Uma Comissão de Seleção escolherá os 24 trabalhos mais representativos da cena atual da viola no Brasil.

Depois dessa etapa, caberá ao público decidir, dentre os escolhidos pela Comissão de Seleção, 12 artistas que farão parte dos shows itinerantes, e levarão sua música a quatro capitais brasileiras durante o FESTIVAL VOA VIOLA.

Para mostrar a diversidade das expressões da viola, o Projeto VOA VIOLA também premiará os destaques nos seguintes segmentos: inovação, canção, tradição, dupla e instrumental.

O PORTAL
O portal VOA VIOLA é o ambiente onde os artistas, violeiros, pesquisadores, críticos e o público se encontrarão para falar e conhecer mais sobre viola. Esse é o espaço para discutir, trocar opiniões, ouvir música, conhecer novos violeiros e eleger os melhores trabalhos dentre aqueles inscritos para o FESTIVAL VOA VIOLA. É no Portal que o Festival acontece, através da sua participação direta nos chats, fóruns e durante as votações.
O portal também disponibiliza conteúdo sobre a viola, causos e histórias, fotos, vídeos, além de informações sobre os músicos e grupos que fazem música utilizando a viola. Criando um perfil, você participa, troca informações, indica artistas, exibe seu conteúdo e vota nos violeiros que você quer assistir, ao vivo, em shows que passarão por quatro capitais: Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Programação do Festival Voa Viola
O Recife recebe no dia 10 de novembro o Voa Viola - Festival Nacional de Viola, no Teatro de Santa Isabel. O público poderá escolher três dos 24 violeiros selecionados por edital público, de todo o Brasil, que tocarão no palco recifense.
A votação está aberta até o dia 10 de outubro pelo site:


O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos da Caixa, patrocinadora exclusiva do Voa Viola.

Selecionados:
Há trabalhos instrumentais e cantados; em solos, duos e grupos; e em expressões tradicionais e novas linguagens musicais. Segue a lista, em ordem alfabética: Arnaldo Freitas (São Paulo – SP); Badia Medeiros (Formosa – GO); Bruna Viola (Cuiabá – MT); Carrigo (Manaus – AM); Catireiros do Araguaia (Barra do Garças – MT); Conversa Ribeira (Campinas - SP); Daniel de Paula (Cuiabá – MT); Duo de Viola e Acordeon (Caxias do Sul – RS); Duo Viola e Cravo (Campinas – SP); Fabio Barros (São Paulo – SP); Família Pereira (Guaraqueçaba – PR); Fernando Sodré (Belo Horizonte – MG); Folias, Foliões e seus Instrumentos Musicais (São Francisco – MG); Galvan e Galvãozinho (Anápolis – GO); Índio Cachoeira (São Paulo – SP); Irmãos Vieira (Novo Gama – GO); José Mauro (Uberlândia – MG); Júlio Seda e Rafael (São João da Boa Vista – SP); Os Favoritos da Catira – Seo Oliveira (Guarulhos – SP); Ronney e Susano (Uberlândia – MG); Samba Chula de São Braz (Salvador – BA); Tião Mineiro (Campinas – SP); Tradição do Jalapão (Mateiro – TO) e Wilson Dias (Belo Horizonte – BH).

Entre os contemplados, há uma grande diversidade de estilos, e a presença de diferentes tipos de viola. Chama a atenção, também, a faixa etária dos violeiros, entre 14 anos, como é o caso de José Mauro, e 78 anos, idade de João Raposo, do grupo Folias, Foliões e Seus Instrumentos Musicais. O resultado aponta para a inovação do uso do instrumento, como é o caso do Duo Viola e Cravo e Conversa Ribeira, que utilizam a viola associada ao cravo e o piano. Verifica-se também a renovação com jovens violeiros, e a continuidade do uso do instrumento ligado à tradição, como é o caso das formações familiares Irmãos Vieira e da Família Pereira, que mantém viva a centenária tradição da viola no litoral do Paraná.


Recife. Teatro Santa Isabel. Dia 10 de novembro.
Anfitrião: Passoca (SP).
Violeiro convidado: Pereira da Viola (MG).
Atração nacional: Antônio Nóbrega (PE) em diálogo musical com o violeiro Adelmo Arcoverde (PE).
Período de votação online: 27 de setembro a 10 de outubro.

Belo Horizonte. Palácio das Artes. Dia 1º de dezembro.
Anfitrião: Chico Lobo (MG).
Violeiro convidado: Jaime Alem (SP).
Atração nacional: Lenine (PE) em diálogo musical com Heraldo do Monte (PE).
Período de votação online: 12 a 24 de outubro.

São Paulo. Sesc Pinheiros. Dia 09 de dezembro.
Anfitrião: Paulo Freire (SP).
Violeiro convidado: dupla Zé Mulato e Cassiano (DF).
Atração nacional: Mônica Salmaso (SP). Neste show, a cantora e apresentadora Inezita Barroso será homenageada pelo Festival.
Período de votação online: 26 de outubro a 07 de novembro.

Brasília. Dia 16 de dezembro.
Anfitrião: Roberto Corrêa.
Violeiro convidado: Ricardo Vignini (SP).
Atração nacional: Renato Teixeira (SP).
Nesta ocasião, serão anunciados os prêmios especiais para as diferentes categorias do edital. Período de votação online: 9 a 16 de novembro.

Seminário “Vertentes da Viola no Brasil – tradição e inovação” O projeto Voa Viola realiza um amplo e inédito mapeamento nacional do uso de diferentes tipos de viola. Este cenário poderá ser debatido durante o Seminário em Belo Horizonte (MG) nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Viola na WEB
O site e a rede social Voa Viola (www.voaviola.com.br) converteram-se em importante base de dados para a viola brasileira, congregando admiradores do instrumento e violeiros, que podem inscrever seu perfil com links, arquivos de músicas, vídeos e fotos. Criada há dois meses, a rede conta hoje com mais de 650 perfis que reúnem violeiros, fãs, jornalistas e produtores. “A rede faz com que o violeiro se sinta em casa ao trazer o universo caipira para o meio digital”, celebra Roberto Corrêa.
Possui um mural chamado Prosa Geral, onde os usuários conversam como se estivessem em uma grande varanda coletiva, utilizando termos regionais, discutindo o mito do pacto com o Diabo e, é claro, conversando sobre viola. Os participantes contam ainda com um fórum de discussão onde trocam experiências e idéias. Na Agenda de Eventos da página principal, é possível acompanhar a programação nacional de eventos ligados ao instrumento, atualizada peloOs próprios usuários. O espaço reservado à inserção de músicas já conta com mais de 540 arquivos de áudio à disposição nos perfis dos artistas. São mais de 180 cidades do Brasil conectadas nos atuais 500 vídeos e mais de mil fotos do portal. Esses números mostram que a viola não está desconectada do universo digital e o conteúdo da rede nos mostra que, mais do que um instrumento, a viola carrega valores de identidade e brasilidade.

0 comentários:

LinkWithin