quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MIMO 2010 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Programação - Dia 02 de setembro

DUO MILEWSKI E JORGE ARMANDO -
O casamento de Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer vai além do aspecto pessoal. Profissionalmente, eles formam o Duo Milewski, que na MIMO 2010 fará uma homenagem aos 200 anos do nascimento de Chopin. O violinista polonês e a pianista brasileira se conheceram quando Aleida foi a Varsóvia, aprofundar os conhecimentos que adquiriu no Conservatório de Música de Paraná durante a graduação. Antes de se naturalizar brasileiro e gravar com grandes nomes da MPB, Jerzy graduou-se e fez mestrado na Academia de Música de Varsóvia e foi solista da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia. Ele recebeu do governo polonês a medalha Henryk Wieniawski. Na MIMO, Jerzy e Aleida recebem como convidado especial o violoncelista Jorge Armando.

Uma Noite em 67

Direção: Renato Terra, Ricardo Calil

No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor. Isso é Uma Noite em 67, um convite para viver a final do Festival da Record que mudou os rumos da MPB.


ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA. Regência: Isaac Karabtchevsky

Orquestra Residente da MIMO 2010, a Sinfônica de Barra Mansa vem da pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. Surgiu a partir do bem sucedido projeto ‘Música nas Escolas’, que atende 22 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas da rede municipal de ensino de Barra Mansa. A Orquestra é composta por 105 músicos, todos
entre 18 e 26 anos, que interpretam um vasto repertório, inclusive, apresentando peças de compositores americanos em primeira audição no Brasil. Em 2009, realizou mais de 35 concertos e trabalhou com renomados solistas brasileiros e estrangeiros como Rosana Lamosa, Edna D´Oliveira, Fernando Portari, e os americanos Mark Kosower, primeiro violoncelo da Orquestra de Cleveland e, o maestro Alastair Willis, entre outros. Realizou também a montagem de sua primeira ópera, “Carmen”, de Bizet. A direção artística da OSBM é de Vantoil de Souza e a direção musical é de Guilherme Bernstein. Nome que dispensa apresentações, o paulistano Isaac Karabtchevsky nasceu numa família russa e se tornou a maior referência em regência no Brasil. São incontáveis as suas contribuições para o segmento nos cerca de 40 anos de carreira. É diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.


Workshop de Edição de Som

Palestrante: Virgínia Flores

Editora de som, com aperfeiçoamento no National Film Board do Canadá, Virgínia Flores fez mais de 30 longas, tendo recebido vários prêmios por filmes como “Pequeno Dicionário Amoroso” de Sandra e “Miramar” de Bressane. É professora de montagem e edição de som no curso de cinema da Universidade Gama Filho; montou e coordenou o curso de Edição e Montagem da Escola Darcy Ribeiro até junho de 2006. Defendeu mestrado na Escola de Música da UFRJ com o trabalho “O Cinema, uma arte sonora”. Atualmente faz Doutorado no Instituto de Artes da Unicamp, também com trabalho na área de som

Programação dia 02:
Concerto | DUO MILEWSKI E JORGE ARMANDO - Mosteiro de São Bento (Olinda/ PE) - 10:00hs
Palestra | Workshop | Som no Cinema - Faculdade AESO - 11:00hs
Filme | Uma Noite em 67 - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA. Regência: Isaac Karabtchevsky - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 20:30hs



Programação - Dia 03 de setembro

Workshop | A Música Cinematográfica: Construindo Significados

Palestrante: Felipe Radicetti

Compositor de formação clássica e premiado criador de música para cinema, teatro e produções para comerciais, Felipe Radicetti fez trilhas para vários curtas metragens, é autor da trilha do premiado longa Anjos do Solde Rudi Lageman e do filme “Castro Alves” de Sílvio Tendler. Em 2009 lançou seu 3º CD, SagradoProfano.

A proposta deste Workshop é apresentar os elementos da significação musical e demonstrar os procedimentos inerentes ao método de criação de trilhas sonoras. A relação entre o processo de criação e as exigências da produção musical: O briefing como problema e a criação como solução.


Nasci Para Bailar – João Donato Havana-Rio

Direção: Tetê Moraes

Documentário musical sobre o encontro de duas culturas - Brasil e Cuba - através da participação de João Donato e trio de músicos brasileiros (Robertinho Silva, Luiz Alves, Ricardo Pontes) no 24o. Festival Internacional de Jazz, em Havana, 2008, quando tocaram com renomados músicos cubanos. Materializa um raro momento de diálogo fluente e criativo entre músicos brasileiros e cubanos, através da universalidade da música de João de Donato, dos ritmos caribenhos e do jazz.

Deserto Blues

Direção: Michel Jaffrennou

"Desert Blues, entre a areia e a água", é uma viagem musical guiada mestre das marionetes Yaya Coulibaly no coração do Mali contemporâneo. Entre o real e o imaginário, Michel Jaffrennou coloca m cena um conto musical com três dos grandes atitas malis: Habib Koité, afel Bocoun e o grupo de mulheres touaregues Tartit. Vindo de diferentes grupos étnicos, cada um desses artistas ilustram a influência do Sahara nas tradições musicais dessas pessoas.


Remo Usai – Um Música Para o Cinema

Direção: Bernardo Uzeda

Um pioneiro retrato de Remo Usai, ex-aluno do mestre hollywoodiano Miklos Rosza que se tornou o mais produtivo compositor de trilhas para o cinema brasileiro, incluindo clássicos como “Assalto ao trem pagador” (1962) e “Boca de Ouro” (1963).


Áurea

Direção: Zeca Ferreira

Festa acabada, músicos a pé.


Aitaré da Praia

Direção: Gentil Roiz

Aitaré, um pescador, namora Cora, uma moça da localidade, mas o namoro é reprovado pela mãe da garota. Num dia de tempestade, Aitaré salva um rico coronel e sua filha de um naufrágio. Desencontros amorosos separam o casal, que volta a se reencontrar cinco anos mais tarde, em Recife.


Dzi Croquettes

Direção: Tatiana Issa e Rapahel Alvarez

Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira.

TRIO PUELLI

Uma violinista, uma violoncelista e uma pianista formam o Trio Puelli, que
apresenta canções dos séculos 20 e 21. “Puelli”, em latim, quer dizer “meninas”. É assim, indo de Heitor Villa-Lobos a Astor Piazzolla, que “as meninas” Ana de Oliveira (violino), Ji Shim (violoncelo) e Karin Fernandes (piano) chegam a MIMO 2010. Desde 2008, o grupo explora obras de C. Guerra-Peixe, Marisa Rezende, Edmundo Villani-Cortês e Edson Zampronha. Ana é a primeiro violino do Quarteto de Cordas da UFF e violinista do Trio Ágapa. Doutora em Música pela University of Illinois (EUA), Ji Yon dá aula de violoncelo e música de câmara na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira e da UNESP. Karin tem mais de 21 prêmios e experiência em palcos de países como Portugal, Inglaterra e Argentina.


DUOFEL

Um dos patrimônios da música instrumental brasileira, o Duofel é formado por Luiz Bueno e Fernando Melo. Na brilhante trajetória artística, acumulam mais de 30 anos de carreira, vários prêmios e apresentações de sucesso no Brasil e nos principais festivais da Europa. Em 2001 tocaram ao lado da Orquestra Jazz Sinfônica, interpretando algumas de suas composições orquestrais e foram finalistas do Prêmio VISA de MPB. Em 2002 ganharam novas influências e adicionaram a viola nordestina de 10 cordas e a música eletrônica ao seu repertório. Lançaram em 2010, o disco “Duofel Plays The Beatles”, aonde o lirismo desses dois violonistas vem à tona. A dupla se superou nas releituras de clássicos do quarteto britânico, ganhando da critica especializada inúmeros elogios. A qualidade e a inovação do disco ainda lhes rendeu uma apresentação no Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra, um dos principais locais onde o quarteto roqueiro se apresentava e o mais frequentado pelos fãs da banda. O repertório desse álbum para beatlemaníaco algum colocar defeito, poderá ser ouvido durante a MIMO 2010.

Mario Canonge Trio

Mario Canonge começou a tocar piano na adolescência. Ainda em Fort-de-France, capital da Martinica, sua primeira experiência profissional foi como organista da Eglise Sainte Thérèse. Acompanhou a cantora francesa Nicole Croisille e a diva do jazz americano Dee Dee Bridgewater. Com “Retour aux sources”, em 1992, lançou-se em carreira solo, mostrando ser também um grande compositor. Em 20 anos, gravou cinco álbuns e divulgou pelo mundo a mistura de ritmos como jazz, zouk, biguine, salsa, bolero e reggae. Hoje, é elemento essencial na música caribenha pela intimidade com ritmos tradicionais de países como Haiti, Cuba e das Antilhas Francesas. Na MIMO 2010, será acompanhado por palco dois grandes nomes do jazz: o baixista Linley Marthe e o baterista Chander Sardjoe.

Programação dia 03:
Palestra | Workshop | A Música Cinematográfica: Construindo Significados - Faculdade AESO -11:00hs
Filme | Nasci Para Bailar – João Donato Havana-Rio - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) -17:30hs
Filme | Deserto Blues - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) -17:30hs
Filme | Remo Usai – Um Música Para o Cinema - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | Áurea - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | TRIO PUELLI - Convento de São Francisco (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | Aitaré da Praia - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | DUOFEL - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 19:00hs
Filme | Dzi Croquettes - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 20:00hs
Concerto | MARIO CANONGE TRIO - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 20:30hs



Programação - Dia 04 de setembro

Criação de Trilhas Sonoras

Palestrante: Plínio Profeta

Produtor, músico e DJ, o multi instrumentista Plínio Profeta produziu e mixou mais de 50 discos de artistas como Pedro Luís, Lucas Santtana, O Rappa, Fernanda Abreu, Rodox e Lenine - produziu o disco “Falange Canibal” que ganhou o Grammy Latino.

Compôs a trilha do Filme “Feliz Natal” de Selton Mello, vencedor de vários prêmios de melhor trilha sonora. No momento está compondo a trilha para o novo filme do ator, chamado “O Palhaço. Participou das trilhas dos longas “O Diabo a Quatro” de Alice de Andrade e “Fabio Fabuloso” de Pedro Cezar.

Este painel propõe um debate sobre o processo de criação; com exemplos práticos para discutir a força de um casamento perfeito entre a trilha sonora e o filme.


ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


Composta por 60 instrumentistas, entre alunos e professores dos cursos técnicos e bacharelado da Escola de Música da universidade, a Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, na MIMO 2010. Sob a regência de André Muniz, a orquestra apresentará duas peças a “Suíte em Miniatura”, de Alceu Bocchino e
“Sinfonia em Quatro Movimentos”, do compositor, arranjador, violonista potiguar Danilo Guanais, composta em 2007 em homenagem aos 80 anos do poeta, dramaturgo e criador do movimento armorial. Está peça contará com a participação do Coral Madrigal da UFRN e quatro atores convidados: Caio Padilha, Marco França, Orivaldo Junior e Manu Azevedo. A OSUFRN, atualmente é administrada por músicos de qualidade internacional, como Fábio Presgrave e Amandy Araújo, além do maestro André Muniz. Seu currículo contempla apresentações com renomados músicos como Alexandre Borgomanero e Daniel Guedes e turnê por diversas cidades do Nordeste. O compositor Danilo Guanais criou cerca de 80 peças musicais, realizou 40 arranjos para diferentes grupos vocais e instrumentais e recebeu dez premiações pelo seu trabalho de composição de trilhas sonoras. O regente André Muniz esteve à frente de orquestras de Pernambuco a Montreal.


A maldita

Direção: Tetê Mattos

Em 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, a Maldita, que com irreverência, ousadia e criatividade, rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início a chamada geração Rock 80.


Rock Brasileiro - História em imagens

Direção: Bernardo Palmeiro

O documentário mostra a trajetória do ROCK BRASILEIRO dos anos 50 até os dias de hoje através de depoimentos com personalidades do universo da música.


Música.BR

Direção: Fabiano Passos

O documentário Música.Br mostra a relação da música com a internet no Brasil, através da visão das pessoas que produzem, negociam ou simplesmente consomem música no país.

Procurando Jorge Mautner

Direção: Rodrigo Bittencourt

Desejando fazer um documentário sobre Jorge Mautner, o diretor Rodrigo Bittencourt enfrenta mil obstáculos na tentativa de encontrar seu personagem.


What are you looking for?

Direção: Camila Gonzatto

Ensaio visual sobre Philip Glass, com depoimentos do compositor. O documentário faz parte do projeto Fronteiras do Pensamento.


HELOÍSA FERNANDES TRIO

Nascida em Presidente Prudente, Heloísa Fernandes começou a estudar música aos cinco anos. Formada em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em regência pelo Centro de Estudos Tom Jobim e em composição pela Universidade de São Paulo, montou um repertório focado em interpretações instrumentais e jazzísticas da música popular brasileira. Em 2001, foi uma das cinco finalistas do Prêmio Visa de Música Brasileira. Desde então, vem pesquisando música popular, folclórica e dança, utilizando-as como fontes inspiradoras para suas composições. Seu primeiro disco lançado foi “Fruto”, com composições próprias e clássicos de Pixinguinha e Caetano Veloso. Em 2009, lançou o elogiado “Candeias”, que tem como base para as composições de Heloísa, melodias populares pesquisadas por Mário de Andrade. Na MIMO, apresenta esse precioso trabalho acompanhada de músicos renomados como Zeca Assumpção, no contrabaixo e Ari Colares, na percussão.


LEONARDO ALTINO E ANA LÚCIA ALTINO
Destaques do piano e do violoncelo, Ana Lúcia Altino e Leonardo Altino, mãe e filho, vão se encontrar para um dueto na MIMO. Doutora pela Boston University, Ana Lúcia foi solista de grandes orquestras e hoje coordena o programa Virtuosi, que compreende quatro festivais no Nordeste. Vencedor dos concursos “Jovens Concertistas Brasileiros” e “Internacional de Viña del Mar” (Chile), Leonardo atuou sob a regência dos maestros Isaac Karabtchevsky, Eleazar de Carvalho e Silvio Barbato. Professor da Universidade de Memphis e membro do The Ceruti String Quartet, participou de concertos com as sinfônicas de Boston, Hudson, Flórida, Santiago e Bogotá.


EGBERTO GISMONTI E ORQUESTRA DE SOPROS DA PRO ARTE

Multi-instrumentista consagrado, compositor e arranjador, Egberto é considerado um dos maiores nomes da música brasileira e internacional. Dono de uma vasta obra, focada nos elementos brasileiros, gravou mais de 60 discos ao longo da carreira, a maioria lançados na Europa, Japão e EUA pelo selo alemão ECM Records. Com uma extensa agenda de concertos pelos grandes palcos internacionais, suas aparições no Brasil são consideradas raras. Nas últimas décadas vem se dedicando a composições de peças sinfônicas que freqüentam o repertório de orquestras como a Filarmônica de Tokyo, Orquestra Sinfônica da Lituânia e Petrobras Sinfônica. Na MIMO, apresenta em primeira mão o resultado do disco que acaba de produzir ao lado dos jovens integrantes da Orquestra de Sopros da Pro Arte, do Rio de Janeiro.

Dirigida por Tina Pereira, a estréia da Orquestra de Sopros da Pro Arte aconteceu em 2004 na Sala Cecília Meireles com o espetáculo “A benção, Baden!”. O perfil de uma orquestra de sopros definia-se com rigor técnico e artístico a cada espetáculo. Em abril de 2008 foi lançado um CD pelo selo Rádio MEC, com músicas de Moacir Santos, Radamés Gnattali, Tom Jobim, Baden Powell e Hermeto Pascoal. Depois da morte de Tina Pereira em 2008, Raimundo Nicioli assumiu a direção da Orquestra. Em 2009, a Orquestra apresentou o espetáculo do músico e compositor Luiz Eça e, em 2010, homenageará o compositor Garoto, além de lançar um CD com músicas de Egberto Gismonti no projeto Viva Tina.


O Filho do Sheik

Direção: George Fitzmaurice

Na Argélia, o filho de um sheik se apaixona por uma dançarina, que integra uma trupe de saltimbancos e ladrões, coordenada por seu pai. A moça está prometida a um mouro. O casal se apaixona, mas os bandidos atacam e capturam o rapaz, esperando receber um resgate.


FERNANDO PORTARI, ROSANA LAMOSA E JEAN LOUIS STEUERMAN

O que pode acontecer quando uma soprano e um tenor se tornam duas das mais importantes vozes do Brasil? No caso de Rosana Lamosa e Fernando Portari, houve dois casamentos, um pessoal e um profissional. Filho de um tenor com uma pianista, Fernando é um dos maiores nomes da música lírica no Brasil e nas recentes apresentações realizadas no Teatro Scala, em Milão, foi ovacionado por 4 mil pessoas, pela interpretação dada ao personagem principal da ópera Fausto. Já Rosana Lamosa é uma das mais importantes sopranos brasileiras. É ganhadora dos prêmios APCA e Carlos Gomes. Sua discografia inclui canções com a Osesp e a Nashville Symphony Orchestra. O programa selecionado para a MIMO celebra os 200 anos do nascimento do gênio do romantismo alemão, Robert Schumann e apresenta peças de seu ciclo de canções como Dichterliebe opus 48, composto em 1840, considerada uma das mais importantes obras-primas no gênero musico-literário.

O pianista Jean Louis Steuerman estreou na Orquestra Sinfônica Brasileira aos 14 anos e, ainda jovem, ganhou uma bolsa de estudos do Conservatório de Nápoles. Ficou conhecido na Europa como solista e recitalista depois de conquistar, em 1972, o segundo prêmio na Competição J.S. Bach, em Leipzig. Seu currículo acumula apresentações como solista com a Orquestra Sinfônica de Londres e sua fama de “excelente camerista” chegou também na América do Norte e no Japão. Steuerman tem, entre suas gravações, sonatas para piano solo de Scriabin e concertos para piano de Bach, com a Orquestra de Câmara da Europa. Sua leitura das Bachianas Brasileiras nº3 de Villa-Lobos com a OSESP e Roberto Minczuk foi lançada em 2005.


CHORISSO

Das reuniões informais na Paraíba nasceu o grupo idealizado pelo professor José Augusto Maropo e formado por Renan Rezende (flauta transversa), Lucyane Alves (bandolim), Poty Jr. (cavaquinho), Gutemberg Nóbrega (violão 6 cordas), Vinícius de Lucena (violão 7 cordas) e Carlos Moura (pandeiro). Desde 2007, o Chorisso vem se firmando como um representante do choro no Nordeste. O grupo foi premiado em 2008 pelo projeto Pixinguinha e, atualmente, trabalha na produção de seu primeiro disco. Nos shows, além de interpretar de clássicos do gênero, o grupo também costuma inserir composições próprias no repertório.


Continução

Direção: Rodrigo Pinto

A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhar, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.


SELMER #607 (França)

Se Django Reinhardt fosse vivo, estaria fazendo cem anos e provavelmente ainda tocaria seu violão Selmer #503. A sonoridade do instrumento é semelhante à do Selmer #607, modelo que inspirou Ghali Hadefi, David Gastine, Adrien Moignard, Sébastien Giniaux, Richard Manetti (violões) e Jérémie Arranger (contrabaixo acústico) a montarem um coletivo de jazz manouche, também conhecido como jazz cigano. Com menos de 30 anos e dois discos gravados, esses seis garotos da França já se consagraram por seu virtuosismo. Em seus concertos, fazem releituras de Miles Davis, John Coltrane, Richard Galliano e, claro, Django Reinhardt.


Programação dia 04:
Palestra | Criação de Trilhas Sonoras - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 15:00hs
Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | A Maldita - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 17:30hs
Filme | Rock Brasileiro – História em Imagens - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 17:30hs
Filme | Música.BR - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | Procurando Jorge Mautner - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | What are you looking for? - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | HELOÍSA FERNANDES TRIO - Igreja de Guadalupe (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | LEONARDO ALTINO E ANA LÚCIA ALTINO - Convento de São Francisco (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | EGBERTO GISMONTI E ORQUESTRA DE SOPROS DA PRO ARTE - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Recife/PE) - 18:30hs
Filme | O Filho do Sheik - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | FERNANDO PORTARI, ROSANA LAMOSA E JEAN LOUIS STEUERMAN - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | CHORISSO - Igreja de São Frei Pedro Gonçalves (João Pessoa/PB) - 19:30hs
Filme | Continuação - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 20:00hs
Concerto | SELMER #607 (França) - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 20:30hs
Concerto | DUOFEL - Igreja de São Frei Pedro Gonçalves (João Pessoa/PB) - 21:00hs




Programação - Dia 05 de setembro

Orquestra Sanhauá

A Orquestra Sanhauá estreou em 2008, em João Pessoa (PB), inspirada por orquestras comandadas por Severino Araújo e Moacir Santos e pelas big bands americanas de jazz. A formação da orquestra compreende clarinete, saxofone, trompete, trombone, percussão, bateria, baixo e guitarra. Os músicos são também membros de outros grupos instrumentais paraibanos como o JP Sax, o Quarteto de Trombones da Paraíba, o Sexteto Brassil, a Banda 5 de Agosto, a banda do 15º Regimento de Infantaria, além da Orquestra Sinfônica da Paraíba. No repertório, além de frevos, há também releituras de Moacir Santos, Luiz Gonzaga e Djavan.


Música e Cinema: os caminhos da direção e composição

Palestrante: Walter Lima Junior e Wagner Tiso

Vários filmes dirigidos por Walter Lima Júnior tiveram a trilha sonora composta por Wagner Tiso; numa parceria iniciada em 1982, com o filme Inocência. Este encontro significa uma rara oportunidade de ouvir dois ícones da música e do cinema brasileiro falando sobre seus processos criativos e de suas metodologias de trabalho.



CONJUNTO DE CELLOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

O Conjunto de Cellos da UFRN divulga o instrumento, o repertório para a formação e peças de compositores brasileiros contemporâneos. O grupo é formado por alunos dos cursos técnico, bacharelado e de extensão da EMUFRN, e a formação agrega alunos das mais distantes regiões do Brasil e Argentina. A direção artística é de Fábio Presgrave. Para a apresentação na MIMO, o conjunto terá como convidada a soprano Alzeny Nelo.



Pretinho Babylon

Direção: Cavi Borges e Emílio Domingos

Inspirado no filme clássico jamaicano Rockers, de 1978, Pretinho Babylon é uma espécie de remake carioca deste filme. Trazendo ao universo underground do Rio de Janeiro a atmosfera jamaicana através da música do coletivo Digital Dubs. Utilizando músicos como atores, dublagens e uma estética dos anos 70|80.


Eu, o Vinil e o Resto do Mundo

Direção: Lila Rodrigues e Karina Ades

Maior campeonato de DJs da América Latina, o Hip Hop DJ, que existe desde 1997, mobiliza os sonhos de jovens de todos os cantos de São Paulo, ávidos para construir uma nova vida e uma carreira de sucesso através da música. Os locais onde muitos desses garotos, moradores dos bairros de periferia, exercitam seu estilo e sua arte, fundamentais para se diferenciarem e conquistarem seu público, são as baladas e festas. Exercendo as mais diversas profissões durante o dia para sobreviver, à noite e nos fins de semana eles comandam bailes em que misturam gêneros sem qualquer preconceito, do sertanejo ao pop, do funk à música para ioga. Todas as suas energias estão voltadas para o campeonato, que vai levar seu vencedor para uma disputa entre os melhores do mundo em Londres.


Galo Preto, O Menestrel do Coco

Direção: Wilson Freire

O filme/documentário, Galo Preto, o Menestrel do Coco, do cineasta Wilson Freire, conta a história do senhor Tomaz Aquino Leão, Mestre Galo Preto, que é o último representante vivo da tradição do coco do quilombo de Santa Isabel e da tradição de sua família.


ANTONIO MADUREIRA E SERGIO FERRAZ

Antonio Madureira, o Zoca, vai se encontrar novamente com o violinista Sérgio Ferraz. Juntos, apresentam o concerto que reúne o repertório do recém-lançado disco “Segundo Romançário. Zoca levará seu violão Sugyama para duelar com o instrumento que Ferraz compara à rabeca por ter um timbre grave. Antonio foi um dos fundadores do Quinteto Armorial, que surgiu em 1970 com o Movimento Armorial idealizado pelo escritor Ariano Suassuna. Lá começou a explorar a mistura do erudito com o popular. Antes de apaixonar-se pelo violino e integrar a Orquestra de Câmara, Sérgio Ferraz tocou guitarra. Em 2002, formou o Sonoris Fabrica e passou a tocar com o Quarteto Romançal, grupo de Madureira.


CARLOS MALTA

Compositor, instrumentista, arranjador e professor, Carlos Malta é um dos principais nomes do sopro brasileiro em atividade. Começou a tocar profissionalmente aos 18 anos, e passou 12 acompanhando o mestre Hermeto Pascoal. Outros músicos com quem tocou foram Egberto Gismonti, Pat Metheny, Ernie Watts, Gil Evans e Marcus Miller. É um dos mais requisitados em gravações, tendo tocado em discos de Lenine, Paralamas do Sucesso, Leila Pinheiro, Marcos Suzano, Caetano Veloso e outros. Entre os seus principais projetos artísticos está o Pife Muderno, que faz releitura contemporânea das bandas de pífanos nordestinos.


Os Sete Amores

Direção: Buster Keaton

Rapaz descobre que vai herdar uma fortuna de sete milhões de dólares de seu avô, mas para isso ele deve se casar antes do seu 27º aniversário. O problema é que ele sabe da notícia no dia em que vai completar vinte sete anos. Muitas confusões acontecem enquanto ele se esforça para se casar às pressas e receber o dinheiro.


CRISTINA BRAGA E DADO VILLA-LOBOS

O encontro inusitado entre Cristina Braga e Dado Villa-Lobos na MIMO 2010 vai mostrar que harpa e guitarra têm tudo a ver. A mistura do samba e da bossa nova com o rock são o mote do show que a primeira Harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o guitarrista da extinta banda Legião Urbana apresentam em Olinda e João Pessoa. Cristina Braga já tocou sob a batuta de Mistilav Rostropovich e Silvio Barbato. Sozinha, gravou 14 discos e acompanhou nomes como Nara Leão e Andy Summers. Dado passou a infância e a adolescência em Brasília, onde se envolveu com o punk rock. Íntimo de diversos estilos, o sobrinho-neto do maestro Heitor Villa-Lobos tem um disco solo, além de produções, participações e composições para filmes.


Tom Zé Astronauta Libertado

Direção: Igor Iglesias González

Tem quem ache que Tom Zé é o homem por trás do Tropicalismo, esse movimento que no final do anos 60 revelou o potencial e a voracidade de um Brasil jovem e desejoso de incorporar o mundo à sua arte e vice versa. Tem gente que acha que Tom Zé não formou parte do movimento por que, no fundo, sua forma de ver a arte não cabia dentro de movimento algum. Sua vida reúne tudo o que tem que ter uma biografia interessante: talento, oportunidade, êxito, esquecimento, recolhimento, ostracismo, redescoberta e regresso. Sua obra é melodia e espírito,cosmos e polirritmia, mistura de modos e disciplinas: generosidade e vida.


MCCOY TYNER TRIO (EUA). Convidado especial: Gary Bartz

Considerado um dos melhores pianistas da história do jazz, McCoy Tyner é sinônimo de elegância e sofisticação. Sua marca registrada é o uso magistral dos acordes, principalmente da mão esquerda. Por sua maneira única de tocar, transformou-se num verdadeiro paradigma do instrumento. Sua música combina a estética do modal jazz, hard bop, jazz fusion e jazz livre. Tyner nasceu na Filadélfia e já na adolescência liderava grupos de jazz. Estudou piano de maneira sistemática, influenciado por Thelonious Monk, Art Tatum e seu ídolo Bud Powell. Ainda adolescente, em 1960, transformou-se no braço direito de John Coltrane e sua carreira é, em parte, o legado do saxofonista tenor. Ainda integrante do grupo de Coltrane, gravou o seu primeiro álbum ‘The Real McCoy’, considerado um dos mais importantes do seu tempo. Mesmo após deixar o inesquecível quarteto, seu prestígio continuou crescendo e, desde então, tem trabalhado regularmente em variadas formações: trios, quartetos e big bands. Aos 72 anos, contabiliza uma carreira de 55 anos, cinco Grammys Awards, cerca 80 álbuns editados e a distinção de ‘Jazz Master’, atribuída pela ‘National Endowment for the Arts’, em 2002. No Brasil, a convite da MIMO, Tyner será acompanhado por Gerald Cannon, no baixo, Eric Kamau Gravatt,na bateria e receberá como convidado especialíssimo, o saxofonista americano Gary Bartz.

Gary Bartz tinha 17 anos quando desembarcou em Nova York para estudar. Era o ano de 1958 e o músico não imaginava que muito pouco tempo depois se tornaria uma das maiores referências do saxofone no jazz. Sempre inspirado por John Coltrane, Bartz já acompanhou Miles Davis e fez parte de grupos liderados por Max Roach, Charles Mingus e Art Blakey. Foi um dos primeiros músicos americanos a experimentar a fusão do jazz livre, soul, hard bop e ritmos africanos. Premiado com o Grammy Awards, gravou mais de 30 álbuns solo.


Paraibones

O Paraibones é um conjunto de trombones formado por professores e alunos da UFPB. Surgiu pelas mãos do maestro e trombonista Radegundis Feitosa, um dos mais destacados trombonistas brasileiros e mundiais, integrante de grupos como Sexteto de Trombones da Paraíba, o Quinteto Brassil e o Brazilian Trombone Ensemble, falecido prematuramente em julho de 2010. Com uma formação rara, o Paraibones tem como marca registrada a mescla do erudito com o popular e se define como “um coral de 16 trombones”. O grupo vem se dedicando ao estudo sobre o repertório de compositores brasileiros para o instrumento e também passeia por compositores barrocos como Giovanni Gabrieli. Na MIMO, o Paraibones prestará uma homenagem ao seu mestre e fundador Radegundis Feitosa.



Tom Zé

Um dos mais inquietos artistas da música brasileira, Tom Zé é exemplo de vitalidade e renovação sempre. Experimentalista, foi um dos nomes saídos do movimento Tropicália nos anos 60. Nasceu em 1936 na cidade baiana de Irará. Embora tenha passado a sua infância no sertão baiano, mudou-se na adolescência para Salvador. Freqüentou a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, fundada por Hans-Joachim Koellreuter, compositor alemão pós-modernista. Estudou composição, contraponto, harmonia, piano e violoncelo, multiplicando o seu interesse e o seu conhecimento musical.
Com a orientação teórica de Koellreuter e Ernst Widmer, incorporou à sua música conceitos modernistas. Nos seus arranjos e orquestrações, acrescentou liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, gravadores, teclados e garrafas. Juntou-os a instrumentos convencionais, a partir de um complexo sistema de som construído por ele mesmo. Tom Zé demonstra um vigor inabalável com suas composições altamente sofisticadas, suas experiências musicais que misturam harmonias complexas a ruídos cotidianos e uma forte interação com o público ao longo das apresentações. Mais que um músico, Tom Zé transformou-se em um símbolo da musicalidade brasileira e é, sem dúvida, um de seus mais originais compositores. Na MIMO, além de apresentar o documentário inédito “Tom Zé, Astronauta libertado”, do diretor espanhol Ígor Iglesias González (Festival MIMO de Cinema), faz o show de lançamento do CD/DVD “O Pirulito da Ciência”, onde mostrará ao público uma retrospectiva de importantes composições de sua carreira.

Programação dia 05:
Concerto | ORQUESTRA SANHAUÁ - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 11:30hs
Palestra | Música e Cinema: os caminhos da direção e composição - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 15:00hs
Concerto | CONJUNTO DE CELLOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Igreja da Misericórdia (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | Pretinho Babylon - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | Eu, o Vinil e o Resto do Mundo - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | Galo Preto, O Menestrel do Coco - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | ANTONIO MADUREIRA E SERGIO FERRAZ - Igreja do Rosário dos Homens Pretos (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | DUO MILEWSKI E JORGE ARMANDO - Convento de São Francisco (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | CARLOS MALTA - Capela Dourada (Recife) - 18:30hs
Filme | Os Sete Amores - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | CRISTINA BRAGA E DADO VILLA-LOBOS - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | EGBERTO GISMONTI E ORQUESTRA DE SOPROS DA PRO ARTE - Basílica de N. S. das Neves (João Pessoa/ PB) - 19:30hs
Filme | Tom Zé Astronauta Libertado - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 20:00hs
Concerto | MCCOY TYNER TRIO (EUA). Convidado especial: Gary Bartz - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 20:30hs
Concerto | PARAIBONES - Basílica de N. S. das Neves (João Pessoa/PB) - 21:00hs
Concerto | TOM ZÉ - Praça do Carmo (Olinda/PE) - 22:00hs



Programação - Dia 06 de setembro

O Documentário Musical

Palestrante: Jards Macalé e Marco Abujamra

Marco Abujamra é diretor do documentário JARDS MACALÉ – Um Morcego na Porta Principal. Seu entrevistado e protagonista, inicia o filme questionando o trabalho do diretor e diz que pode processá-lo, dependendo do resultado. Neste encontro, discutiremos o papel dos documentários realizados sobre bandas ou músicos consagrados. As relações de criação musical entre o documentarista e os protagonistas da obra.


Walter Alfaiate, A Elegância do Samba

Direção: Paulo Roscio, Emiliano Leal, Rommel Prata, Vital Filho e Vitor Fraga

A carreira de Walter Alfaiate é resgata, registrando-se a história típica do sambista carioca que só é “descoberto” pelo mídia aos 60 anos, como Nelson Sargento, Cartola, Clementina de Jesus, Ivone Lara e tantos outros. Trechos do show gravado em 2008 no “Lapa 40o” e depoimentos de Sérgio Cabral, Paulinho da Viola, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Aldir Blanc


João do Vale - Muita Gente Desconhece

Direção: Werinton Kermes

A saga do maranhense que tem na arte seu principal refúgio e glória. A história de sua vida, ascensão e declínio como esquecimento de uma nação. Um relato sobre os fenômenos culturais tão ligados à indústria e pouco referentes à qualidade.



Mestre Nado – Um Mundo de Sons

Direção: Lula Queiroga e Marcelo Pinheiro

A vida e a obra de um ceramista que dedicou toda sua vida a extrair sons do barro. O documentário revela o processo de trabalho de Mestre Nado, sua forma absolutamente independente de criar as peças e sua maneira de entender o mundo através dos sons. O filme mostra ainda o cuidado do Mestre com a natureza, na queima dos instrumentos, ao utilizar no forno somente madeira já descartada, e seus ensinamentos sobre o manuseio do barro às crianças carentes do bairro de Caixa d’Água.



Guilherme de Brito

Direção: André Sampaio

Documentário musical: passeio cinematográfico nas memórias e no universo de Guilherme de Brito: poeta, compositor, cantor e artista plástico, um dos maiores nomes da nossa música popular, autor de clássicos como A Flor e o Espinho, Quando Eu te Chamar Saudade dentre tantos outros.


Bip bip

Direção: Thalles Chaves

Documentário sobre o Bip Bip, um bar de 18m² localizado em Copacabana, famosa praia do Rio de Janeiro, onde há décadas acontecem as famosas rodas de samba, chorinho e bossa nova, sempre com os maiores músicos da cidade.


HUGO WOLF QUARTETT (Áustria)


Fundado em 1993, o Hugo Wolf Quartett acumula apresentações nos mais conceituados palcos e festivais de música erudita como o Concertgebouw, de Amsterdã, o Philharmonie, de Berlim e Colônia, o Wigmore Hall, de Londres e Carnegie Hall, de Nova Iorque. Em muito pouco tempo transformou-se em um dos quartetos mais requisitados e vistos de sua geração. Grandes nomes da composição contemporânea lhe dedicaram obras como Zbigniew Bargielski, Friedrich Cerha e Erich Urbanner. Gravaram diversos discos para prestigiados selos Gramola, Atlantis Art e Extraplatte, dedicados às obras de Haydn, Schubert, Dvorak, Ravel e Ligeti. A gravação dos quartetos op. 18/4 e 132, de Beethoven, rendeu ao quarteto o Prêmio ORF-Pasticcio Prize. Outros prêmios incluem o de “Melhor quarteto de cordas na Competição Internacional de Música de Câmara G.B. Viotti”, o “Prêmio Especial da Filarmônica de Viena” e o “Prêmio Europeu de Cultura para Música de Câmara”. A convite da MIMO, fará sua primeira apresentação em Pernambuco.


Kurt Masur – Uma Aventura Musical

Direção: Amit Breuer

O filme Kurt Masur - Uma Aventura Musical (Kurt Masur - Adventures In Listening) é uma viagem documental que revela os eventos emocionais significantes que talharam a vida do grande maestro. Materiais de arquivo de seu passado são intercalados com cenas atuais onde o maestro divide sua persona musical com estudantes de música em todo o mundo. A música não está só intimamente ligada à sua vida; ela torna-se o elo pelo qual ele atrai seus alunos. Suas master classes marcam e mudam para sempre a vida dos jovens músicos. Este documentário aproxima os espectadores desta experiência única.


LEO GANDELMAN E NOVO QUINTETO
Saxofonista, produtor, compositor e arranjador dos mais bem-sucedidos no Brasil e no exterior. Filho de uma pianista clássica e de um maestro, aos 15 anos já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Iniciou sua carreira em 87 inspirando-se principalmente na música brasileira e no jazz, sempre com versatilidade e criatividade, suas marcas registradas. Foi eleito durante 15 anos consecutivos pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil, “o Melhor Instrumentista Brasileiro”. Na MIMO, ele se une ao Novo Quinteto para retomar a formação do quinteto de Radamés Gnattali. O grupo é formado por Marcos Nimrichter (acordeon), Henrique Cazes (guitarra), Omar Cavalheiro (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria) e Maria Teresa Madeira (piano).



CAMERATA ARTE MULHER
Lançada em 2006 pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa), a Orquestra Feminina Camerata Arte Mulher levará à MIMO um repertório variado que inclui músicas eruditas, populares e regionais. Constituída por mulheres, a orquestra mistura instrumentos tradicionais com os usados em manifestações populares: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, sanfona, bandolim, baixo elétrico, zabumba e bateria. A Camerata Arte Mulher costuma marcar presença em projetos da capital da Paraíba, entre eles o “Circuito das Praças” e o “Música do Mundo”.


Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal

Direção: Marco Abujamra e João Pimentel

“Um morcego na porta principal” joga uma luz sobre a trajetória nada linear de Jards Macalé, artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira das últimas quatro décadas. Autor de “Vapor barato”, “Movimento dos barcos”; parceiro principal de Waly Salomão; violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso; ator e autor de trilhas de Nelson Pereira dos Santos; amigo pessoal de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Mas antes de tudo o “maldito” que sonha em ver a palavra amor na bandeira do Brasil.


WAGNER TISO convida Brasil Ensemble, Victor Biglione, Marcio Malard e Orquestra Sinfônica MIMO

Wagner Tiso nasceu em Três Pontas, Minas Gerais. Compositor, maestro, arranjador logo se tornou referência na música contemporânea. Suas criações estão impregnadas de uma vigorosa sonoridade brasileira. A fusão de vários elementos musicais, que estruturam suas composições - do sentimentalismo cigano ao barroquismo mineiro - confere a este magistral músico um caráter raro. É um dos músicos brasileiros mais respeitados no exterior, participando com freqüência de importantes festivais de jazz da Europa como Montreux, Berlim, Montmartre. Suas apresentações fazem parte da agenda das principais salas de concertos na Grécia, Itália, França, Áustria e Alemanha. Nos seus mais de 40 anos de carreira circula tanto no jazz como à frente de uma orquestra sinfônica (como solista e como regente) e na música popular
brasileira. Tocou com duos, trios, quartetos; é um dos mais requisitados arranjadores do país. Tem 30 discos gravados, quase todos lançados também no exterior. Uma de suas mais festejadas atividades é a composição para cinema, teatro e televisão, com vários prêmios nos principais festivais de cinema no Brasil. Há alguns anos se dedica à música sinfônica, compondo suítes e choratas e realizando concertos em diversas cidades do Brasil e da Europa. Coordena também a série MPB/JAZZ com a Orquestra Petrobras Sinfônica e apresentações de solistas da MPB e grandes nomes internacionais. Escolhido como o Compositor Residente da MIMO 2010, Tiso tocará ao lado de Victor Biglione e Marcio Malard, recebendo ainda, o grupo de cellos Brasil Ensemble e a Orquestra MIMO - que este ano ensaiará para acompanhá-lo na Suíte sinfônica “Cenas Brasileiras”.

Guilherme Bernstein é regente e compositor carioca e professor de Regência Orquestral e Regente da Orquestra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). É Diretor Musical da recém-formada Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, projeto criado à semelhança do venezuelano “El sistema”, tem levado esta jovem orquestra a apresentar um repertório desafiador às melhores salas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, vale do rio Paraíba, MIMO e Argentina, e a receber convidados como Peter Marsh, Luiz de Moura Castro, Tina Guo, Lars Hoefs, Eliane Coelho e Alastair Willis.


ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA

Grooves latinos, afro beats e ritmos pernambucanos se misturam nesta Orquestra que é a mais recente prova da vitalidade da música pernambucana. Com arranjos inovadores, formação pouco tradicional e reunindo alguns dos melhores músicos de Pernambuco, a OCO ganhou destaque internacional após a recente turnê pelos EUA. No Lincoln Center, em Nova York, a apresentação teve lotação esgotada. A crítica americana também se rendeu à riqueza experimental do grupo e um dos exemplos do sucesso da turnê americana foi a excelente matéria publicada pelo exigente jornalista Ben Ratliff, crítico musical do New York Times. A Orquestra, que une baixo, guitarra e bateria com flauta, trombone, tuba e outros instrumentos extraídos das orquestras de frevo, foi idealizada pelo percussionista Gilú e reúne ainda Hugo Gila, Tiné, Maciel Salú, Rapha B. e Juliano Holanda em sua formação. Os outros integrantes, do naipe de sopros, vêm do Grêmio Musical Henrique Dias, que reúne músicos formados pela primeira escola profissionalizante de Olinda, que iniciou suas atividades em 1954.


Programação dia 06:
Palestra | O Documentário Musical - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 15:00hs
Concerto | PARAIBONES - Igreja do Monte (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | Walter Alfaiate, A Elegância do Samba - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 17:30hs
Filme | João do Vale - Muita Gente Desconhece - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 17:30hs
Filme | Mestre Nado – Um Mundo de Sons - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | Guilherme de Brito - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Filme | Bip Bip - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | HUGO WOLF QUARTETT (Áustria) - Mosteiro de São Bento (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | MARIO CONONGE TRIO - Basílica da N. S. do Carmo (Recife/PE) - 18:30hs
Filme | Kurt Masur – Uma Aventura Musical - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | LEO GANDELMAN E NOVO QUINTETO - Seminário de Olinda (Olinda/PE) - 19:00hs
Concerto | CAMERATA ARTE MULHER - Convento de São Francisco (João Pessoa/PB) - 19:30hs
Filme | Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 20:00hs
Concerto | WAGNER TISO convida Brasil Ensemble, Victor Biglione, Marcio Malard e Orquestra Sinfônica MIMO - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 20:30hs
Concerto | SELMER #607 (França) - Igreja de São Francisco (João Pessoa/PB) - 21:00hs
Concerto | ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA - Praça do Carmo (Olinda/PE) - 22:00hs



Programação - Dia 07 de setembro

Produção Musical x Produção de Cinema no Nordeste
Palestrante: Fred Zero Quatro, Renato L. e Marcelo Gomes

Em meados de 91, começou a ser articulado em vários pontos do Recife um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo era engendrar um “circuito energético”, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo: uma antena parabólica enfiada na lama. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com muitas bandas. Neste rastro, foram feitos também muitos filmes. Esse debate traz o olhar de três expoentes da cena artística pernambucana sobre os desdobramentos posteriores ao manguebeat, tanto para a música como para o cinema.


MIMO IN CONCERT. Encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra

O concerto mostrará o resultado das oficinas da Etapa Educativa. Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra e a ampliação de repertórios, a MIMO convocou uma equipe de músicos com ampla experiência didática e interpretativa, atuante em diversas formações nas vertentes popular e erudita, para ministrar as cinco oficinas: Nayran Pessanha na Oficina de Cordas Friccionadas; Antonio Augusto e João Luiz Areias na Oficina de Metais; Elione Medeiros na Oficina de Madeiras; André Boxexa, na Oficina de Percussão Sinfônica; Marco César e Adelmo Arcoverde na Oficina de Cordas Dedilhadas. Nesta edição, cada um dos grupos terá a oportunidade de se apresentar neste concerto final especialmente selecionado, mostrando em público os resultados artísticos de seu intenso trabalho.


Loki – Arnaldo Baptista

Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro. Depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, entre outros.


ANA CECÍLIA TAVARES E MARCELO FAGERLANDE


Os cravistas Ana Cecilia Tavares e Marcelo Fagerlande levarão à MIMO 2010, em versão inédita para dois cravos, “A Arte da Fuga”. A última grande composição de Johann Sebastian Bach foi apresentada pelo duo em recitais no Brasil e na Alemanha e entrou para um CD lançado pelo selo Clássicos. Mestre em cravo, Ana Cecilia Tavares especializou-se em Paris e obteve prêmios como o Prix de Virtuosité. No Brasil, assumiu o cargo de professora de cravo no CEP- Escola de Música de Brasília. Graduado em cravo pela Escola Superior de Música de Stuttgart e doutor em Musicologia pela Uni-Rio, Marcelo Fagerlande dá aula na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu currículo acumula a direção de óperas de Monteverdi e Purcell e excursões por países como Estados Unidos e México.


João Gaspar Quarteto


Guitarra, violão, cavaquinho, bandolim, banjo e charango são alguns dos instrumentos que o carioca João Gaspar toca. Sua versatilidade com as cordas o levou a acompanhar Zélia Duncan e Leo Gandelman. Tanto com a cantora quanto com o saxofonista, excursionou pelo Brasil e pelo exterior. Gaspar também conquistou a confiança de Lenine, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Naná Vasconcelos, artistas com os quais gravou e dividiu o palco. Em seu primeiro disco solo, “Camaleão Carioca”, ele explora também sua capacidade de fazer arranjos e escrever canções. São claras as influências de nomes como Egberto Gismonti, Django Reinhardt e George Benson.


ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE, REGÊNCIA;GUILHERME BERNESTEIN. SOLISTA; JEAN LOIUIS STEUERMAN

Fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica do Recife é a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Foi no Teatro de Santa Isabel, a primeira apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife - à época denominada Orquestra Sinfônica de Concertos Populares, sob a regência do seu fundador. Nos últimos tempos, a OSR tem realizado uma média de 32 concertos anuais, divididos em oficiais, especiais, multimídias, populares (ao ar livre) e comunitários (que proporcionam à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades). Buscando promover a inclusão cultural e uma aproximação entre expressões eruditas e populares, a Orquestra ainda faz apresentações didáticas voltada para jovens pertencentes às camadas mais humildes da população. Através de recursos multimídia, o público pode compreender aspectos das obras eruditas, entender a formação de uma orquestra e fazer um passeio pela história da música. O objetivo é formar novas platéias para a música erudita no Recife.
O pianista Jean Louis Steuerman estreou na Orquestra Sinfônica Brasileira aos 14 anos e, ainda jovem, ganhou uma bolsa de estudos do Conservatório de Nápoles. Ficou conhecido na Europa como solista e recitalista depois de conquistar, em 1972, o segundo prêmio na Competição J.S. Bach, em Leipzig. Seu currículo acumula apresentações como solista com a Orquestra Sinfônica de Londres e sua fama de “excelente camerista” chegou também na América do Norte e no Japão. Steuerman tem, entre suas gravações, sonatas para piano solo de Scriabin e concertos para piano de Bach, com a Orquestra de Câmara da Europa. Sua leitura das Bachianas Brasileiras nº3 de Villa-Lobos com a OSESP e Roberto Minczuk foi lançada em 2005.

Guilherme Bernstein é regente e compositor carioca e professor de Regência Orquestral e Regente da Orquestra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). É Diretor Musical da recém-formada Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, projeto criado à semelhança do venezuelano “El sistema”, tem levado esta jovem orquestra a apresentar um repertório desafiador às melhores salas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, vale do rio Paraíba, MIMO e Argentina, e a receber convidados como Peter Marsh, Luiz de Moura Castro, Tina Guo, Lars Hoefs, Eliane Coelho e Alastair Willis.


Mamonas Pra Sempre

Direção: Cláudio Kahns

"Mamonas Pra Sempre" narra a história da banda que em menos de dez meses saiu do anonimato para ser um dos maiores fenômenos da música brasileira. O filme, repleto de material inédito guardado até hoje pela famílias, amigos, fãs e emissora de Tv, e após longa pesquisa, constituiram vasto arquivo de cenas inéditas; desse acervo foram selecionadas criteriosamente as melhores imagens, incluindo cenas do início, quando os cinco meninos ainda ralavam como grupo "Utopia", até cenas de bastidores e gravações dos próprios Mamonas em suas turnês e apresentações. O filme resgata a trajetória do grupo, os desafios vencidos e sua irresistível ascensão. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos, mas, acima de tudo, extremamente criativos, os Mamonas viraram o país de cabeça para baixo enquanto divertiam e uniam as famílias brasileiras. O resultado de tudo isso é um filme único, com memórias envolventes e emocionantes, que até hoje marcam a todos.


MIKE STERN TRIO
Ganhador de seis prêmios Grammy, o guitarrista norte-mericano Mike Stern sempre chamou a atenção por transcender a forma clássica dos estilos musicais. Gravando com nomes como Miles Davis, Jaco Pastorius e Billy Cobham, pôde absorver elementos do rock, do blues, do soul e aprofundou-se mais ainda no ritmo que sempre o inspirou: o jazz. Ecletismo e energia são características de Mike Stern e dos parceiros com quem trabalha. Não é à toa que em seu disco mais recente, “Big Neighborhood”, o músico estadunidense contou com a participação dos guitarristas Steve Vai e Eric Johnson, da baixista e cantora Esperanza Spalding e da baterista Cindy Blackman, entre outros. Na MIMO, ele levará canções como “6th Street”, “Coupe de Ville”, “Bird Blue” e “Long Time Gone”.


Programação dia 07:
Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA. Regentes convidados (Encerramento Curso de Regência). - Igreja da Sé (Olinda/PE) - 11:30hs
Palestra | Produção Musical x Produção de Cinema no Nordeste - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 15:00hs
Concerto | MIMO IN CONCERT. Encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra - Igreja do Monte (Olinda/PE) - 16:30hs
Filme | Loki – Arnaldo Baptista - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 17:30hs
Concerto | ANA CECÍLIA TAVARES E MARCELO FAGERLANDE - Igreja da Misericórdia (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | JOÃO GASPAR QUARTETO - Praça do Carmo (Olinda/PE) - 18:00hs
Concerto | ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE, REGÊNCIA;GUILHERME BERNESTEIN. SOLISTA; JEAN LOIUIS STEUERMAN - Igreja Madre de Deus (Recife/PE) - 18:30hs
Concerto | CRISTINA BRAGA e DADO VILLA-LOBOS - Igreja da Misericórdia (João Pessoa/PB) - 19:30hs
Filme | Mamonas Pra Sempre - Mercado da Ribeira (Olinda/PE) - 20:00hs
Concerto | ORQUESTRA SANHAUÁ - Igreja da Misericórdia (João Pessoa/PB) - 21:00hs
Concerto | MIKE STERN TRIO - Praça do Carmo (Olinda/PE) - 21:30hs

0 comentários:

LinkWithin