sexta-feira, 8 de maio de 2009

PAULO DINIZ

Nascido no interior de Pernambuco, foi para Recife trabalhar como crooner e baterista em casas noturnas. Foi locutor e ator de rádio e televisão, em Pernambuco e no Ceará. Em 1964 foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Rádio Tupi e passou a compor com mais freqüência. Sua primeira gravação saiu em 1966, com a música "O Chorão". Quatro anos depois lançou dois LPs, e em seguida dedicou-se à tarefa de musicalizar poemas de língua portuguesa de autores como Carlos Drummond de Andrade ("E Agora, José?"), Gregório de Matos ("Definição do Amor"), Augusto dos Anjos ("Versos Íntimos"), Jorge de Lima ("Essa Nega Fulô") e Manuel Bandeira ("Vou-me Embora pra Pasárgada"). Suas músicas foram gravadas por Clara Nunes, Emílio Santiago, Simone e outros. Entre seus sucessos destacam-se "Pingos de Amor", gravado por vários intérpretes, "Canoeiro", "Um Chopp pra Distrair", "I Want to Go Back to Bahia" (uma homenagem a Caetano Veloso, então exilado em Londres) e "Quem Tem um Olho É Rei", todas em parceria com Odibar. o MUSICARIA BRASIL deixa aqui disponibilizado os primeiros álbuns desse artista pernambucano para que quem não conhece venha a conhecer um pouco mais sobre a obra desse grande músico.


Paulo Diniz - Brasil, brasa, braseiro (1967)

Faixas:
01 - Brasil,brasa,braseiro
02 - Vou explodir de felicidade
03 - Seria bom
04 - O trevo
05 - Quem desdenha quer comprar
06 - O chorão
07 - Se o mundo pudesse me ouvir
08 - Só que a minha pele é negra
09 - O telegrama
10 - Eu quero ter um tigre em mim
11 - O chorão no dentista
12 - O risonho


Paulo Diniz - Quero voltar pra Bahia (1970)

Faixas:
01 - Piri Piri (Paulo Diniz / Odibar)
02 - Um Chope Pra Distrair (Paulo Diniz / Odibar)
03 - Ninfa Mulata (Paulo Diniz / Odibar)
04 - Quero Voltar Pra Bahia (Paulo Diniz / Odibar)
05 - Felicidade (Lupicínio Rodrigues)
06 - Marginal III (Paulo Diniz / Odibar)
07 - Chutando Pedra (Nenéo)
08 - Chega (Paulo Diniz / Odibar)
09 - Canseira (Paulo Diniz / Odibar)
10 - Ponha Um Arco-íris na Sua Moringa (Paulo Diniz / Odibar)
11 - Me Leva (Nanuk)
12 - Sujeito Chato (Paulo Diniz / Pedrinho)


Paulo Diniz (1971)

Faixas:
01 - O meu amor chorou
02 - Pingos de amor
03 - Canoeiro
04 - Velho solar
05 - Rosa da fonte
06 - Asa branca
07 - Verei verei
08 - Caminhando pelo parque
09 - Metrô
10 - Debandada geral
11 - Viva maria
12 - Canção do meu amor


Paulo Diniz - E agora José?(1972)

Faixas:
01 - Vou-me Embora (Paulo Diniz / Roberto José)
02 - José (Paulo Diniz / Carlos Drummond de Andrade)
03 - Bahia Comigo (Paulo Diniz / Odibar) with Odibar
04 - Gosto Aborrecido (Paulo Diniz / Odibar)
05 - Chora Morena (Tradicional mineiro / Adpt. Paulo Diniz)
06 - Quem Tem Um Olho É Rei (Paulo Diniz / Odibar)
07 - Rasgo Seda à Bessa (Paulo Diniz / Odibar)
08 - Como (Luis Vagner)
09 - Miradouro (Paulo Diniz / Odibar)
10 - Maria Portugal (Paulo Diniz / Odibar)
11 - Pés Descalços (Paulo Diniz / Odibar)



Paulo Diniz (1974)
Faixas:
01 - Pirim Pim Pim
02 - Pedra Do Arpoador
03 - Love Question
04 - Cante Alguma Coisa
05 - Mito Solar Da Morte
06 - São Paulo Demais
07 - Vê Se Pisa No Braseiro
08 - Baião
09 - Balão Colorido
10 - Sem Você No Interior
11 - Chica Bethania
12 - Rena Rendou

3 comentários:

Mauro disse...

Meu querido, seu blog está muito bom, com muita coisa ótima.
Posta os links dos cds do paulo Diniz, por que só tem o nome dos mesmos.

brunonegromonte disse...

Meu estimado Mauro, vivo em busca do link para esses dois álbuns que postei aqui no Musicaria mas ainda não os encontrei... assim que conseguir os postarei.

Abraço!

Gustavo :: ovatsuG disse...

Meu conterrâneo é um gênio. Adoro o seu trabalho.

LinkWithin