quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, anunciou em coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (03), a programação do Carnaval Multicultural 2009. Serão 370 apresentações, da abertura dos festejos, na sexta-feira (20), até a Quarta-feira de Cinzas (25). Participaram do evento, realizado no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, secretários e assessores executivos, músicos e artistas pernambucanos, produtores culturais, vereadores, jornalistas e representantes dos patrocinadores da festa. Na mesma ocasião, também foi entregue a requalificação da sede do Clube das Pás, resultado dos projetos O Fuçador e Turismo na Comunidade, da Secretaria de Turismo. As atrações dos principais pólos de animação foram detalhadas aos presentes pelo coordenador executivo do Carnaval, André Brasileiro.

Pensando na consolidação de um modelo de carnaval de sucesso, implantado na administração do ex-prefeito João Paulo, a atual gestão municipal manteve a qualidade na programação, com foco na descentralização, na democratização e na diversidade cultural de ritmos e estilos musicais. “Nesses 30 dias de gestão fizemos um grande esforço para articular e consolidar o Carnaval Multicultural 2009, que é uma manifestação da nossa identidade cultural, e nos afirma como povo, num resgate da identidade da cidade”, afirmou o prefeito. Segundo João da Costa, “a principal preocupação foi de estruturar um evento importante para o Recife que tem um grande impacto para a economia e turismo da cidade”.

O secretário municipal de Cultura, Renato Lins, também ressaltou o empenho de toda a equipe em consolidar e aprimorar o modelo de Carnaval que englobasse as mais diversas manifestações. “Será uma festa que busca conciliar um modelo de carnaval de palco com o de chão. Mantivemos os pólos descentralizados, contemplando a toda a cidade e desejo a todos uma excelente folia”, disse. Para o secretário de Turismo, Samuel Oliveira, a festa de Momo representa a valorização do talento do nosso povo, onde todos podem participar. “Nosso carnaval é uma grande âncora dos festejos de Pernambuco, e que atrai um grande fluxo de turistas, incrementando a receita e investimentos da cidade”, explicou o gestor.

O Carnaval Multicultural do Recife tem sua abertura oficial na sexta-feira (20), quando o prefeito João da Costa realiza a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e a Rainha do Carnaval, no Marco Zero. Para movimentar toda a cidade durante os festejos, serão 16 pólos oficiais, sendo oito no Centro (Marco Zero, Praça do Arsenal da Marinha, avenida Guararapes, avenida Nossa Senhora do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, Pátio de Santa Cruz e Cais da Alfândega) e oito em comunidades das seis RPAs da cidade (Ibura, Casa Amarela, Várzea, Jardim São Paulo, Chão de Estrelas, Alto José do Pinho, Nova Descoberta e Santo Amaro). Além disso, a Prefeitura do Recife dá apoio a 43 carnavais de bairros, os chamados polinhos. As agremiações que fazem da festa a mais multicultural de todas, têm espaço garantido, além de possuir um pólo todo dedicado a elas e contam com um apoio financeiro da administração municipal para que possam se preparar para os desfiles.
são diversas atrações em 2009 na programação do Recife, como por exemplo:Caetano Veloso, Maria Rita, Miúcha,Mônica Salmaso, Antônio Carlos Nóbrega, Fernanda Abreu, Elba Ramalho, Mano Chao, Silvério Pessoa, Nação Zumbi, Lenine, Leci Brandão, Alceu Valença, Cordel do fogo encantado, Pitty, Geraldo Azevedo,Marina de La Riva, Nina Becker entre outros.
Confira toda a programação do carnaval do Recife no link abaixo:

0 comentários:

LinkWithin