quinta-feira, 19 de junho de 2008

CABOCLO SONHADOR

Sou um caboclo sonhador
Meu senhor, viu?
Não queira mudar meu verso...

É assim que começa a letra mais conhecida desse Pernambucano de Guaraci. Poeta e cantador, que canta não só as agruras como também as belezas que o sertão tem a oferecer, Maciel Melo é o autêntico poeta sertanejo que faz com que nós nos recordemos de poetas comoo Rogaciano Leite e compositores como Zé Dantas, Humberto Teixeira e tantos outros.

Nascido em Iguaraci, no sertão pernambucano, filho de Mestre Louro, músico e consertador de foles de oito baixo, Maciel Melo, aos 16 anos, mudou-se para Petrolina, onde morou durante 16 anos. Em 1986, influenciado pelo som catingueiro de Elomar, Vital Farias, Xangai, Dominguinhos mergulha na música, incorporando a ela toda bagagem que trouxe da pequena Iguaraci. Estreou em disco, no ano seguinte, com um LP,Desafio das léguas,no qual ratificava seu talento de letrista e melodista,mas também escancarava as influências dos artistas citados (Vital Farias, Xangai e Décio Marques participam do disco).
O Quinteto Violado foi o primeiro grande nome da música nordestina a gravar Maciel Melo, uma música chamada Erva-doce,em 1985. Depois do namoro com os sons da caatinga, Maciel Melo descobriu sua vocação de forrozeiro, e provavelmente o mais talentoso e autêntico desde José Marcolino. Em 1992, ele estava com dois grandes sucessos radiofônicos,Que nem vem-vem, na voz de Elba Ramalho, e Caboclo Sonhador,com Flávio José, depois gravado também por Fagner.Aí ele já se sacramentara como um dos grandes nomes da música nordestina,continuamente gravado por diversos intérpretes,de Irah Caldeira, a Xangai ou Alcymar Monteiro.
Hoje é considerado por muitos o mais completo compositor de forró em atividade no Nordeste.



...Se é assim não tem conversa
E meu regresso para o brejo
Diminui a minha reza.
Um coração tão sertanejo
Vejam como anda plangente o meu olhar
Mergulhado nos becos do meu passado
Perdido na imensidão desse lugar...

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Bruno, estou a procura do primeiro trabalho do Maciel Melo - Desafio das Léguas [1990] e acabei chegando no seu blog, o Musicaria Brasil. Mas para infelicidade minha o link encontra-se inválido. Você pode disponibilizá-lo novamente para download?

Abraços,
Nívia

LinkWithin