terça-feira, 13 de maio de 2008

ÂNGELA MARIA - 80 ANOS

Abelim Maria da Cunha, nome verdadeiro de Angela Maria, nasceu no dia 13 de maio de 1928, em Conceição de Macabu, distrito de Macaé-RJ.
"Na Igreja Batista do Bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, em 1950, Abelim Maria da Cunha era a primeira voz no coro. O Reverendo Albertino Coutinho da Cunha, Pastor da Igreja, gostava da voz de sua filha. Todos os seus filhos cantavam durante os cultos religiosos. Mas a voz de Abelim era a mais ouvida. Depois, quase um escândalo na família. Abelim cantando "músicas profanas" em programas de calouros. Ela estava cansada de trabalhar em uma fábrica, inspecionando lâmpadas. Estava cansada do salário baixo - 600 cruzeiros velhos por mês, e ainda de ir para a escola, à noite, lá mesmo no Estácio. Ela queria ser cantora de rádio, fazer sucesso, queria ser Dalva de Oliveira. Ganhava todos os programas de calouros. Mas ninguém queria contratá-la. Era a cópia de Dalva de Oliveira. E isso ela também já não agüentava, estava cansada de ouvir: "Você só ganha prêmios em programas de calouros porque imita Dalva de Oliveira e o público gosta dela. Sinto muito, prefiro o original". Um dia, como nas novelas, Abelim começou a ser Angela, cantora profissional. Foi ser crooner no Dancing Avenida, largou escola, Fábrica, Igreja, deixou tudo para ganhar a "Fortuna" de três mil cruzeiros velhos por mês. E três meses depois Angela Maria esqueceu a letra, saiu do ritmo e, quase chorando, cantou Fuga, um Samba-canção de Renato de Oliveira, no seu primeiro programa como artista exclusiva da Rádio Mayrink Veiga. Teve o prazo de uma semana para criar um repertório próprio e deixar de imitar Dalva de Oliveira. Pensou que ia perder o emprego e todo o dinheiro que ia ganhar: quatro mil cruzeiros velhos por mês. Daí em diante, o sucesso. Músicas que marcavam época. O apelido de Sapoti, dado pelo Presidente Getúlio Vargas. Charuto na boca, sentado no jardim de uma mansão de um milionário carioca, Getúlio olhou para Angela e disse: "Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti". Os tempos passaram. Angela foi ficando esquecida embora tenha sempre mantido o seu público. Mesmo não estando nas paradas de sucesso, sempre foi uma das cantoras que mais venderam e vendem disco no Brasil. Um dia, passei na Rua Major Sertório, em São Paulo. Ouvi uma voz cantando Babalú. Era Angela Maria. Essa música ela é obrigada a cantar porque para alguns é um teste. Querem ver se a voz de Angela mudou. Entrei na boate. Perguntei para Angela por que estava cantando ali. E ela: - Por que? Não canto pra bacana. Bacana não compra disco. No Brasil quem compra disco é o povo. Talvez este seja o segredo de sua popularidade. Uma pesquisa mostrou que Angela é a cantora mais popular do Brasil. E Angela está aí, com todo o poder de sua voz. Agora os bacanas é que procuram para ouvi-la. Apesar de ser chamada de cafona. Mas Angela não liga para isso. Ela sabe que tem voz. E não é mais a da Dalva ou de qualquer outra cantora. É de Angela Maria. E essa voz influenciou muita gente. Uma das vozes mais bonitas do Brasil".

Arthur Laranjeira. Cronista da Folha de São Paulo - Rádio, TV e Discos - Julho de 1971.

Citações:
Personalidades

FRANCISCO ALVES
"Você será, francamente, a mais linda voz do país." Revista o Cruzeiro - 1951

MILTON NASCIMENTO
"Sem as vozes que ele ouviu, quando era aprendiz. Como pode sua voz ser uma Elis? Sem o anjo que escutou a Maria Sapoti. Quando é que seu cantar iria se abrir?" Trechos da música 'A Feminina Voz' -2003

CHICO BUARQUE
"Angela é todas numa só voz"

ELIS REGINA
"Realmente devo ter descoberto que podia ser cantora quando ouvi Angela Maria. Comecei a minha carreira de cantora imitando descaradamente e é com extrema felicidade que confesso isso. Até hoje, em certos momentos das minhas apresentações eu saco na minha voz a voz da Angela Maria. Ela é pra mim a maior cantora que o Brasil já teve." 1980

SÍLVIO DE ABREU
"Me lembro perfeitamente de quando a ouvi pela primeira vez e alguma coisa me fascinou de tal maneira, que a tenho acompanhado até hoje. Às vezes mais perto, outras apenas observando de longe que o seu talento sobrevive a todas as críticas, a todos os modismos."

RICARDO CRAVO ALBIN
"Rainha absoluta de vendagem de disco durante toda a década de 50, Angela Maria enfrentou todas as crises e modismos da MPB durante quatro décadas, saindo ilesa, permanente e renovada. Surpresa para os fãs? Cercar à frente da orquestra e dizer, com a emoção exata, das alegrias e angustias dessa ou daquela canção, vinda do nosso ou de outros continentes."

FERNANDO CÉSAR
"Angela é patrimônio nacional. Quanto à voz e à afinação ela é dessas figuras sem paralelo como Pelé, Dilinger, São Francisco de Assis, cada qual com seu instrumento. O meu ouvido, refúgio alpino de maledicentes jamais ouviu uma dissidência quanto a isso."

HEBE
"...com sua doce, cálida e envolvente voz"
"Angela Maria, a incomparável, a doce intérprete que arrebata com sua voz cálida e sensual, uma das maiores e mais autênticas expressões artísticas do cenário musical brasileiro."

LÚCIO RANGEL
"Angela Maria, que apareceu num dos períodos mais movimentados da nossa música popular, logo despertou a atenção dos ouvintes de todo o Brasil. Cantando músicas de sabor nitidamente popular, com a voz de extraordinária beleza, suas interpretações eram marcadas pelo seu temperamento romântico bem verde-e-amarelo. O timbre de sua voz sabia transmitir todas as nuances que seu temperamento apaixonado exigia para a interpretação dos diversos números de seu repertório."

MARCOS LÁZARO
"Da tímida garota chamada Abelim Maria da Cunha, nascida numa família de crentes, que cantava no coro da Igreja Batista, não resta mais nada: hoje existe Angela Maria, a cantora que o IBOPE consagrou de uma vez por todas a mais popular de todo o Brasil, e contemplando o ano de vitória, foi eleita também pela crítica a melhor, ganhando com isso o prêmio Roquete Pinto que é considerado 'Oscar' brasileiro."


MÍDIA
Estado de Minas, 07/05/1996 - Repórter: Carlos Felipe.

A Mãezona da MPB

"Ela está entre os poucos intérpretes em todo o mundo que já ultrapassaram a marca de mais de 100 discos gravados. No Brasil, só Nelson Gonçalves figurava na lista. No mundo, entre estes centenários estão Elvis Plesley, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Count Basie e Bing Crosby. Para quem conhece Angela Maria, entretanto, isto não causa surpresa. Desde o início da carreira, quando cantava num coro de igreja protestante em Macaé, RJ, onde seu pai era pastor, ela luta com tenacidade para conquistar e manter o seu espaço. Seu timbre vocal espantava e emocionava as pessoas já naquele tempo."

Do LP "Angela Maria uma Voz para Milhões"
"A voz singular, de inconfundível beleza de Angela Maria aí está."


Discografia e Letras

Aqui você vai encontrar um pouco da discografia de Angela Maria.

1ª Fase na RCA Victor:

09/05/1951 - RCA Victor - 800788

Lado A: Sou Feliz - Samba (Augusto Mesquita / Ari Monteiro)
Lado B: Quando Alguém Vai Embora - Samba (Cyro Monteiro / Dias da Cruz)

1951 - RCA Victor - 800805 (1º Sucesso de Angela Maria)

Lado A: Sabes Mentir - Bolero (Othon Russo)
Lado B: Não Tenho Você - Samba-Canção (Paulo Marques / Ari Monteiro)

1951 - RCA Victor - 800847

Lado A: Balança, mas Não Cai - Marcha (Lourival Faissal / Chocolate)
Lado B: Segue - Samba (Paulo Marques / Aylce Chaves)

1951 - RCA Victor - 800854

Lado A: Meu Destino É Sofrer - Samba (Luiz Soberano / Antônio Bichara)
Lado B: Renunciei - Samba (Luiz de França / Cícero Nunes)

1952 - RCA Victor - 800873

Lado A: Eterno Amargor - Samba-Canção (Othon Russo / Paulo Marques)
Lado B: Meu Coração - Samba (Augusto Mesquita / Jayme Florence)

1952 - RCA Victor - 800915

Lado A: Doença de Amor - Toada (Altamiro Carrilho / José Freire)
Lado B: Paciência - Samba (Hélio Nascimento)

1952 - RCA Victor - 800932

Lado A: Nasceu para Mim - Samba (Aylor Chaves)
Lado B: Meu Dono Meu Rei - Samba (Dias da Cruz / Cyro Monteiro)

1952 - RCA Victor - 800954

Lado A: Desejo - Samba-Canção (Othon Russo / Paulo Marques)
Lado B: Recusa - Bolero (Herivelto Martins)

1952 - RCA Victor - 800983

Lado A: Sem Mágoas em Meu Coração - Samba-Canção (José Nunes)
Lado B: Prá que Saber - Choro-Canção (Arlindo Marques Júnior / Roberto Roberti)

1952 - RCA Victor - 800995

Lado A: Mestre da Vila - Samba (Paulo Marques / Othon Russo)
Lado B: Tenha Pena de Mim - Samba (Aldacyr Louro / Anicio Bichara)

1952 - RCA Victor - 801032

Lado A: Prece ao Senhor - Samba (Raimundo Olavo / Augusto Rocha)
Lado B: Matéria Plástica - Marcha (Wilson Batista / Jair Amorin)

1952 - RCA Victor - 801043

Lado A: Marcha do Soluço - Marcha (Waldemar de Abreu / Nássara)
Lado B: O Amor me Pegou - Samba (Ricardo Galeno / Mabel)

1952 - RCA Victor - 801073

Lado A: Presente de Natal - Marcha (Oscar Belandi)
Lado B: Nasceu Jesus - Canção (Hianto de Almeida)

1953 - RCA Victor - 801096

Lado A: Nem Eu - Samba-Canção (Dorival Caymmi)
Lado B: Só Vives prá Lua - Samba-Canção (Othon Russo / Ricardo Galeno)



1ª Fase na Copacabana:

1953 - Copacabana - 5107
Lado A: Sempre Tu - Beguine (Versão de Carlos Mário de Araújo)
Lado B: Fósforo Queimado - Samba-Canção (Paulo Menezes / Milton Legey / Roberto Lamego)

1953 - Copacabana - 5123
Lado A: É Ilusão - Bolero (Bizet - Arranjo de Renato César / Letra de Othon Russo)
Lado B: Orgulho - Samba-Canção (Waldir Rocha / Nelson Wedekind)

1953 - Copacabana - 5170
Lado A: Rua sem Sol - Samba-Canção (Mário Lago / Henrique Gandelman)
Lado B: Vida de Bailarina - Samba-Canção (Américo Seixas / Chocolate)

1954 - Copacabana - 5186
Lado A: Pedaço de Pão - Samba (Paulo Menezes / Milton Legey)
Lado B: Aquele Amor - Samba (Luiz Antônio)

1954 - Copacabana - 5217
Lado A: Foi um Sonho - Samba-Canção (Di Véras / Vero)
Lado B: Encantamento - Fox-Trot (Othon Russo / Nazareno de Brito)

1954 - Copacabana - 5241
Lado A: Só Desejo Você - Samba-Canção (Di Véras / Osmar Campos Filho)
Lado B: Joá - Samba-Canção (Arnaldo Amaral / A. Cordeiro)

1954 - Copacabana - 5290
Lado A: Recusa - Bolero (Herivelto Martins)
Lado B: Estava Escrito - Samba-Canção (Lourival Faissal)

1954 - Copacabana - 5327
Lado A: Rio É Amor - Samba (Bruno Marnet)
Lado B: Acordes que Choram - Samba (Othon Russo / Nazareno de Brito)

1954 - Copacabana - 5351
Lado A: Outros Natais - Samba-Canção (Cláudio Luiz)
Lado B: Não Chore, Linda Criança - Valsa-Canção (Guido Medina / Harri Marques)

1955 - Copacabana - 5358
Lado A: Eu Quero É Suar - Marcha (José Gonçalves / Zilda Gonçalves / Virgínia Belo)
Lado B: Minha Vez Chegou! - Samba (Manoel Pinto / José Batista / Rosa de Oliveira)

1955 - Copacabana - 5374
Lado A: Escuta - Samba-Canção (Ivon Cury)
Lado B: Talvez Seja Você (Sempre Só) - Samba-Canção (Paulo César / Gilberto Panicali)

1955 - Copacabana - 5413
Lado A: Coisas do Passado - Samba-Canção (Renato César / Nazareno de Brito)
Lado B: Caminhos Diversos - Samba-Canção (Haroldo Barbosa / Bidú Reis)

1955 - Copacabana - 5435
Lado A: Lábios de Mel - Toada (Waldir Rocha)
Lado B: Abandono - Samba-Canção (Nazareno de Brito / Betinho / Presyla Barros)

1955 - Copacabana - 5451
Lado A: Adeus Querido - Tango (Eduardo Patané / Floriano Faissal)
Lado B: Esquina da Vida - Samba-Canção (Carolina Cardoso de Menezes / Armando Fernandes)

1956 - Copacabana - 5524
Lado A: Fala Mangueira - Samba (Mirabeau / Milton de Oliveira)
Lado B: Ai, Amor - Samba (Manoel Casanova / Rosa de Oliveira / Arnaldo Passos)

1956 - Copacabana - 5540
Lado A: A Chuva Caiu - Toada (Antônio Carlos Jobim / Luiz Bonfá)
Lado B: Fel - Samba-Canção (Betinho / Heitor Carillo)

1956 - Copacabana - 5554
Lado A: Só Melancolia - Samba-Canção (Pedro Rogério / Lombardi Filho)
Lado B: Amor, Coisa Estranha - Toada (Baby / Amaury Medeiros)

1956 - Copacabana - 5632
Lado A: Fantasma da Felicidade - Samba-Canção (Silvino Neto)
Lado B: Moral da História - Toada (Betinho / Heitor Carillo)

1956 - Copacabana - 5644
Lado A: Alegoria ao Músico - Samba (Cyro Monteiro / Dias da Cruz)
Lado B: Eu Fui Ver - Samba (Ary Barroso)

1957 - Copacabana - 5703
Lado A: Rainha da Cor - Marcha (Milton de Oliveira / Fernando César)
Lado B: Aquela Criatura - Samba (Manoel Casanova / Rosa de Oliveira / Arnaldo Passos)

1957 - Copacabana - 5734
Lado A: Chegou a Escola - Samba (Milton de Oliveira / Vicente Amor / Ruthnaldo)
Lado B: Dominó - Marcha (Lupicínio Rodrigues / David Nasser)

1957 - Copacabana - 5739
Lado A: Parte - Samba-Canção (Betinho / Heitor Carillo)
Lado B: Amigo Ciúme - Samba-Canção (Lupicínio Rodrigues / Onofre Pontes)

1957 - Copacabana - 5807 ou 5817 ?
Lado A: Pretexto - Samba-Canção (Horondino Silva / Augusto Mesquita)
Lado B: Oração Triste - Bolero (Amaury Medeiros / Baby)

1957 - Copacabana - 5846
Lado A: Gênio Ruim - Samba (Edu Rocha / Milton Legey / Sebastião Ramos)
Lado B: Vou Comprar pra Você - Samba (Haroldo Lobo / Milton de Oliveira)

1958 - Copacabana - 5867
Lado A: Voltei - Samba-Canção (Irany de Oliveira / Getúlio Macedo)
Lado B: Apaixonada - Samba (Lourival Faissal)

1958 - Copacabana - 5900
Lado A: João Valentão - Samba-Canção (Dorival Caymmi)
Lado B: Linda-Flor (Ai Ioiô) - Samba-Canção (Henrique Vogeler / Luiz Peixoto / Marques Porto)

1958 - Copacabana - 5931
Lado A: Papai, Mamãe e Eu - Conto infantil (Peterpan)
Lado B: Bicha Coirana - Toada (Luiz Vieira)

1958 - Copacabana - 5951
Lado A: Balada Triste - Samba-Canção (Dalton Vogeler / Esdras Silva)
Lado B: Doutor Batucada - Samba (Jaime Florence / Augusto Mesquita / Manoel da Conceição)

1958 - Copacabana - 5971
Lado A: Rolei - Samba (Paulo Aguiar / Milton Rocha)
Lado B: Eu Hein, Boi! - Marcha (Fausto Guimarães / Otolindo Lopes / Arnô Provenzano)

1958 - Copacabana - 5975
Lado A: Ontem e Hoje - Bolero (Irani de Oliveira / Getúlio Macedo)
Lado B: Tédio - Samba-Canção (Nazareno de Brito / Fernando César)

1958 - Copacabana - 5978
Lado A: Drume Negrita - Afro Cubano (E. Grenet)
Lado B: Deus me Perdoe - Samba-Canção (Augusto Mesquita / Manoel da Conceição)

1958 - Copacabana - 6006
Lado A: Piove - Fox-Balada (Modugno - Verdi)
Lado B: Morena Queimada (Bruno Marnet)

1958 - Copacabana - 6010
Lado A: Mamãe - Valsa (Herivelto Martins / David Nasser)
Lado B: Francisco Alves - Samba Canção (Herivelto Martins / David Nasser)

1959 - Copacabana - 6030
Lado A: Prece à Chuva - Toada (Carlos / Marina Schndt)
Lado B: Quem me Dera Ser a Voz do Vento - Samba Canção (Fernando César / Nívea Borges)

1959 - Copacabana - 6063
Lado A: Oração - Canção Sacra (Joubert de Carvalho)
Lado B: Volta para Mim, Jesus - Marcha-Rancho (Joubert de Carvalho)

1959 - Copacabana - 6068
Lado A: Ave Maria (Somma) - Com os Canarinhos de Petrópolis
Lado B: Panis Angelicus (César Frank)

1959 - Copacabana - 6070
Lado A: O Sono de Dolores - Samba (José Messias) - Com Angela Maria e Mara Silva
Lado B: O Sono de Dolores - Vários cantores: Gilberto Alves, Jairo Aguiar e outros

1959 - Copacabana - 6073
Lado A: La Violetera (José Padilha / Eduardo Montesinos)
Lado B: Cielito Lindo (D.P.)

1959 - Copacabana - 6085
Lado A: Canção Emocional - Beguine (Haroldo Eiras / Waldir Finoti)
Lado B: Faça o que Quiser - Samba-Canção (Luiz Bonfá / Antônio Maria)

1960 - Copacabana - 6091
Lado A: Canção do Desejo - Samba (Jair Amorin / Georges Moran)
Lado B: Quantas Palavras - Samba-Canção (Armando Cavalcante)

1960 - Copacabana - 6103
Lado A: Ingenuamente - Samba (Adelino Moreira)
Lado B: Ironia - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1960 - Copacabana - 6112
Lado A: Sorriso da Mamãe - Valsa (Emanoel Gitany / Rubem Gomes)
Lado B: Mais uma Primavera - Canção de Aniversário (Peterpan)

1960 - Copacabana - 6117
Lado A: Noite Chuvosa - Samba-Canção (Britinho / Fernando César)
Lado B: Outro Amor para Toda Vida - Balada-Rock (Fernando César / Baden Powell)

1960 - Copacabana - 6178
Lado A: Ave Maria (Schubert) - Canarinhos de Petrópolis
Lado B: Ave Maria (Gounod) - Canarinhos de Petrópolis


1ª Fase na Copacabana com Numeração Especial:

1954 - Copacabana - 20019
Lado A: Ave Maria (Congresso Eucarístico de 1954)
Lado B: Panis Angelicus (Cesar Frank - Congresso Eucarístico de 1954)

1956 - Copacabana - 20022
Lado A: Serenata à Virgem Maria - Valsa (David Nasser / Herivelto Martins) - Com João Dias
Lado B: Papai Noel Esqueceu - Toada (David Nasser / Herivelto Martins) - Com João Dias

1956 - Copacabana - 20024
Lado A: Mamãe - Valsa (David Nasser / Herivelto Martins) - Com João Dias
Lado B: Não te Esqueças - Toada (Herivelto Martins / David Nasser / Ary Elliz) - Com João Dias

1956 - Copacabana - 20032
Lado A: Mentindo - Tango (Eduardo Patané / Lourival Faissal)
Lado B: Inspiração - Samba (Bruno Marnet)

1957 - Copacabana - 20036
Lado A: Flor de Madrid - Paso-Doble (Eduardo Patané)
Lado B: Intenção - Bolero-Mambo (Getúlio Macedo / Lourival Faissal)

1957 - Copacabana - 20038
Lado A: Deus te Abençoe, Papai - Valsa (Herivelto Martins / David Nasser) - Com João Dias
Lado B: É Quase Certo - Samba-Canção (Herivelto Martins / David Nasser) - Com João Dias

1957 - Copacabana - 20042
Lado A: Babalú - Motivo Afro-Cubano (Margarita Lecuona)
Lado B: O Samba e o Tango (Chegou a Hora) - Samba (Amado Régis)


Continental:

1961 - Continental - 17848
Lado A: Não Vou Chorar - Samba (Milton Legey / Edu Rocha / Paulo Menezes)
Lado B: A Lua É dos Namorados - Marcha (Armando Cavalcanti / Klécius Caldas)

1961 - Continental - 17876
Lado A: É Sempre a Mamãe (Irany de Oliveira)
Lado B: Mãezinha (Paulo Menezes)

1961 - Continental - 17884
Lado A: A Noiva (Joaquim Pietro - Versão de Fred Jorge)
Lado B: Poema do Coração (Renan França / Vera Falcão)

1961 - Continental - 17964
Lado A: Distância - Samba-Canção (Adelino Moreira)
Lado B: Borrasca - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1961 - Continental - 17995
Lado A: Os Olhinhos do Menino - Toada (Luiz Vieira) - Do Filme "Caminho da Esperança"
Lado B: Meu Amor É um Pão - Samba (Paulo Menezes)

1961 - Continental - 18002
Lado A: Andorinha (Haroldo Lobo / Milton de Oliveira)
Lado B: Força Total (Armando Cavalcanti / Brazinha)

1961 - Continental - 18014
Lado A: Serenata (Schubert - Adaptação de Renê Bittencourt)
Lado B: Luz de Vela - Samba-Canção (Luiz Antônio / Jota júnior)

1961 - Continental - 18018
Lado A: Um Dia Virá (Adaptação de Nazareno de Brito ao Tema de Paganini)
Lado B: Juízo Final (Lúcio Cardim Filho)

1962 - Continental - 18041
Lado A: Quando a Chuva Chegar - Bolero (Fernando César / Britinho)
Lado B: Mais do que Sonhar - Bolero (Tcheikoviski - Adaptação de Fernando César)

1962 - Continental - 78029
Lado A: Lama - Samba-Canção (Paulo Marques / Ailce Chaves)
Lado B: La Boa - Cha Cha Cha (Carlos J. Reys / Felix Reynan)

1962 - Continental - 78158
Lado A: Graças (Gracias) - Bolero (G. Midiguilar / R. G. Velarde / Don Robert)
Lado B: Il Nostro Concerto - Slow (Biridi / Calabrese)


2ª Fase na RCA Victor:
1962 - RCA Victor - 802419
Lado A: Não me Perguntes - Samba-Canção (Adelino Moreira)
Lado B: Odeio-te Meu Amor - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1962 - RCA Victor - 802429
Lado A: Garota Solitária - Cha Cha Cha (Adelino Moreira)
Lado B: Meu Ex-Amor - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1962 - RCA Victor - 802463
Lado A: Em Noite de Luar - Samba-Canção (Ary Barroso / Vinícius de Moraes)
Lado B: Serenata do Assobiador (Martin Bottcher / Miguel Gustavo)

1962 - RCA Victor - 802489
Lado A: Eu Não Disse - Samba (Adelino Moreira)
Lado B: Beijo Roubado - Samba (Adelino Moreira)

1962 - RCA Victor - 802491
Lado A: O Arlequim de Toledo - Valsa (Hubert Giraud / Fernando Barreto)
Lado B: Foi Deus - Beguine (Alber Janes)

1962 - RCA Victor - 802508
Lado A: Benvindo Kennedy - Samba (Klécius Caldas / Ruthnaldo)
Lado B: Jacqueline - Marcha (João Francisco Gonçalves / Vitor Quintero)

1962 - RCA Victor - 802509
Lado A: A Lua É Camarada - Marcha (Armando Cavalcanti / Klécius Caldas)
Lado B: Aprendiz de Feiticeiro - Marcha (Haroldo Lobo / Milton de Oliveira)

1962 - RCA Victor - 802526
Lado A: Eu te Amo - Samba-Canção (Adelino Moreira / Nelson Gonçalves)
Lado B: Preciso de uma Companhia - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1963 - RCA Victor - 802531
Lado A: Mulher e Chita - Cha Cha Cha (Adelino Moreira)
Lado B: Eu Acho Muito Engraçado - Samba-Canção (Adelino Moreira)

1963 - RCA Victor - 802551
Lado A: Maria das Ruas - Samba-Canção (Klécius Caldas / Armando Cavalcanti)
Lado B: O Bilhete - Samba-Canção (Jair Amorim / Evaldo Gouveia)


LPs de 10 Polegadas

- Estes LP's foram produzidos na década de 50.

Isto é Angela Maria - RCA - BBL 3019
Sucessos de Angela Maria Nº 1 - Copacabana - CLP 2005
A Rainha Canta - Angela Maria - Copacabana - CLP 3000
Sucessos de Ontem na Voz de Hoje - Angela Maria - Copacabana - CLP 3008
Sucessos de Angela Maria Nº 2 - Copacabana - CLP 3017
Angela Maria Apresenta - Copacabana - CLP 3035
Sucessos de Angela Maria Nº 3 - Copacabana - CLP 3107


Compacto Simples

1ª Fase na Copacabana:

1954 - Copacabana - 0340
Lado A: Ave Maria no Morro (Herivelto Martins)
Lado B: Terra Seca - Samba-Canção (Ary Barroso)

Continental:

1961 - Continental - 33-200
Lado A: Serenata (Adaptação de René Bittencourt)
Lado B: Luz de Vela - Samba-Canção (Luiz Antônio e Jota Júnior)

2ª Fase na RCA Victor:

1963 - RCA Victor - LC-6007
Lado A: Ai, Mouraria (Frederico Valério e Amadeu do Vale)
Lado B: Foi Deus (Alberto Janes)

1963 - RCA Victor - LC-6051
Lado A: Oh! Meu Senhor (Mogol e Vianelo, versão de Armando Cavalcanti)
Lado B: Rua dos Meus Ciúmes (Frederico Valério, F. Santos e Nélson de Barros)

1964 - RCA Victor - LC-6065
Lado A: Esta Noite Não "Esta Noche" (Fanciulli / G. M. Longo / Hélio Justo)
Lado B: Samba Novo (Durval Ferreira / Newton Chaves)

2ª Fase na Copacabana:

1965 - Copacabana - 0422
Lado A: Lua Cheia - Marcha (Armando Cavalcanti / Klecius Caldas)
Lado B: Rainha de Sabá e Rei Salomão - Marcha (Haroldo Lobo / Milton de Oliveira)

1965 - Copacabana - 0433
Lado A: Falhaste Coração (Versão de Luiz Carlos Gouveia)
Lado B: Boneca (Celso Clovis / Antônio Marcos / Waldemar Soufalle)

1965 - Copacabana - 0468
Lado A: Eu Fui Água (Adelino Moreira)
Lado B: Pequenina... Mas Resolve (Adelino Moreira)

1966 - Copacabana - 0530
Lado A: Cu-cu-rru-cu-cu Paloma (Versão de Carlos Américo)
Lado B: Não Podes me Esquecer (Versão de Armando Quezada)

1966 - Copacabana - 0545
Lado A: Garotas do Rio (Adelino Moreira)
Lado B: Quer Dizer (Adelino Moreira / Celso Castro)

1966 - Copacabana - 0579
Lado A: Cinderela (Adelino Moreira)
Lado B: Longe de Você (Waldir de Azevedo e Iracy Zarur)

1966 - Copacabana - 0611
Lado A: Menina, Quem Foi Seu Mestre - Samba (Erasmo Silva)
Lado B: Boêmio na Calçada - Samba (Rubens Campos e Waldemar Silva)

1967 - Copacabana - 0580
Lado A: Esse Pagode é Brasa "É Uma Brasa... Mora" (Milton de oliveira e Ruthnaldo)
Lado B: Barra Limpa (T. Sampaio, M. Santos e Angela Maria)

1967 - Copacabana - 0619
Lado A: Saveiros (Dori Caymmi e Nelson Motta)
Lado B: Carnaval de Ontem (Dora Lopes, Zairo Marinozo e Mario Ginger)

1968 - Copacabana - 0632
Lado A: Eu Sou Alguém "Yo Soy Aquel" (Versão de Roberta Côrte Real)
Lado B: Janela (Jota Júnior)

1968 - Copacabana - 0679
Lado A: Rancho do Lalá (David Nasser e joão Roberto Kelly)
Lado B: Lua, Sempre Lua (Pedro Paulo de Leoni e César Siqueira)

1968 - Copacabana - 0708
Lado A: Caneca Furada (Dora Lopes, Flora Mattos e Luiz Cunha)
Lado B: Mangueira Fala Mais Alto (T. Sampaio, M. antos e Angela Maria)

1968 - Copacabana - 0738
Lado A: Lá Lá Lá (De La Caiva R. Araizo)
Lado B: Teus Olhos (João Roberto Kelly e Augusto Melo Pinto)

1968 - Copacabana - 0748
Lado A: Você Não Nasceu pra Mim (Nelson Ned)
Lado B: Eu "I - Who Have Nothing" (Donida / Mogol / Leiber / Stoller / Versão de Romeu Nunes)

1968 - Copacabana - 0788
Lado A: A Mulata na Passeata - Marcha (João Roberto Kelly e Angela Maria)
Lado B: Chê, Chê, Chê - Marcha (João Roberto Kelly e Angela Maria)

1968 - Copacabana - 0790
Lado A: Sayonara, Sayonara (Versão de Flávia Queiroz Lima)
Lado B: Murmura O Mar (Versão de Flávia Queiroz Lima)

1968 - Copacabana - 0801
Lado A: Só Nós Dois (Joaquim Pimentel)
Lado B: Vou para Nunca Mais Voltar (Adilson Adriano)

1969 - Copacabana - 0819
Lado A: Você Sabia Amor (Roberto Rei)
Lado B: Ali na Rua Mesmo Tive que Chorar (Nélson Ned)

1970 - Copacabana - 0854
Lado A: A Gente Resolve Depois (João Roberto Kelly e Angela Maria)
Lado B: Quero Morrer de Catapora (Elzo Augusto e Angela Maria)

1970 - Copacabana - 0888
Lado A: Outra Noite (Versão de L. Lobato)
Lado B: Os Argonautas (Caetano Veloso)

1970 - Copacabana - 0919
Lado A: Cara de Gata (Elzo Augusto e João Roberto Kelly)
Lado B: Esta Noite é Nossa (Ruthnaldo e Klécius Caldas)

1970 - Copacabana - 0922
Lado A: Brasil, Eu Adoro Você (Guerra Peixe e sua orquestra)
Lado B: Brasil, Eu Adoro Você (Guerra Peixe e sua orquestra)

1971 - Copacabana - 1030
Lado A: A Bíblia (Nélson Ned)
Lado B: É Sempre Assim (Adelino Moreira)

1971 - Copacabana - 1053
Lado A: Casamento da Zezé (Elzo Augusto e Angela Maria)
Lado B: É Tempo de Brincar (Adelino Moreira e Celso Castro)

1972 - Copacabana - 1076
Lado A: Moça Branca da Favela (Jorge Costa)
Lado B: Rio, Capital do Amor (Edison Borges e Tité)

1972 - Copacabana - 1111
Lado A: Eu Sou da Terra do Pelé (Olten Ayres e Cláudio de Barros)
Lado B: Rancho da Verdade "Canção Cor-de-rosa do Amor"(Elzo Augusto)

1972 - Copacabana - 1139
Lado A: Olerê Camará (Norival Reis e Joel Menezes)
Lado B: Amor com Flores (Monsueto Menezes)

1973 - Copacabana/Vitale - V-CS-015
Lado A: Falou Naná - Samba (Jorge Costa e Gentil Castro)
Lado B: É Bebé... - Marcha (Ruthnaldo e Milton de Oliveira)

1973 - Copacabana - 1152
Lado A: Amor que Não Presta Não Serve pra Mim (Anastácia)
Lado B: Atrás da Porta (Chico Buarque de Hollanda e Francis Hime)

1974 - Copacabana - 1419
Lado A: A Noite e a Despedida (Beto Scala e José Ribamar)
Lado B: Eu Vivo por Estar Contigo (Versão de Kátia Maria)

1975 - Copacabana - 1521
Lado A: Tango pra Tereza (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
Lado B: Depois do Amor (Benito Di Paula)

1975 - Copacabana - 1574
Lado A: Nota Dez (Evaldo Gouveia)
Lado B: Prá que Ficar (Jorge Costa e Homero Ferreira)

1977 - Copacabana - 1599
Lado A: Moça Bonita (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
Lado B: Vá, mas Volte (Wando)

1977 - Copacabana - 1642
Lado A: Canto Paraguaio (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)
Lado B: Nosso Amor, Nossa Paz (Jair Amorim e Evaldo Gouveia)

EMI/ODEON:
1983 - EMI/ODEON - 31C006420302
Lado A: Horizontes (Antônio Marcos e Mário Marcos)
Lado B: Não Haverá Mais Uma Vez (Michael Sullivan e Paulo Massadas)


Discografia Normal
(LP's de 12 polegadas e/ou CD's)
Quando os Maestros se Encontram com Angela Maria - 1957 - Copacabana - CLP 11004 (Disponível em CD)
Quando os Astros se Encontram - Angela Maria/Waldir Calmon - 1958 - Copacabana - CLP 11021 (Disponível em CD)
Para Você Ouvir e Dançar - Angela Maria - 1958 - Copacabana - CLP 11025 (Disponível em CD)
Angela Maria com Orquestra - 1959 - Copacabana - CLP 11044 (Disponível em CD)
Angela Maria Canta Sucessos de David Nasser - 1959 - Copacabana - CLP 11094 (Disponível em CD)
Angela Maria Apresenta Fernando César e Seus Amigos - 1960 - Copacabana - CLP 11125 (Disponível em CD)
Angela Maria Uma Voz para Milhões - Quando a Noite Vem - 1961 - Continental - SLP 7001 (Disponível em CD)
Angela Maria - Não Tenho Você - 1961 - Continental - LPP 3179 (Disponível em CD)
Incomparável Angela Maria - 1962 - RCA Victor - BBL 1171 (Disponível em CD)
Angela Maria Canta para o Mundo - Volume 1 - 1962 - RCA Victor - BBL 1202 (Disponível em CD)
Angela Maria Canta para o Mundo - Volume 2 - 1963 - RCA Victor - BBL 1226 (Disponível em CD)
Presença de Angela Maria - 1963 - RCA - BBL-1248
Angela, a Maior Maria - 1964 - RCA - BBL 1286
Boneca - Angela Maria - 1965 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - COELP 40427 (Disponível em CD)
Angela Maria Interpreta Boleros - Com os Guaranis - 1966 - Beverly/ABW - BLP 81555 (Disponível em CD)
A Brasileiríssima Angela Maria - 1966 - Beverly/ABW - BLP 81556
O Samba Vem Lá de Cima - Angela Maria - 1967 - Copacabana - CLP 11490
Meu Amor é Uma Canção - 1967 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - CLP 11501
Angela Maria - A Grande Mentira (Tema da novela do mesmo nome) - 1968 - Copacabana - CLP 11548
Angela em Tempo Jovem - 1969 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - CLP 11572
Angela de Todos os Temas - 1970 - Copacabana - CLP 11600
Angela (Primeira música: Meu Tolo Coração) - 1971 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - CLP 11634
Angela Maria UA Latino - 1971 - United Artists Records - Gravado nos E.U.A. (Cantado em espanhol)
Angela (Primeira música: Guitarra, Toque Mais Baixo) - 1972 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - SOLP 40433
Angela (Primeira música: Tango pra Tereza) - 1975 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - COELP 40847 (Disponível em CD)
Angela Maria & Nelson Gonçalves - Um Show Histórico - CD Duplo Ao Vivo - 1975 - Digital Records - ASIN: 7896982588024 (Disponível APENAS em CD Duplo - Lançado em 2003)
Angela Maria (Primeira música: Canto Paraguaio) - 1977 - Som Indústria e Comércio S/A (Discos Copacabana) - COELP 40848 (Disponível em CD)
Os Mais Famosos Fados - 1977 - Beverly/ABW - BLP 81563 (Disponível em CD)
Os Mais Famosos Tangos - 1977 - Beverly/ABW - BLP 81564 (Disponível em CD)
Com Amor e Carinho - Angela Maria - 1978 - EMI/ODEON - 31C 062 421092
Angela & Timóteo Juntos - 1979 - EMI/ODEON - 31C 062 421157
Angela & Timóteo Juntos - 1979 - EMI/ODEON - 31C 062 421161
Apenas Mulher (Lançamento Histórico - 100o. LP de Angela Maria) - 1980 - EMI/ODEON - 31C 062 421192 (Disponível em CD)
Angela Maria - Estrela da Canção - 1981 - EMI/ODEON - 31C 062 421231 (Disponível em CD)
Angela e Cauby - 1982 - EMI/ODEON - 31C 062 421239 (Disponível em CD)
Sempre Angela - 1983 - EMI/ODEON - 31C 062 421256 (Disponível em CD)
Angela Maria (Primeira música: Velhos tempos) - 1985 - RGE - 303.6030 (Disponível em CD Duplo)
Angela Maria (Primeira música: Arrogância) - 1987 - RGE - 303.6065 (Disponível em CD Duplo)
Angela e Cauby ao Vivo no Imperator - 1992 - BMG - Ariola/RCA (Disponível em CD)
Angela Maria - Amigos - 1996 - Columbia - Sony Music - 237.106/1-479228 (Disponível em CD)
Angela Maria pela saudade que me invade - Um Tributo à Dalva de Oliveira - 1997 - Columbia - Sony Music - 758.359/2-488336 (Somente em CD)
Angela & Agnaldo - Sucesso Sempre! - 1999 - Columbia/Sony - CD 789.190/2-492325 (Somente CD)
Angela Maria - Disco de Ouro - 2003 - Lua Discos - MDC nº do CD AA0010000 (Somente CD)
Angela Maria & Nelson Gonçalves - Um Show Histórico - CD Duplo Ao Vivo - 2003 - Digital Records - ASIN: 7896982588024 (Disponível APENAS em CD Duplo - Gravado em 1975)

Obs: Ainda ficaram de fora inúmeros discos que fazem parte dessa carreira agraciada pelo sucesso.

0 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...