segunda-feira, 19 de maio de 2008

BANDA MANTIQUEIRA - PARTE 2

Integrantes:

NAILOR AZEVEDO (PROVETA)(sax-alto, sax-soprano, clarinete, arranjos e composições)
Pode-se dizer, sem medo de errar, que PROVETA ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil.
Aprendeu as notas musicais, antes das letras do alfabeto. De calça-curta, aos 6 anos de idade, tocava clarinete na banda da sua cidade natal – Leme-SP. Passou depois a tocar em bailes no conjunto liderado por seu pai o tecladista e acordeonista Geraldo Azevedo e em outros grupos musicais da região.Mudou-se para São Paulo e, aos dezesseis anos de idade, já integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil.
Foi convidado para acompanhar os principais artistas do Brasil – Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, Jane Duboc, Joyce,César Camargo Mariano,Maurício Carrilho, Yamandú Costa, etc. e também artistas internacionais como, Joe Wiiliams, Anita O’Day, Bobby Short, Benny Carter, Natalie Cole, Ray Conniff, Sadao Watanabe, entre outros.
Atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador, tendo participado de centenas de gravações dos mais importantes artistas brasileiros.

EDSON ALVES(baixo-elétrico, violão, arranjos e composições)
No violão, seu pai, Jucy Alves, foi o primeiro professor. Completou seus estudos musicais no Conservatório Musical Villa-Lobos.
Assumiu a carreira musical profissionalmente e, desde então, tem atuado junto aos mais importantes estúdios como arranjador, compositor e instrumentista. Tem, também, participado de vários shows com artistas nacionais e internacionais, entre eles: Burt Bacharat, Ray Conniff, Shirley Bassey, Chico Buarque, Simone, Rolando Boldrin, João Gilberto, Cartola, Dominguinhos e Antônio Nóbrega.
Gravou três discos instrumentais com arranjos de clássicos da MPB e composições próprias: “Meu Violão Brasileiro”, “Preamar” e “Rádio”, este último lançado recentemente na Europa.
Faz arranjos e orquestrações para diversos artistas e conjuntos, atua no ramo publicitário compondo e fazendo arranjos para trilhas e “jingles”. Desenvolve também intensas atividades pedagógicas.

LUIZ CARLOS XAVIER COELHO PINTO (GUELLO)(percussão)
GUELLO é um dos mais destacados e requisitados percussionistas brasileiros. No início dos anos 80, foi membro fundador do Grupo Livre Percussão. Há mais de duas décadas, vem integrando os mais importantes grupos musicais brasileiros,Banda Mexe com Tudo, Orquestra Popular de Câmara,a banda de cantora Mônica Salmaso, Trio Bonsai, Trio de Toninho Ferraguti, Grupo Sossega Leão, BANDA MANTIQUEIRA, entre outros.
Gravou com a cantora Zizi Possi o CD “Valsa Brasileira” que ganhou o prêmio de melhor disco de 1994 e fez turnê pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Com a cantora Joyce, gravou, em 1998, o CD “Astronauta” que contou também com a participação de renomados músicos como, Romero Lubambo, Joe Lovano, Dori Caymmi, Mulgrew Miller, Tutty Moreno, entre outros.

WALMIR DE ALMEIDA GIL(trompete e flugelhorn)
Bacharel em trompete pela Mozarteum Paulista, WALMIR GIL começou a tocar trompa, aos 10 anos de idade, na banda de música Lira Musical Pedro Salgado, em São Paulo, da qual era regente o seu avô Capitão PM Sebastião Gil. Na mesma banda, mudou de instrumento e passou para o trompete. Percorreu o caminho que a grande maioria dos músicos percorre: tocando em bailes, casas noturnas e acompanhando artistas.
É um dos mais notáveis trompetistas brasileiros.Integrou bandas de consagrados artistas, entre elas a da cantora Ângela Maria, Djavan, Guinga, Gal Costa, César Camargo Mariano, Simone, Fafá de Belém, etc. E também acompanhou artistas internacionais como Anita O’Day, Bobby Short, Natalie Cole, Sadao Watanabe, Benny Carter,entre outros.
Participa muito freqüentemente de gravações em estúdios.

JOSÉ FRANCISCO DE LIMA (FRANÇOIS DE LIMA)(trombone de válvulas)
Começou a tocar com 10 anos de idade, na Banda Mirim de Rudge Ramos, na região do ABC Paulista. Na juventude, integrou bandas de baile e veio a profissionalizar-se tocando em casas noturnas e clubes.
Junto com Proveta e Walmir Gil, formou o Sambop Brass, grupo instrumental que fez bastante sucesso no meio musical paulistano e que é, na verdade, o embrião da BANDA MANTIQUEIRA.
Formou também seu grupo – FRANÇOIS e BANDA – e com ele realizou apresentações nas unidades do SESC de São Paulo e também no Chile e Uruguai.Integrou, ainda, bandas de renomados músicos brasileiros como, Djavan, Gal Costa, Fafá de Belém, Flora Purim, entre outros.
É sempre chamado para participar de gravações nos melhores estúdios do Brasil.
É o primeiro trombone da BANDA MANTIQUEIRA, muito elogiado pela criatividade dos seus improvisos e pelo suíngue da sua interpretação.

JARBAS ALVES BARBOSA JUNIOR (guitarra elétrica)
JARBAS BARBOSA iniciou seus estudos de violão com o professor Gilberto Varella. Após 3 anos, estudou violão clássico com o professor Henrique Pinto e, no CLAM, com o professor José Pires Neto, estudou guitarra durante 6 meses.
Fez aperfeiçoamento em análise harmônica, harmonização em bloco, arranjo e análise estrutural com os professores Cláudio Leal Ferreira, Roberto Sion e José Máximo Sanches.
Foi integrante da banda PÉ ANTE PÉ, com a qual gravou 2 discos e participou do Festival de Jazz de Brasília. Com a banda ZONAZUL, participou do Festival de Jazz do Rio de Janeiro, tocando ao lado de George Benson.
Já dividiu o palco com renomados artistas brasileiros, entre eles: Alceu Valença, Altamiro Carrilho, Raul de Souza, Johnny Alf, Guinga, Gal Costa, Moacir Santos, Hermeto Pascoal, João Bosco, etc.

ODÉSIO JERICÓ DA SILVA (trompete e flugelhorn)
JERÍCO nasceu na cidade de Petrolina-PE, na divisa com o estado da Bahia. Sua formação musical vem das bandas e orquestras de frevo de Pernambuco. Em 1959, veio para São Paulo aonde deu impulso à sua carreira profissional.
Notável solista e improvisador, integrou o que havia de melhor nas bandas e orquestras de São Paulo – Osmar Milani, Carlos Piper, Sylvio Mazzucca, Nelson Ayres, Élcio Álvares, Hector Costita - nas décadas de 60 e 70. Tocou, também, com importantes artistas internacionais como Sammy Davis Jr, Les Elgart, Earl Hines, Nico Fidenco, Julio Iglesias, entre outros.
Durante 28 anos, fez parte da orquestra da SBT – Sistema Brasileiro de Televisão e participa de gravações em estúdios.

UBALDO VERSOLATO(sax barítono, flauta e píccolo)
Iniciou seus estudos musicais em 1968,na Banda Mirim Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, sua cidade natal. Profissionalizou-se em 1979, tocando em bandas de música, conjuntos de baile, orquestras de dança, shows com renomados artistas nacionais e internacionais, tais como Tom Jobim, Roberto Carlos, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Paulinho da Viola, Nana Caymmi,Leila Pinheiro, Sivuca, Milton Nascimento, Les Elgart, Ray Conniff e muitos outros.
Sua carreira registra participação em centena de gravações de cantores dos mais variados gêneros e em grupos de música instrumental, além de trilhas publicitárias e de cinema.
Desde 1990, faz parte da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e, desde 1997, da BANDA MANTIQUEIRA.
Caracteriza-se por sua versatilidade, tocando do sax barítono ao píccolo, passando pelo sax soprano, alto e tenor e, ainda, flauta e clarinete.

VALDIR JOSÉ FERREIRA (trombone de vara)
Iniciou seus estudos do instrumento, em 1975, numa banda de música de São Bernardo do Campo-SP, com o professor Romilso Curvelo da Silva. Em 1980, entrou na Escola Municipal de Música de São Paulo e teve como professores Gasparo Pagliuso, Gilberto Gagliardi, Naomi Munakata e Osvaldo Lacerda.Nessa época, começou sua carreira profissional e passou a integrar importantes grupos musicais como a Banda Savana, o LF Combo, do pianista Laércio de Freitas e acompanhar renomados artistas como Milton Nascimento, Natalie Cole, Ivan Lins, Caetano Veloso e outros. Tem, ainda, intensa atividade nos estúdios de gravação.
Participa da BANDA MANTIQUEIRA desde a sua formação e também é professor de trombone na Fundação das Artes de São Caetano do Sul.

WESLEY IZAR (LELO)(bateria)
Começou a tocar profissionalmente, aos 14 anos de idade, em bandas que se apresentavam pelo interior do estado de São Paulo. Aos 17 anos, concorreu a uma bolsa de estudo pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e obteve o 1º lugar. Cursou em São Paulo a CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), aonde, depois, passou a lecionar.
Sua carreira profissional registra participações em grupos das mais diversas formações – LF Combo, do pianista e Maestro Laércio de Freitas, Hector Costita Banda, Banda do Maestro Nelson Ayres, Banda Savana do Maestro Branco, e bandas de apoio de artistas como Cauby Peixoto, Milton Nascimento, Johnny Alf, Martinho da Vila, Beth Carvalho, entre outros. Em 1985,fez temporada de 6 meses no Japão, com seu trio de música brasileira.Lidera o grupo Lelo Izar Quinteto, com apresentações regulares nas melhores casas de jazz de São Paulo.
É o baterista da BANDA MANTIQUEIRA, desde a sua formação.

FREDERICO PENTEADO NETO (FRED PRINCE)(percussão)
Começou tocando tamborim em grupos de samba do seu bairro paulistano, Casa Verde. Depois, integrou inúmeras bandas de apoio de uma gama variada de artistas – Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Velha Guarda da Portela, Língua de Trapo, Baden Powell, Trio Mocotó, Originais do Samba, etc.
Participou das gravações dos depoimentos de Braguinha, Paulinho da Viola e Marçal, para o programa Ensaio, do jornalista Fernando Faro, da TV Cultura de São Paulo.
Durante 5 anos, fez parte da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.
Grava com muita freqüência nos principais estúdios de gravação de São Paulo.

VINICIUS ASSUMPÇÃO DORIN(sax-tenor e flauta)strong>Vinicius Dorin é também integrante do grupo do Hermeto Pascoal, tendo realizado vários concertos no Brasil e no exterior.
Está preparando a gravação do primeiro CD do seu grupo, com o qual vem apresentando-se desde 2000. Nesse CD, as músicas são todas de sua autoria.
É presença constante nos estúdios de gravação. Seus últimos trabalhos incluem CDs gravados com Hermeto Pascoal, o baterista Nenê, Arismar do Espírito Santo, Fernando Corrêa, entre outros.
Como professor, deu aulas no CLAM, no Conservatório de Tatuí e na Oficina do Bove em São Paulo. Freqüentemente é convidado para realizar workshops e ministrar cursos nos principais festivais de música como os de Ouro Preto, Campos do Jordão, Tatuí, Itajaí, Londrina, etc.
Vinicius é, ainda, excelente pianista.

CARLOS ANTÔNIO MALAQUIAS(sax-tenor e flauta)
Cacá Malaquias começou a aprender música aos 8 anos de idade tocando clarinete na banda de música de Carnaíba, em Pernambuco, sua cidade natal. Banda que era dirigida por seu pai – o professor de música, tocador de tuba e violão, seresteiro, compositor e arranjador Petronilo Malaquias.
Aos 10 anos, passou a tocar sax alto e, por um período de 10 anos, participou de várias formações musicais tocando forró pé-de-serra com os sanfoneiros da região do Pajeú. Em 1978, mudou-se para São Paulo e teve a oportunidade de relacionar-se com importantes músicos, como o baixista Pedro Ivo, o Maestro Branco, Walmir Gil, Proveta, Roberto Sion, Guilherme Vergueiro, Nico Assumpção, entre outros.
Como instrumentista, participou de inúmeras gravações em trabalhos de variados artistas nacionais e internacionais como Raul Seixas, Leila Pinheiro, Leandro e Leonardo, Trio Mocotó,Ray Conniff, Natalie Cole, Julio Iglesias e de avançados movimentos musicais como o Lira Paulistana, a banda JAZZCO e festivais como o MPB SHELL da Rede Globo.
Fez curso de aperfeiçoamento musical com Cláudio Leal Ferreira e Armando Ferrante.

NAHOR GOMES OLIVEIRA(trompete e flugelhorn)
Nahor Gomes começou sua carreira em 1977 na cidade de Itu (SP). Em 1982, mudou-se para São Paulo e ingressou no grupo Placa Luminosa. A partir daí, sua carreira registra trabalhos com vários renomados artistas nacionais e internacionais, entre os quais pode-se citar Roberto Carlos, Armando Manzzanero, Daniela Mercury, Rita Lee, Elba Ramalho, Caetano Veloso, João Donato, César Camargo Mariano, etc.
Foi primeiro trompete da banda do 150 Night Club e da banda da boite Gallery – templos da boa música de São Paulo. Além de primeiro trompete da BANDA MANTIQUEIRA, é o primeiro trompete da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.
Atua intensamente nos estúdios de gravação, tendo participado de inúmeros trabalhos com os mais variados artistas do Brasil.

0 comentários:

LinkWithin